Autor Tópico: Posição de flash em estúdio pequeno  (Lida 3483 vezes)

ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Online: 09 de Fevereiro de 2011, 14:14:49
Boa tarde,

Estou montando um pequeno estúdio para fotografia de crianças e gestantes e gostaria da opinião dos colegas sobre como é a melhor forma para posicionamento dos flashs

Hoje tenho 3 flashs de 160W da Atek, 2 com sombrinhas e tripé e 1 com tripé pequeno para luz de fundo.

Vi uma sessão de fotos ontem onde a fotógrafa usava apenas um flash na frente e um rebatedor retangular grande do outro lado e um flash para luz de fundo.

Gostaria de saber se preciso usar 2 flash para iluminação fronta e um de fundo ou se um flash na frente, com um rebatedor lateral é suficiente, desta forma poderia comprar um softbox e usar meu terceiro flash para iluminação de cabelos.

Grato a quem puder me ajudar!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2011, 14:15:41 por ffkammer »
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 16:16:27
Olá.
Tudo isso depende do resultado que vc quer das fotos.
A posição e quantidade de flashes não tem a ver com o tamanho do estúdio, mas sim com o resultado esperado.
Com o conceito, linguagem e resultado esperado para os ensaios.
Procure tutoriais na net e em revistas e livros especializados ou mesmo em cursos.
É importante treinar a percepção e ter raciocínio lógico de como a luz se comporta e de como podemos manipulá-la para obter os resultados desejados.

Abs.


Augustinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
  • Estúdio FPS
    • Estúdio FPS
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 22:46:14
ffkammer,
Rapaz, como o Paulo falou, tudo dependerá do resultado que você deseja, ja fotografei com apenas 1 flash bem como ja fotografei com 5, sempre é necessário pensar o efeito que vc deseja na foto, sem isso você não estará usando o estudio de maneira efetiva, ou seja, tendo o controle total da Luz :)

Antes de pensar no posicionamento das cabecas, pense nos efeitos que vc deseja ai sim vc pode pensar em posição de flashs :)
Grande abraço!
Augustinho Segundo
Conheça agenda de Workshops do estúdio!
Site/Blog Estúdio FPS / flickr
Avatar by Fernanda Sabença
Cels: (21) 8290-8006 | 9916-4079 | 8606-3071<br />Estúdio: (21) 2240-5368


Taciana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 19:47:11
Aproveitando o tema, faço fotos aqui na minha sala. E gostaria de saber se a câmera quando faz a fotometragem ela leva em conta (ela sabe) que tem um flash externo?) Fiz o teste, com o radioflash, e a camera no program, ela mediu 5 de velocidade, parece que ela não leva em conta. O que é preciso fazer?
Nikon D300s + Nikon D40X + nikkor 18-55 3.5 + nikkor 18-135 3.5 + nikkor 50mm 1.8 + Sb 800


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:53:45
Aproveitando o tema, faço fotos aqui na minha sala. E gostaria de saber se a câmera quando faz a fotometragem ela leva em conta (ela sabe) que tem um flash externo?) Fiz o teste, com o radioflash, e a camera no program, ela mediu 5 de velocidade, parece que ela não leva em conta. O que é preciso fazer?

Utilizar um fotometro de mão ou fazer testes e regulando a potencia dos flashes remoto.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


Taciana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:40:22
obrigada! estou pensando no sekonic L-358 conhece? é boa aquisição?
Nikon D300s + Nikon D40X + nikkor 18-55 3.5 + nikkor 18-135 3.5 + nikkor 50mm 1.8 + Sb 800


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 19:51:23
obrigada! estou pensando no sekonic L-358 conhece? é boa aquisição?

Sim, Sekonic é um dos melhores fabricantes de fotômetros. O Sekonic L-308 também é muito bom e atende todas as minhas necessidades de fotometragem. Comprei ele no Ebay por US$180.