Autor Tópico: NIKOM D5000 OU CANON XT1i  (Lida 3734 vezes)

Giacomo A. Fadel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
    • http://img41.imageshack.us/img41/9317/filhoteperfilcpia.jpg
Online: 11 de Agosto de 2009, 22:31:16
Boa noite
sou novato aqui no MF, e gostaria de saber opiniões praticas destas duas cameras, pois estarei comprando uma das duas. Já pesquizei a respeito , cada qual com suas qualidades. Uma revista de fotografia , neste mes fez um comparativo entre ambas.e ainda tenho pequenas duvidas se alguem  puder me ajudar, agradeço. ( gostaria de saber se é a forma correta de enviar minhas duvidas)

Abraços
Giacomo     


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2009, 09:49:27
Gosto da D5000. Pelo que li, ela tem melhor qualidade em alto ISO (acima de 1600), trazendo impressões de até 20X30 com boa qualidade até ISO 3200 (apesar da imagem no monitor com ampliação 100% ficar com razoável ruído).

12MP são mais que suficientes para 100% do meu uso (com apenas 6MP eu abrangeria 98% deste uso, que são ampliações 20X30).

Pelo que li a bateria dela também dura mais que da Canon, mas não posso confirmar esta informação e não lembro a fonte. Tiro em torno de 1.000 disparos com uma carga da bateria original que vem com a câmera e entre 800 e 900 com a genérica.

Sou tendencioso na minha opinião pois gosto da marca. Sempre admirei as F2, F4, F5...
Sempre gostei da ótica das lentes antigas, apesar da lente do kit ser bastante simples a ótica é razoável.

Com a D5000 você não focará pela máquina as lentes antigas (diferente das lentes Canon), pois não tem motor de foco como na D90, D70, D50, D80, D200, D300 entre tantas outras. A D5000, D40, D40x, D60 só foca lentes com motor interno. Nas lentes antigas que não tem motor na lente é necessário foco manual (que tem até um auxílio de software para isso, mas é um pouco demorado para fotojornalismo e cobertura de eventos - aniversários, festas, casamentos).

EU fui de D5000.

Uma dica é você ter flash externo. O TTL é extremamente útil. Combine a marca da câmera e do flash. Se o SB600 ou EX430 inviabilizará a compra, pense numa máquina mais simples, mas não abra mão do flash (exceto se for apenas para fotos outdoor com muita luz, ainda assim com a perda da possibilidade de uso do flash de preenchimento).


tuler

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2009, 18:26:24
E como se compara essas duas com a Sony A350?
O fato de ter motor de AF no corpo reduz o custo de lentes por exemplo?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2009, 08:35:22
No caso das Nikon sim. As lentes com motor são mais caras. A Canon não sei como faz, se o motor está presente em todas as lentes ou se todas as câmeras têm motor. Creio que deve ser o primeiro caso, mas os canônicos de plantão podem responder...
Tenho motivos para acreditar que a Nikon é melhor que a A350/A380 para uso de alto ISO, mas se incluir uma Zeiss nessas não posso afirmar com tanta precisão. Há quesitos nos quais as Sony são melhores. (leia DPReview).


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2009, 10:18:47
As Canons todas tem motor de foco nas lentes.