Autor Tópico: É tecnicamente possível...  (Lida 3718 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Agosto de 2009, 20:34:21
...construir uma câmera compacta com sensor 35mm? Alguma coisa do mesmo tamanho e formato de uma Olympus EP-1, mesmo que use uma lente fixa sem zoom ao invés de lentes intercambiáveis, mas com sensor grande. É possível?

Porque seria meu sonho ter uma compacta full frame com uma lente 28mm f/1.4 ou f/1.8, acho que nunca mais iria precisar de qualquer outra câmera ou lente. Como sonhar não custa nada, já iria economizando logo hoje até o dia em que lançassem essa câmera  :assobi:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:00:09
Buceph, eu acho q daria como foi feito com as RF de filme nao? Mas por que vc gostaria de um sensor tao grande? Eu acho que o sensor APS ou mesmo o 4/3 ja bem interessante pra atender qnto a resolucao, perspectiva e DOF.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:07:55
Quando a gente se acostuma com 35mm, mesmo que seja no filme, é difícil se contentar com sensor APS. Profundidade de campo, lente de 50mm boa, clara e barata com ângulo de visão sem crop são apenas alguns dos motivos. Concordo com Bucephalus que uma câmera dessa seria perfeita. Enquanto ela não vem, não me desfaço da minha Canonet.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:11:54
A questão é mais o DOF mesmo. Vi umas fotos da Canon 24mm f/1.4L em uma 5D, é genial, desfoque fundo com grande angular  :worship:

Ouvi dizer que é tecnicamente difícil porque o sensor reflete a luz de volta, ou algo assim... a cáustica gerada deteriora a imagem, e acho que só fica pior com uma abertura maior, mas não tenho certeza dessa informação. Se bem que existe a Leica M8 aí, com um sensor de 1.3x bem próximo do elemento traseiro da lente.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2009, 21:19:03
É possível sim, só a abertura que me parece um pouco grande para esta idéia, teria que ser algo um pouco menor.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2009, 22:36:24
O primeiro passo foi dado com a E-P1 e logo com a Panasonic GF1, se o mercado reagir bem a esse tipo de produto quem sabe logo a Nikon ou a Canon nao faz sua versao da E-P1 com sensor APS e depois de algum tempo devera vir uma FF compacta.

Grande parte das minhas fotos eh bem aberta e foco longo, assim essas diferencas do DOF nao sao tao importantes pra mim.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2009, 10:06:25
Resolvi escrever um breve texto a partir da pergunta inicial...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34851.msg325319


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2009, 22:03:09
É possível haver espaço entre o sensor e a lente para usar um 24x35mm em uma digital compacta?
Não seria o mesmo que tentar usar um negativo 6x6 em uma câmera 35mm de dimensões padrão ??


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2009, 10:01:04
fcsergio sem o menor problema, você pode usar um ponto de foco virtual. Lembra-se das pequenas câmeras compactas de filme com túnel de vidro? Não é há nada de problemático nisso.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2009, 10:01:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2009, 17:52:18
Leo, tenho uma dúvida antiga e gostaria muito que vc me ajudasse a esclarecer.
Quando uso uma lente DX em uma DSLR full frame, obtenho apenas 5,2MP, contudo, os pixels são bem maiores que uma camera com sensores DX (APS).
Se compararmos esses 5,2MP (full frame) com 6MP de uma cãmera de sensor DX (APS), qual a diferença que vou obter em termos de imagem (tamanho final e resolução)??
A "menor" imagem da full frame será melhor do que a "maior" da sensor DX?
Não há nenhum ganho real pelo tamanho dos pixels no primeiro caso?
Existe alguma tabela ou regra de equivalência entre esses "dois tipos de sensores tamanho APS", no que diz respeito a tamanho final e resolução??

 :(  :(
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 17:57:34 por fcsergio »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2009, 17:58:42
O real motivo de minha pergunta é que eu necessito saber se vale a pena eu manter as duas lentes Nikkor DX novas que comprei.
Eu tenho receio de tirar das caixas e começar a usar por ficar mais difícil de vender depois, especificamente uma 12-24mm e uma 10,5 fisheye. Logo depois que comprei, comprei uma full frame e estou frustrado até agora...
Só de pensar que vendi todas minhas lentes barato e que agora estou tentando recomprá-las com dificuldade porque gastei tudo na troca da camera e na compra dessas lentes DX novas, me dixa P da vida !!!
A Nikon havia anunciado que não lançaria DSLR full frames algum tempo atrás.... e eu acreditei (acreditei na força e confiabilidade da marca NIKON).
Afinal, tenho sido fiel à marca há mais de 30 anos!
Aos eventuais interessados, as lentes estão à venda..
 :aua:  :aua:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 18:10:13 por fcsergio »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2009, 18:44:10
Leo, tenho uma dúvida antiga e gostaria muito que vc me ajudasse a esclarecer.
Quando uso uma lente DX em uma DSLR full frame, obtenho apenas 5,2MP, contudo, os pixels são bem maiores que uma camera com sensores DX (APS).
Se compararmos esses 5,2MP (full frame) com 6MP de uma cãmera de sensor DX (APS), qual a diferença que vou obter em termos de imagem (tamanho final e resolução)??
A "menor" imagem da full frame será melhor do que a "maior" da sensor DX?
Não há nenhum ganho real pelo tamanho dos pixels no primeiro caso?
Existe alguma tabela ou regra de equivalência entre esses "dois tipos de sensores tamanho APS", no que diz respeito a tamanho final e resolução??

 :(  :(


Tudo depende de vários fatores, como tecnologia e coisas do tipo. Mas com a tecnologia atual certamente 6MP gera melhores resultados do que 5.2MP no mesmo espaço. Na verdade a última vez que calculei isso o melhor desempenho para o formato APS estava por volta de 8MP, hoje certamente está bem mais.


A Nikon havia anunciado que não lançaria DSLR full frames algum tempo atrás.... e eu acreditei (acreditei na força e confiabilidade da marca NIKON).
Afinal, tenho sido fiel à marca há mais de 30 anos!

Então, você viveu o mesmo problema que eu, troquei quase tudo por APS acreditando na mentirada da Nikon e perdi um bom dinheiro com isso.
Bom a diferença é que eu vendi TUDO mesmo e abandonei a marca, por melhor que sejam (o que não estão conseguindo ser tão melhor assim) eu prefiro não ter relações de consumo com empresas que prejudicam intencionalmente os consumidores.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2009, 09:40:53
Voltando à questão inicial, lembro na década de 90 e antes disso que as compactas de filme eram comuns... As lentes eram lixo, e o tamanho (muito) maior que as atuais compactas, aliás, eram maiores que até mesmo a EP-1.


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2009, 19:16:47
Voltando à questão inicial, lembro na década de 90 e antes disso que as compactas de filme eram comuns... As lentes eram lixo, e o tamanho (muito) maior que as atuais compactas, aliás, eram maiores que até mesmo a EP-1.

Só para quem não usou Yashica T4 (lente Zeiss 35mm), Ricoh GR1v (lente 28mm), Contax T3, Leica Minilux, apenas para citar algumas.

Ainda tenho algumas das citadas acima e todas tem lentes excepcionalmente boas.

Lixo?  :no: :no: :no: :no: :no:


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2009, 07:31:27
Só para quem não usou Yashica T4 (lente Zeiss 35mm), Ricoh GR1v (lente 28mm), Contax T3, Leica Minilux, apenas para citar algumas.

Ainda tenho algumas das citadas acima e todas tem lentes excepcionalmente boas.

Lixo?  :no: :no: :no: :no: :no:

Eu citei de algumas que passaram pelas minhas mãos, mas eram câmeras de cem dólares, e não Leicas... Mesmo uma Canon compacta que já doei era um lixo.

Não questiono ou critico (até mesmo pq nunca tive uma) Leicas ou outras. Aliás, já tive uma compacta Yashica simples que realmente era melhorzinha, mas minha compacta de hoje já faz melhor.