Autor Tópico: Flash Sigma 500 Super DG  (Lida 4067 vezes)

leobregula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
Online: 29 de Setembro de 2005, 15:07:27
Sou amador e nunca tive experiÊncias antes com um flash externo. Comprei esse Sigma e gostaria de saber se alguém pode me dar um dica de como melhor utilizá-lo. Abraços e agradeço desde já!
Léo Brégula
leobregula@hotmail.com
Campinas - SP
Acesse meu Flickr!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2005, 15:31:17
Nossa, esse flash tem muito recurso, em que câmera vc está usando?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leobregula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2005, 15:49:22
To na 300D! Vlw Léo! Não tenho nem 1% de experiência com flash, sei alguma coisa. Se puder me ajudar a extrair o máximo dele eu agradeço. Abraços!
Léo Brégula
leobregula@hotmail.com
Campinas - SP
Acesse meu Flickr!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2005, 16:22:16
Então, é que é meio complicado falar sobre todos os recursos dele assim, no WS falamos sobre flash e passamos quase 4 horas para discutir elementos básicos do uso do flash, esse sigma tem muito recursos, tente ser mais específico que eu posso tentar ir te ajudando.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leobregula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2005, 16:28:31
Vlw entao.....não tenho certeza que vou participar do WS pq não sei se no dia estarei aqui. Tem como encontrar com vcs e pagar no dia caso eu esteja por aqui. Vi no manual que ele trabalha wireless, mas nao entendi como fazer pra funcionar isso.
[]s
Léo Brégula
leobregula@hotmail.com
Campinas - SP
Acesse meu Flickr!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2005, 16:37:38
Então, na Canon vc pode usar essa função para disparar o flash usando outro flash ou para controlar outro flash, para isso basta colocar no modo específico para isso o flash que está desconectado da câmera, o flash que está na câmera vc mantém em TTL mesmo, ai ao disparar o flash da câmera o flash adicional deverá disparar tbm.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leobregula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2005, 16:44:39
Vlw, outra coisa.........em modo manual da máquina e manual do flash, não era pra aparecer a tabela de distância quando eu clico até a metade do disparador da câmera? Não está aparecendo nada.
Léo Brégula
leobregula@hotmail.com
Campinas - SP
Acesse meu Flickr!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2005, 17:07:19
Citar
Vlw, outra coisa.........em modo manual da máquina e manual do flash, não era pra aparecer a tabela de distância quando eu clico até a metade do disparador da câmera? Não está aparecendo nada.
É que estou em SP sem minha cam, mas no modo manual do flash já era para aparecer a tabela de distâncias.
Vc tem que colocar o flash em manual e se certificar que ele tenha passado para manual.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leobregula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2005, 17:16:36
Vlw Léo, descobri aqui, na verdade não estva aparecendo pq a cabeça do flash estava inclinada, dai ela realmente não mostra essa tabela. To falando que não entendo nada de flash...ehehehehhe! Em relação ao WS vc viu o que eu te perguntei? Se eu tiver por aqui no fds eu posso pagar na hora de fazer o WS? Não tenho certeza ainda se estarei por aqui. Caso esteja eu vou fazer e pode contar comigo para a locomoção por aqui.
[]s
Léo Brégula
leobregula@hotmail.com
Campinas - SP
Acesse meu Flickr!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2005, 01:00:59
Citar
Vlw Léo, descobri aqui, na verdade não estva aparecendo pq a cabeça do flash estava inclinada, dai ela realmente não mostra essa tabela. To falando que não entendo nada de flash...ehehehehhe! Em relação ao WS vc viu o que eu te perguntei? Se eu tiver por aqui no fds eu posso pagar na hora de fazer o WS? Não tenho certeza ainda se estarei por aqui. Caso esteja eu vou fazer e pode contar comigo para a locomoção por aqui.
[]s
Ok, valeu, bom se for tendo dúvidas com o flash vá perguntando ok?
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2005, 02:37:21
Caros colegas, sem querer abusar, vou aproveitar este tópico para tirar uma dúvida.

Nos próximos dias pretendo adquirir um flash e estou na dúvida entre os 2 modelos da Sigma, EF 500 DG ST e EF 500 DG Super.

Esclareço que tenho uma Rebel 300 D, porém minha experiência com o uso do flash é reduzida. Até pouco antes de participar do Workshop no Rio de Janeiro evitava ao máximo o uso do flash, mas vocês conseguiram me fazer mudar de idéia e agora já começo a me entender com ele.

Imagino que vocês me recomendariam o EF Super. Pesquisando nos tópicos aqui do MF li que o modelo DG ST equivaleria ao Speedlite 420 EX da Canon, enquanto que o DG Super equivaleria ao Speedlite 550 EX. Pesquisando mais sobre as especificações técnicas de cada um deles, não consegui ver muita diferença.

Porém, levando-se em conta a pouca experiência com flash e uma diferença de consideráveis U$ 70,00 no preço entre eles, o que justificaria a escolha de um em detrimento do outro? Vale mesmo a pena investir num equipamento mais caro? Meu receio é não saber aproveitar ou não necessitar de todos os recursos que ele teria a oferecer.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2005, 02:52:44 por Claudio Santos »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2005, 10:24:58
Olha as principais diferenças são os modos criativos, o modo manual com vários estágios de potência e por fim o Super servir de controlador para escravos, mas se vc for fazer um uso mais moderado o ST deve lhe atender bem.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2005, 11:35:41
Leo, só mais uma coisa.
O que você quer dizer então é que o EF 500 DG Super possui modo manual e o EF 500 DG ST não?
E no caso de usar o EF 500 DG Super como controlador, o escravo teria de ser obrigatoriamente um flash da Sigma, como o EF 500 ST? Alternativamente, não poderíamos contornar isso com o uso de uma fotocélula ou radioflash?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2005, 12:38:12
O Sigma ST realmente não possui modo manual. Em algumas câmeras digitais, quando você opera a câmera em manual, você tem como controlar a potência do flash. Mas não direto nele. Se você vai trabalhar com flashs em wireless da Sigma, obrigatoriamente todos tem que ser o Super. O ST não trabalha no wireless. Está é a maior diferença quando comparado ao 420EX da Canon, que tem o modo receptor wireless. Se você usar o radioflash ou fotocélula, o flash disparado será com potência total ( ou meia carga, você pode selecionar no flash ), e não pelo sistema TTL, o que dificulta um pouco o trabalho, mas não é impossível.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2005, 15:37:58
Citar
O Sigma ST realmente não possui modo manual.


Uma pequena correção: o ST tem sim modo manual, com apenas duas regulagens: Mínimo (1/16 de carga) ou máximo (carga total).

[]'s