Autor Tópico: 2º cortina flash 580 ex II  (Lida 4881 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 12 de Agosto de 2009, 13:45:08
Galera... estou lendo o manuel do flash que comprei esta semana.

Em uma das partes fala...


Alguém poderia me dar um exemplo? To viajando :/



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2009, 14:25:42
Segue um exemplo:

http://fotografia.5.forumer.com/index.php?s=4646a7e54436b191ffded9604d0d65a6&showtopic=44666

Descupem colocar um link para outro forum, mas foi o primeiro exemplo que apareceu.

[ ]s

Formel


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2009, 17:59:53
Formel, vamos ver se consigo explicar.. O processo é mais ou menos assim falando em termos leigos, quando o flash está em primeira cortina, que é o default, o flash dispara imediatamente após o sensor ficar visivel, ou no início da exposição. Em segunda cortina, o flash dispara imediatamente antes do fechamento do sensor pela cortina, ou no fim da exposição.

Agora vc imagina uma bolinha correndo em uma mesa em um ambiente com pouca iluminação e uma velocidade de exposição grande. Vc faz o clique, o flash dispara expondo corretamente a bolinha. Depois o obturador continua aberto esperando passar o tempo e a bolinha segue correndo, o que vai deixar um rastro na foto. Nesse caso, a parte bem exposta está no início do movimento da bolinha, ou seja, no início do rastro.

Se vc usar segunda cortina, quando fizer o clique o obturador vai abrir e começar a expôr o movimento da bolinha. deixando um rastro na foto. Imediatamente antes de terminar o tempo de exposição, vai disparar o flash e expor corretamente a bolinha. Nesse caso, a parte bem exposta está no fim desse rastro, dando uma impressão melhor de movimento, especialmente se a bolinha estiver em um plano inclinado por exemplo. Nesse caso, usando a primeira cortina iria parecer que a bolinha está subindo, e usando a segunda cortina, que está descendo, o que é mais lógico.

Cara, não sei se consegui me fazer entender rsrsrs. Eu uso sempre o flash em segunda cortina, se por acaso vc estiver fotografando em velocidade baixa e alguém fizer um movimento brusco, com a mão por exemplo, mesmo com um leve borrão fica menos estranho que em segunda cortina.

Espero que tenha entendido :)

Abçs !




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 08:51:51
o quanto é uma velocidade lenta citada ?

1/15 ?

abraços


Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:17:37
Alexandre,
A explicação que você deu parece ser bem compatível com o que está escrito no link que o Formel indicou.
Claro, você explicou com suas próprias palavras.
Entendi melhor a tal da "2ª cortina" pois tenho um 430EX II e não sabia para que servia esse setup.  :aua:
Creio que a questão talvez não seja exatamente de lógica (se sobe ou se desce) mas sim uma questão de se deixar a foto melhor exposta.
Teoricamente entendi. Vou testar isso na prática.
Flash é um acessório impostantíssimo, delicado, que faz MUITA diferença mas que poucos conhecem muito bem sobre ele.
Sinceros [  ]´s
Sergio Portela.
www.photoportela.com.br
Canon XS com EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS
Speedlite 430EX II,
RS-60E3