Autor Tópico: MP = qualidade  (Lida 10298 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Setembro de 2009, 00:05:09
sergio, eu tenho uma supercompacta com quase nenhuma possibilidade de programação. Voce acha que eu ir direto para uma dslr é muito drástico? Eu nao fiz nenhum curso, entao eu pretendia fazer algum curso online quando eu já estiver com a camera, e ir aprendendo.

ps:eu tava pensando na d40

Eu pulei de uma Apitek DV3300 (que era uma "prima" da Tekpix ) para uma reflex, então não vejo problema nenhum ;)
Mas eu já estava familiarizado (apenas na teoria) o que era exposição, ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma, comprimento focal, profundidade de campo e outros conceitos  :ok:


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 07 de Setembro de 2009, 01:27:18
sergio, eu tenho uma supercompacta com quase nenhuma possibilidade de programação. Voce acha que eu ir direto para uma dslr é muito drástico? Eu nao fiz nenhum curso, entao eu pretendia fazer algum curso online quando eu já estiver com a camera, e ir aprendendo.
Eu tava pensando na d40

ps: eu direcionei essa mensagem para o sergio porque ele tinha mensionado a d40, mas qualquer um que estiver disposto, por favor

Valeu pela pergunta Hugo.
Não vou tentar ensinar nada para ninhguém mais vou te dizer como EU penso.
Fotografar com uma câmera "point and shoot" ou compacta acaba sendo mais difícil de obter boas fotos que usando uma DSLR, que é uma baba para usar.
Não se assuste com esse papo furado de "câmera para profissional",  pq eu uso SLR 35mm desce criança (14 anos) - uma Câmera Fujica ST 605 com uma lente 55mm e outra 70-200 da Yashica, que eu tratava como se fosse uma Merces Benz (a minha, claro, hehehe... Na época eu já sonhava com uma Nikon F2A que era meu sonho de consumo e era o top da época na década de 70, como os grades fotógrafos da época, inclusive que foram para as guerras do Vietnã, e tantos outras, mas com apenas com a minha mesadinha era impossível (levaria anos)!!
Hoje eu mexo com qualquer câmera e sou médico (nem fotógrafo eu sou)!
O que pode haver de drástico em dirigir pela 1a vez um carro com câmbio automático ??  Cara, é tudo a mesma  coisa!
Se não souber mexer em nada, usa a DSLR no automático até aprender as coisas aos pouquinho.
Mesmo no automático (estilo PhD = "press here dummy"), a DSLR vai te proporcionar, pelo mesmo preço, tirar fotos MUITO melhores do que com QUALQUER compacta.
Quando vc aprender a mexer com ela o básico, que é ridiclulamente simples e composto de uma dúzia de regras básicas, vc aprende nocões intermediárias, intermediárias avançadas e avançadas e talvez profissional que não é o meu caso. Nas compactas, se vc realmente gosta de fotografia, vai ficar tremendamente frustrado achando que o problema é com vc, e não é ...
ninguém me ensino NADA de fotografia e aprendi tudo sozinho, lendo e tentando. Esse tipo de aprendizado vc não esquece, mas as aulas vc esquece com o tempo.
Já viu alguém tocar bem um piano bem sem ter um piano para praticar em casa?
Vejo uma câmera compacta como uma solução para algumas situações apenas: para quem não sabe nada de fotografia e não está a fim de aprender ou para fotógrafos experientes (câmeras compactas mais avançadas como a G10) e quem ter um câmera compacta de reserva para levar sem ocupar espaço, levinha, que dá para levar até no bolso e para que acham que a DSLR são "câmeras enormes e complicadas apenas para profissionais", o que é uma bobagem enorme na minha opinião pessoal.
Quando vc compra uma câmera compacta, o único "upgrade" de equipamento que vc pode fazer é vendê-la por preço de banana após alguns anos devido aos modelos novos e comprar outra mais bonitinha ou com mais recursos que a anterior. Tem muita gente fazendo isso diariamente com telefones celulares, correto??
A compacta é uma câmera com uma não cambiável, sem possibildade de troca, com sensor pequeno e qualidade ruim, média ou razoável/boa de fotos, dependendo de seu bolso, mas sem grandes aspirações
Se vc está disposto a viver com isso apenas, tudo bem.
Se tem aspirações de aprender e crescer na fotografia, tem de ser uma DSLR...
Quando vc adquire uma dessas, vc dá início à criação do "seu sistema", optando por uma marca e progressivamente adquirindo lentes,flash externo e outros acessórios a medida que a necessidade bate na sua porta.
Se algum dia quiser trocar de câmera, tudo bem !!!
Troca só o corpo (ou compra mais um) e aproveita todas as suas lentes, é só ser fiel a arca que vc escolheu no início!
Ou ao contrário, vc, pode manter a câmera e trocar de lentes pelos mesmo motivos, por tudo é intercambiável.
Preço por preço, eu já teria comprado uma DSLR, como aliás fiz com 14 anos (minha irmã mais me emprestou a grana), heheheheh.... :D
O mercado de venda e revenda nessas câmeras e melhor e até hoje se usam câmeras manuais (é obrigatório) e de filme 35mm para aprender fotografia nas Faculdades de Jornalismo.
Ninguém aprende a fotografar com câmeras compactas, pelo menos na minha opinião pessoal.
Um abraço e pense com calma no assunto.
Se puder, vá de DSLR !!!!!!!!!!!!
Sérgio.

« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 01:31:07 por fcsergio »


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #32 Online: 07 de Setembro de 2009, 10:49:39
valeu :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 07 de Setembro de 2009, 15:22:00
Olá, estou construindo um site que tem isso justamente como um dos exemplos, um comparativo da imagem de uma Sigma DP2 (4.7MP) e uma G10 (14MP)

o site é photomysteries.com , veja o link do teste e compare.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 07 de Setembro de 2009, 15:58:31
Olá, estou construindo um site que tem isso justamente como um dos exemplos, um comparativo da imagem de uma Sigma DP2 (4.7MP) e uma G10 (14MP)

o site é photomysteries.com , veja o link do teste e compare.

Sensacional seu site. Parabéns.
É o tipo de coisa legal, um site onde a opinião é claramente assimétrica, mas fundamentada.
Vou gastar um tempo lendo.
Grande abraço,
Ivan


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:02:40
Ivan,

Eu já tive algumas dezenas de câmeras, pode crer que tudo que escrevo é 100% verificavel por qualquer um. Sou muito pragmático e objetivo. Já li tanta besteira na internet que resolvi dar uma paulada para esclarescer as coisas de uma vez. Estou a disposição.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:16:18
O problema maior é fazer a galera entender que resolução em MP não significa necessariamente uma boa imagem. Já tem celular com 8MP e são uma porcaria. E tem outros fatores, a lente, o tamanho do CCD, a tecnologia do CCD, o processamento interno da câmera, ruídos dos mais diversos tipos e mais uma pregada de coisas.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #37 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:18:45
No caso de 5MP de uma D700 x 10 MP de uma D80, quem me dará melhor fotos ampliadas em 20x30cm?
« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 23:24:01 por fcsergio »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:24:24
nao conheço as Nikons, mas certamente usar 5MP de uma câmera de 12 é besteira, pois oas algoritmos de interpolacao internos geralmente são ruins.

Agora por exemplo, uma de 4.7 nativos da Sigma DP2 , se interpolado corretamente vai ser páreo duro para a Nikon. Fazendo um upsample de 4.7 para 12 MP usando lanczos 8x8 ela fica pau a pau com uma EOS 5D em 12 MP. Pode acreditar.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #39 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:37:47
É o seguinte, tenho uma D700 e duas de minhas lentes ainda são DX que ficaram de minha D300 e estão novas (10,5mm/2.8 e um 12-24mm/2.8).
Estou tentando vendê-las porque quando as uso a resolução cai automaticamente para 5MP, mas isso ocorre por usar apenas a área central do sensor (correspondente ao formato APS),logo, não é por algorítimos de interpolação, apenas usa uma área menor do sensor.
Todo mundo diz então que é um absurdo usar uma FF com 5MP...??
O que vou perder trocando essa duas lentes GA daria para comprar uma D60 ou D80 e continuar usando elas normalmente, com 10MP e sem aborrecimento.
Então eu pergunto: melhor trocar de lentes ou comprar um novo corpo usado ? :ponder:
Em resumo, é isso que quero saber.
Melhor ter duas câmeras (uma de reserva) ou é pior o inconveniente de sempre que viajar levar um segundo corpo (se bem que esses modelos os corpos são levinhos)?  :ponder:
Obrigado.

Sérgio.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:44:37
Sérgio,

Não sei. As D60/80 são câmeras SLR amadoras.
Nunca ouvi falar em um caso da resolucao cair. Ja tentou fazer um upgrade do firmware das suas cameras?

Na Nikon, DX é full frame ou APS-C ?


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 08 de Setembro de 2009, 00:45:55
DX = tamanho APS (18x24)
Full frame = tamanho 35mm (24x36)

Quando uma full frame usa uma lente que só cobre a área correspondente a um sensor tamanho APS ela somente utiliza uma parte da área do sensor cuja área corresponde a apenas 5,2 MP.

Nesse caso então o que seria mais vantagem ?
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 00:46:52 por fcsergio »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 08 de Setembro de 2009, 02:58:59
Usar uma lente APS-C em uma full frame não faz muito sentido.
No seu caso seria mais sensato trocar as lentes. Não há como comparar as câmeras em questão... Comparar uma Semi-Pro Full frame com uma amadora aps-c não faz o menor sentido, é como comparar a EOS-5D com uma EOS-400D. Eu jamais me desfaria de uma FF por nenhuma APS-C.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #43 Online: 08 de Setembro de 2009, 07:49:16
Ivan,

Eu já tive algumas dezenas de câmeras, pode crer que tudo que escrevo é 100% verificavel por qualquer um. Sou muito pragmático e objetivo. Já li tanta besteira na internet que resolvi dar uma paulada para esclarescer as coisas de uma vez. Estou a disposição.

Olha só...

Eu sou daqueles que acha que a opinião assimétrica é ótima para arejar as idéias, mas do que li lá não concordo com tudo não... Mas também não me preocupo com isso, posso perfeitamente ler, aproveitar o que achar interessante e não o que discordar.

Deixando de lado o Foveon, em relação ao SuperCCD, por exemplo, tenho uma discordância consistente baseada no fato de ter tido duas câmeras com ele, a s5000 e a s7000. Até hoje quando olho algumas das fotos que fiz com elas fico surpreendido, embora, é claro, seja um desempenho sempre mitigado pelas óticas usadas pela Fuji. Não havia como comparar com sensores da mesma época, os SCCD eram bem melhores, a menos que se mudasse de catagoria do sensor usado na comparação (por exemplo, comparava-se a s7000, 1/1,6" com as 3/4" prosumers, e aí ela perdia, sensor muito menor e lentes piores).


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 08 de Setembro de 2009, 07:50:57
No caso de 5MP de uma D700 x 10 MP de uma D80, quem me dará melhor fotos ampliadas em 20x30cm?

20X30 não é muito exigente.