Autor Tópico: MP = qualidade  (Lida 10237 vezes)

hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Online: 12 de Agosto de 2009, 15:36:04
eu so amador e sempre tirei minhas fotos nas point and shot e agora eu estou procurando uma camera  melhor. Eu queria saber se quanto mais mp melhor a qualidade. E me deem uma dicas, eu estou pensando em alguma compacta, mas nao descartei a ideia das com superzoom. Me ajudem!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2009, 22:02:53
A quantidade de MPs, ao contra´rio do que se acredita, não traz benefícios para a qualidade. Na verdade, a quantidade de MPs só é benéfica em duas situações: Se você recorta a imagem muito e se você amplia muito grande.

Para você ter idéia, uma imagem em 10X15, que é o formato que a maioria amplia suas fotos precisa de somente 2mp, e o formato 15X21 pricisa de 4mps. E 24X30 pode precisar de 10mps sem nenhuma interpolação, mas com 6mps se faz igualmente este formato sem que se perceba diferenças.

Um fotógrafo eventual raramente faz acima disso, mas até 30X40 se pode fazer com 8mpx sem grandes sustos.

Porém, outro fator mais sutil interfere nessas grandes ampliações, mais que os MPs: a qualidade da lente. Quando falmos de 8mps, isso pode significar um espectro grande de qualidade de imagem, dependendo da lente e do processamento da imagem.

8mp em RAW, com uma lente boa resultará em uma imagem melhor que 12mp em jpeg. Mesmo em tamanhos grandes.

Você deve pensar qual tamanho de cópia quer fazer habitualmente. Porque ninguém compra uma câmera por causa de duas ou três cópias grandes. E então verifique quantos mps você precisa.

Uma solução com mais qualidade seria um nível médio de mps (8 a 10) com boa lente e se possível modo RAW.

Lembre-se que quanto mais denso o sensor, mais ruído ele produzirá.


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2009, 22:39:36
Qual seria uma lente boa? Nao tem que ser necessariamente móvel, tem? Eu revelo mais fotos em 15x21, mas eu mando algumas para concursos, então eu acho que de 8 a 9 mp é o ideal. Só me esclareça esse lance da lente por favor. E, se eu for revelar menor, 10x15 por exemplo, eu deveria usar menos mp ou sempre na quantidade maxima?
« Última modificação: 12 de Agosto de 2009, 22:46:29 por hugo_arruda003 »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2009, 23:28:59
Sempre se fotografa na qualidade máxima, independentemente do uso.

Lente boa não é exatamente zoom longo, e sim lente que seja nítida, nítida nas bordas, clara, com boa tradução de cores, com boa tradução de contrastes. Normalmente as lentes sem zoom nenhum são melhores exatamente porque seu projeto é específico, mas nas compactas há câmeras com boas lentes e zoom, como as Lumix com lentes grafadas Leica, a Canon G10, etc.

Não adiante ter 12mpx e a lente ser ruim. Resolução é capacidade de mostrar delalhes, e se a lente não define os detalhes, o sensor nada pode acrescentar.


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 13:47:15
valeu :D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2009, 15:54:52
Eu diria que é tudo uma questão de balanço. MP por si só não representa qualidade. Mas uma relação apropriada entre MP e ruído significa maior nitidez, que certamente se trata de um atributo de qualidade. Outros atributos passam por como a câmera lida com tons, sua curva de latitude e por ai vai. Alguns desses atributos caem quando se aumenta a resolução mantendo-se o mesmo tamanho de sensor e tecnologia, mas você deve buscar um balanço entre a resolução e estes fatores, que lhe propicie ao mesmo tempo imagens mais nítidas e com bons atributos em termos de tonalidade e latitude.

A isso você pode acrescentar a questão da lente (citada pelo Ivan), porque o sensor não trabalha sozinho, a lente é que projeta a luz sobre ele, se esta não for boa de nada adianta ter a melhor resolução do mundo, uma vez que os resultados serão limitados pela ótica do equipamento.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 15:56:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Duarte carioca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:13:50
Olá amigos. Boa tarde!

O que vocês acham da SX10 is da Canon?

Um abraço,

Duarte carioca


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:29:09
Duarte;

Aí é mais complicado, porque só pode responder -com responsabilidade- quem tem vivência desta câmera, e, melhor ainda, vivência comparativa.

Mas tendo os critérios, a pessoa pode ler os reviews comparando-os com os critérios.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:31:57
Eu diria que é tudo uma questão de balanço. MP por si só não representa qualidade. Mas uma relação apropriada entre MP e ruído significa maior nitidez, que certamente se trata de um atributo de qualidade. Outros atributos passam por como a câmera lida com tons, sua curva de latitude e por ai vai. Alguns desses atributos caem quando se aumenta a resolução mantendo-se o mesmo tamanho de sensor e tecnologia, mas você deve buscar um balanço entre a resolução e estes fatores, que lhe propicie ao mesmo tempo imagens mais nítidas e com bons atributos em termos de tonalidade e latitude.

Isso!
Não significa também que a câmera com menos pixels produza menos ruído, fossem assim as imagens da minha primeira digital, uma Canon A30 seriam completamente não -ruidosas, afinal era só 1,3mpx em um sensor de um tamanho que hoje em dia cabem 10 ou 12mpx.

Mas certamente é para isso que se tem de olhar, para o balanço, e não para os mpx pura e simples.


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2009, 00:49:57
Então por que as grandes empresas colocam cada vez mais MP em suas cameras, tanto compactas quanto dslr?Será que é porque não tem mais no que evoluir nas cameras? ou é só para vender mais, porque a maioria dos que compram compactas e não entendem do assunto compram mais pela quantidade de MP do que pela qualidade da maquina.Ouvi dizer que se fosse comparado uma maquina de filme com uma digital, a de filme teria 18 MP e olha que as maquinas de filme ja existiam antes das digitais.Acho que isso de sempre querer comprar cameras cada vez com mais MP é tipo uma paranóia mesmo.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2009, 01:09:54
Então por que as grandes empresas colocam cada vez mais MP em suas cameras, tanto compactas quanto dslr?Será que é porque não tem mais no que evoluir nas cameras? ou é só para vender mais, porque a maioria dos que compram compactas e não entendem do assunto compram mais pela quantidade de MP do que pela qualidade da maquina.Ouvi dizer que se fosse comparado uma maquina de filme com uma digital, a de filme teria 18 MP e olha que as maquinas de filme ja existiam antes das digitais.Acho que isso de sempre querer comprar cameras cada vez com mais MP é tipo uma paranóia mesmo.

Um filme ISO 100 comparado com uma reflex digital tem o equivalente a 6/8mpx.


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2009, 14:10:27
há alguma camera "boa" que nao seja muito cara (R$1000,00 - R$2000,00)? Por favor, citem nomes.


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2009, 15:31:46
Com menos de 1500 reais você compra uma Nikon D40, é uma dslr de entrada boa e barata, apesar de muitos não gostarem por ela ter apenas 6 mega pixels.Eu ainda não comprei minha dslr mas a nikon D40 pelo preço e pela qualidade está entre as primeiras das minhas opçoes de compra.


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2009, 16:12:50
brigado, nem é muito pelo preco, é que eu so um poco descuidado e se eu derrubar uma camera mehor sao 3000 reais indo pro chao :doh: entao é melhor eu comprar uma mais barata


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2009, 18:08:47
Hugo se você realmente pretende se aprofundar mais no estudo da fotografia e obter fotos com mais qualidade do que as compactas, aprender a controlar a camera manualmente, ter mais controle do foco e etc, comprar uma camera dslr com certeza é muito melhor porque as compactas são muito limitadas.Porque tipo pra você sair de uma compacta para outra compacta você não vai progredir muito em relação a equipamento e seu aprendizado em fotografia vai ficar mais limitado ainda.