Autor Tópico: O que aconteceu com a fuji no mercado DSRL?  (Lida 3608 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2009, 16:14:52
Nao faz nenhum sentido a Nikon comprar a Fuji. Pra que comprar uma corporacao gigante, que tem um custo fixo enorme e sem produtos competitivos?

Eu apenas acho que a Fuji poderia se desfazer de algus bracos pra diminuir seus prejuizos e ai sim vender o seu braco de semi-condutores pra outros fabricantes....inclusive isso eu ja oui falar que a Nikon iria comprar a marca e fabricas do "Super CCD".


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2009, 17:04:07
Leandro a Nikon não conseguiria comprar a Fuji porque é pelo menos 5 vezes menor....
A divisão de semicondutores da Fuji eu também duvido que ela compre, porque só ela é do tamanho da Nikon.
O que poderia acontecer é a operação inversa, a Fuji comprar a Nikon, mas não acho que ela tenha condições de fazer isso agora.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 17:04:57 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2009, 20:26:37
Leandro a Nikon não conseguiria comprar a Fuji porque é pelo menos 5 vezes menor....

Isso nao tem absolutamenta nada a ver, muitas empresas pequenas compram as maiores, principalmente empresas de capital aberto que com menos de 30% das acoes se consegue assumir o controle.....um bom exemplo eh a Porshe que fabrica poucos e caros carros comprando a maior empresa de automoveis da Europa. Mas tambem acho que jamais a Nikon compraria a Fuji inteira...nao faz sentido algum.

A divisão de semicondutores da Fuji eu também duvido que ela compre, porque só ela é do tamanho da Nikon.

Nao vejo a divisao de semicondutores na Fuji tao grande assim, cheguei a ver o portfolio deles e eh pouquissimas aplicacoes e pouco volume de fabricacao.

O que poderia acontecer é a operação inversa, a Fuji comprar a Nikon, mas não acho que ela tenha condições de fazer isso agora.

Tambem acho q seria mais facil a Fuji comprar a Nikon que o inverso. :ok:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 20:26:56 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2009, 22:06:47
Leandro só o controle acionário da Fuji é maior do que a Nikon inteira. Este é que é o grande problema.
A Porshe não é uma empresa pequena ela é metade da VW na alemanha, porém o caso dela foi muito atípico, primeiro que a VW estava desprotegida, com muito capital ordinário no mercado. A compra hostil só foi possível porque as ações de várias empresas desabaram muito abaixo do valor real por conta da crise financeira e ela tinha $$$ em caixa para praticar a tomada hostil. Com as ações pipocando a valores baixo, sendo oferecidas pelos acionistas minoritários ela conseguiu agrupar um conjunto de ações que transferiam o controle, mas não foi uma passagem de controle negociada, foi uma tomada hostil, só possível porque tudo foi favorável a ela naquele momento e porque a VW estava descoberta (vacilo do responsável pela antiga controladora, que não ocorre com freqüência).

A divisão de semi-condutores deles não possui muitos produtos, mas possui muitas patentes, é uma empresa alavancada como a GE, baseada mais no fornecimento de tecnologia e na pesquisa do que na produção propriamente dita. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2009, 09:25:08
Exatamente Leo, veja que o movimento de compra de empresas nesse momento de papeis em baixa eh bem facilitado e pode ocorrer de tudo que eh lado. Depende muito mais do caixa das empresas do que do tamanho delas, alias o tamanho eh uma das coisas que menos importa nessa hora.

Eu sinceramente nao acho que pode ocorrer uma uniao entre a Nikon e a Fuji, pois elas nao tem nada de tao interessante pra outra empresa....eh diferente por exemplo da Fiat comprando a Chrysler nos US onde a Fiat ate entao nao vende absolutamente nada nos US enquanto que a Chrysler ja tem uma grande estrutura. Por outro lado a Fiat vai ensinar os americanos como fazer carros compactos.


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2009, 20:48:24
Fui hoje 12/08 na photoimage .... e conversei com o gerente de vendas , segundo ele as informacoes que ele tem da fuji do japao .. a fuji saiu do mercado de DSLR ... nao vai ter S6 .. :( :( :(  
« Última modificação: 12 de Agosto de 2009, 20:49:34 por liao »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:02:02
Fui hoje 12/08 na photoimage .... e conversei com o gerente de vendas , segundo ele as informacoes que ele tem da fuji do japao .. a fuji saiu do mercado de DSLR ... nao vai ter S6 .. :( :( :(  

Eu não entendi direito os objetivos da Fuji no mercado de DSLR, pois pelo que sei sempre foi uma câmera completa da Nikon com sensor da Fuji e trabalhando com preço de venda bem próximo ao da similar da Nikon, ou seja, com margem não muito grande, além disso nenhum acessório da Fuji. Com isso ou ela queria apenas vender seu sensor e obter esse reduzido lucro ou apenas como mkt pra vender as câmeras UZ e point and shot. Quais os reais benefícios que a Fuji buscava com uma DSLR da marca?

Valeu


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:06:42
Eu não entendi direito os objetivos da Fuji no mercado de DSLR, pois pelo que sei sempre foi uma câmera completa da Nikon com sensor da Fuji e trabalhando com preço de venda bem próximo ao da similar da Nikon, ou seja, com margem não muito grande, além disso nenhum acessório da Fuji. Com isso ou ela queria apenas vender seu sensor e obter esse reduzido lucro ou apenas como mkt pra vender as câmeras UZ e point and shot. Quais os reais benefícios que a Fuji buscava com uma DSLR da marca?

Valeu


eu nao sei ... mas aconteceu com a Fuji o que aconteceu a uns 4 anos atras com a Kodak ....  a Kodak tambem usava os corpos da nikon , porem com o sensor da kodak .... exemplo .... kodak 14N ...


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.449
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #23 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:59:05
Uma pena..... o sensor da Fuji era muito bom para trabalhar... JPG fantástico
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 13 de Agosto de 2009, 07:38:37
Leandro a Fuji nunca teve preço perto do da Nikon ou da Canon, muito pelo contrário, era extremamente cara (esta questão eu conheço na pele rs).
A S3 foi lançada a US$ 2500,00 enquanto a D200, que era a similar Nikon estava na ordem de US$ 1700,00 e a Canon 20D por volta de US$ 1500,00. A S5 teve uma difernça menor, mas também significativa, foi lançada a US$ 2000,00, enquanto câmeras como a D300 e a 40D foram lançadas a US$ 1700,00 e US$ 1400,00, respectivamente. A Fuji sempre foi a marca mais cara do mercado e não era por pouco, muito pelo contrário, tinha uma diferença respeitável de preço.
O que a Fuji sofreu foi exatamente o risco que a Nikon tem hoje (que tem forçado seus preços a patamares elevados), o de ficar nas mãos de um fornecedor com alto poder de barganha em um componente crítico. A Fuji tinha outras opções para fazer seus corpos, como a Minolta, a Pentax e até mesmo a sigma (esta última a Kodak até fez uma tentativa final com ela, que foi frustrada pela qualidade atingida), mas nenhum deles era capaz de manter o que a Fuji precisava para seus produtos, para torná-los competitivos no mercaro e ela não tinha condições de produzir o próprio corpo (apesar de muitos acharem que tinha em decorrência de suas médio formato), pois a defasagem tecnológica que ela possuia na área era muito significativa.
Ela foi uma marca que tinha belos sensores, ótimos processadores de imagem, porém altamente dependente em corpo.
Realmente uma pena, porque aliava um grande sensor a grandes corpos. :/
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 07:41:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Agosto de 2009, 08:21:34
Então Leo minha base foi muito o da S5Pro e essa depois de alguns meses de lançamento era comprada com preço bem próximo ao da D300 e mesmo se as margens fossem maiores que a praticada pela Nikon eu continuo não entendendo direito a estratégia Fuji, primeiro porque é uma corporação gigante que deva priorizar no seu portfólio produto de alto volume ou alto valor agregado e nas DSLR era somente o sensor que ela tinha, nenhuma lente, acessórios, etc....Além disso o volume de vendas sempre foi muito pequeno, comparado com similar Nikon.

O objetivo principal não poderia ser o mkt pra vender as cameras menores? Assim como a Olympus já se pronunciou sobre a E-3....apesar de ser um escopo diferente, pois a Fuji não tem nada de reflex.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 08:23:38 por Leandro Federsoni »