Autor Tópico: Nikon D90 ou Canon Eos Rebel T1i  (Lida 8433 vezes)

Bieli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Online: 12 de Agosto de 2009, 21:15:47
Então...alguem tem uma luz no assunto...? eu quero poder filmar em HD, o preço não é tão diferente...a nikon tem suas vantagens...mas eu gosto da pegada da canon, só que pelo que vejo esta canon não tem aquele circulo ao lado para controlar abertura...pra mim isto é um fator importante, alguem sabe aonde fica o controle da abertura em cada camera...?

bom qq luz é benvinda.

valeu
nikon D40<br />Canon FT


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2009, 08:27:43
Eu acho que a D90 é mais câmera que a T1i, são categorias diferentes que elas estão posissionadas!

O Controle de abertura da Canon é segurando o botão AV. Na Nikon D90 tem dois Dials, então não precisa segurar nenhum botão, um controla a abertura, e o outro a velocidade.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:02:39
A Nikon é melhor para fotografia. A Canon é pouco melhor para filmagem.
A câmera é fotográfica, não filmadora, então vai de Nikon.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 13:41:34
A D90 é aparentemente melhor que a T1i, e também mais cara. Na realidade, a diferença (no que se refere à qualidade de imagem) entre uma e outro fica num patamar onde a maioria dos fotógrafos amadores não chega ou chega muito eventualmente. Em relação à filmagem, acredito que nenhuma das duas oferece resultados muito bons. A Nikon tem um problema em função do método utilizado que é de varredura vertical, o que gera grandes distorções em objetos que se movem horizontalmente ao plano da camera (ver vídeo de teste em http://www.youtube.com/watch?v=t0i5rmwPPNQ) E até onde sei a filmagem da Canon embora não apresente esse problema também está longe do ideal.

Então, se tiver grana sobrando, vá de D90. Caso contrário a T1i não vai te deixar na mão.

Quanto à abertura, as Canon tem um dial apenas ao lado do shutter. Em movo AV, o dial controla a abertura, em modo TV, o tempo de exposição. Em AV ou TV quando se aperta o botão e gira o dial, ele controla a compensação de exposição. Em M, sozinho ele controla o tempo e com o botão controla a abertura.

Abçs !
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 13:48:31 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 13:50:10
Li (não lembro onde) que a linha rebel (à qual pertence a T1i) só compensa -2EV a +2EV, característica que sinceramente faz diferença.

Ambas são muito boas, mas como disse antes eu iria de Nikon...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2009, 15:01:04
Dkfuji, sim as Rebel compensam de -2EV a +2EV. Mas sinceramente, não vejo em situações cotidianas onde se usaria uma compensação maior que isso. Eu até hoje nunca precisei de correção de mais de 1 EV, normalmente quando faço fotos contra paredes muito claras. E só porque optei por esse método ao invés de mudar para fotometria "spot" ou "parcial", que seria até o mais correto. Como o nome já diz, compensação é para corrigir um desvio na fotometria. Mais de 2EV para cima ou para baixo não é desvio, é erro mesmo, e bem difícil de ocorrer. Nesse caso, acho que o mais correto é corrigir a fotometria através da mudança dos parâmetros, normalmente o tipo de fotometria utilizada, ou então partir para a fotometria manual.

« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 15:03:54 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2009, 15:42:54
Nikon D90 sem pensar 2 vezes!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2009, 22:58:42
Alexandre, eu estava com minha filha (espoleta, não parava quieta ou parada), em ambiente claro (aberto, mas coberto, com sol lá fora das 14h) e com fundo escuro, e eu queria fotografar as velas que contrastavam com o fundo.
Com minha compacta coloquei em -2EV e não ficou legal (na minha compacta era o máximo que dava para colocar). Tinha que ter sido entre -3 e -3,7.
Dá pra corrigir no PS, mas eu não queria precisar fazer estas correções.
Quem já usou filme sabe bem do que eu falo quando digo que eu não queria precisar...
Mas precisei gastar algum tempo para conseguir o resultado que eu desejava.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2009, 13:19:09
dkfuji, nesse caso, se eu estivesse com minha cam iria mudar a medição para spot e provavelmente nem precisaria mexer na compensação. Mas, cada um está acostumado a fazer de um jeito, por isso estranhei vc citar os -2EV até +2EV como limitação. Aliás, até mesmo a linha semi-profissional da Canon como a 50D também vai de -2EV até +2EV.

[]´s



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2009, 10:03:19
Só vejo utilidade real para compensação de EV quando se trata de Bracketing para HDR. Daí quanto mais melhor.

Fora isso, a compensação costuma ser útil para quem utiliza Modos de Prioridade pois corrige uma fotometria indesejável. Isso também é útil em compactas que não oferecem o modo Manual.

Nas DSLR, creio que todas tenham o modo Manual. Dessa forma, compensação de EV não me parece um recurso relevante já que o próprio fotógrafo define a Abertura e Velocidade independente do que o fotômetro da câmera avaliar.
Precisou de -3EV? Vai lá e joga de 1/60 para 1/125 >> 1/250 >> 1/500 e pronto. :ok:

Pra não desvirtuar a conversa, eu iria de D90 também. Pelo o que já li sobre ela, parece ser mais câmera que a T1i.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2009, 15:58:48
so passei aqui pra falar.......... Nikon D90  :D


mas seja qual for a escolha vai estar bem de camera,mas particularmente eu acho a nikon d90 mais camera que a rebel t1i ,alem do mais pra mim aqueles dois dial fazem uma senhora diferenca...


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


tom82

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2009, 12:18:44
D90. Em recurso, praticidade. Mas gosto é gosto, o que te agradar mais no uso, compra. Testa as de amigos, os mesmos modelos ou similares. Em se tratando de qualidade imagem são parecidas. a lente do kit da D90 é muito melhor que a da Canon, se for ficar com a lente do kit muito tempo isso pesa. Sistema de flash da Nikon é bem melhor. Lentes nikon são um pouco mais caras... e por aí vai...
Sua obrigação, visite minha sala:


https://www.facebook.com/tomcosta82


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2009, 17:42:52
Discordo sobre a lente do kit da D90 ser melhor que a lente do kit da Canon. Ela tem mais range, é mais versátil, melhor construída, tudo isso é verdade, mas em relação à ótica, as duas são muito próximas sendo a Nikon mais soft nas bordas do frame (pelo menos é o que dizem os reviews).

Aqui uma comparação entre XSi e D90
http://www.fotoactualidad.com/2008/10/nikon-d90-vs-canon-xsi-en-imagenes.html

Com certeza a D90 é mais camera, mas pela diferença de preço não sei realmente se valhe a pena, já que a diferença parece ser realmente muito pequena. Talvez se fosse prá pegar uma D90, pegaria uma 50D quase pelo mesmo preço (ou mais barato, dependendo da lente) e teria uma camera de outra categoria.

EDITADO: O forista disse que a filmagem é um recurso necessário, então a 50D tá fora :)
« Última modificação: 17 de Agosto de 2009, 17:45:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460