Autor Tópico: [Duvida] Abertura x Fotografia  (Lida 1780 vezes)

jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Online: 13 de Agosto de 2009, 08:30:56
Bom dia a todos,

não sei nem se esse é o lugar certo para abrir esse topico, e não sei nem se precisaria de abrir um topico, mas essa duvida realmente surgiu, então resolvi dividí-la com vocês.

Comprei a pouco tempo uma Canon 500n, e esse final de semana bati o 1º filme com ela.

Depois de revelar e pensar muito, cheguei a uma duvida que realmente me deixou confuso.

Quando não usar a abertura maxima da lente?
Eu pensei, pensei, pensei, e não cheguei a conclusão nenhuma, pois, se a lente é clara, deveriamos sempre usar ela na abertura maxima, salvo casos em que isso é proposital.
Mas não entendi, pois tirei algumas fotos com abertura diferente da maxima da minha lente, e não senti diferença, ou esse 'não sentir a diferença' é apenas o fato de meu olho não estar acostumado?

Desde já agradeço

Jefferson
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2009, 08:49:18
Jefferson a abertura é um dos principais fatores influenciadores da profundidade de campo. Além disso ela também serve de alternativa para possibilitar o uso de velocidades mais baixas, o que aumenta o seu controle sobre a impressão de movimento da cena (como em uma queda d´água na qual você deseja criar o aspécto de véu para ilustrar o movimento). Além de tudo isso a maior abertura raramente é a abertura que apresenta melhor nitidez, neste caso pode ser que você precise trabalhar com aberturas menores (como f/5.6 ou f/8.0) para produzir imagens mais nítidas.


Por tudo isso que ter controle sobre a abertura é fundamental para qualquer trabalho sério em fotografia, pois ela é um dos elementos de exposição que mais afeta elementos relacionados à composição.

Leia mais sobre profundidade de campo em: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0

Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 10:18:35
Muito bom Leo, ressalto que em cópias 10X15 raramente você perceberá as imagens menos nítidas. Gosto de impressões maiores (como 20X25 ou 20X30).


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 21:25:27
Pelo pouco ou quase nada que entendo sobre fotografia(que aprendi aki no forum com os mestres) sei que em fotos com luz ambiente e externas a lente deve ficar mais fechada para entrar menos luz e a foto nao sair mais clara do que deve e quando a foto for noturna ou interna como dentro de casa, a lente deve ficar o mais aberta o possivel para obter o maximo de luz no ambiente.Acho que a abertura da lente tem muito a ver com o controle de luz sobre a foto, não esquecendo do tempo de abertura da lente também.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 23:10:06
Guilherme,
Quando uma foto expondo 1/50 entrega resultados semelhantes a uma foto 1/1000 ou quando voce pode entregar reusltados com ISO 3200, a abertura servira apenas para controle do DOF. Se a imagem tem muita luz, exponha menos. Se tem muita luz, exponha mais ou aumente o ISO.
Se voce encontrou o DoF ideal para seu objetivo voce precisara jogar com a exposicao e com o ISO.


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2009, 00:29:54
dkfuji,
Pensei que a abertura tinha a ver com a quantidade de luz porque na maioria das fotos que vejo aqui as pessoas fotografam sempre em f/8.0 ou menor quando estao em lugar aberto e de dia, raramente vejo uma foto com abertura em f/3.1 ou maior em fotos com muita luz ambiente.
Valeu pela informação.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2009, 00:34:35 por Guilherme Augusto »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2009, 07:46:41
Mas tem a ver sim.
Quando você fotografa paisagens, é comum usar F/11 ou menor para aumentar a profundidade de campo. Consequentemente é necessário aumento na exposição (ou ISO) para aumentar a quantidade de luz que entra ou a sensibilidade do sensor. Se, entretanto, você tira uma foto de esporte, mesmo que seja durante o sol das 14h, sua abertura será maior, para congelar o momento.
O que eu disse é que em diversas situações a abertura servirá apenas para DoF, mas ela influencia sim na quantidade de luz que entra.
Supondo que você quer tirar uma foto durante o dia (em ambiente claro com sol direto), em que a fotometria correta seria 1/500 F/11 e ISO 400. Voce não deseja aumentar o ISO (para gerar imagens mais limpas), mas deseja aumentar a velocidade. Coloque F/5.6 e a velocidade poderá ser aumentada para 2000. ENTRETANTO o DoF será encurtado.


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2009, 08:58:13
Mas tem a ver sim.
Quando você fotografa paisagens, é comum usar F/11 ou menor para aumentar a profundidade de campo. Consequentemente é necessário aumento na exposição (ou ISO) para aumentar a quantidade de luz que entra ou a sensibilidade do sensor. Se, entretanto, você tira uma foto de esporte, mesmo que seja durante o sol das 14h, sua abertura será maior, para congelar o momento.
O que eu disse é que em diversas situações a abertura servirá apenas para DoF, mas ela influencia sim na quantidade de luz que entra.
Supondo que você quer tirar uma foto durante o dia (em ambiente claro com sol direto), em que a fotometria correta seria 1/500 F/11 e ISO 400. Voce não deseja aumentar o ISO (para gerar imagens mais limpas), mas deseja aumentar a velocidade. Coloque F/5.6 e a velocidade poderá ser aumentada para 2000. ENTRETANTO o DoF será encurtado.



Bem esclarecedor isso, não tinha pensado no aumenta da abertura para fotos de paisagens, e aumentar o DoF.
Mas fotos com Abertura Menor, logo Tempo de Exposição Maior ficam dificeis de se tirar sem tripé.
Mas já foi de grande ajuda.
Vou começar a pensar nisso antes de tirar minhas fotos :)
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2009, 10:19:27
Fotografia é um jogo, você consegue controlar a luz com algumas variáveis (ISO, velocidade, abertura e a própria quantidade de luz ambiente) e todas estas variáveis vão influenciar aspéctos de composição. O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2009, 12:45:29
Fotografia é um jogo, você consegue controlar a luz com algumas variáveis (ISO, velocidade, abertura e a própria quantidade de luz ambiente) e todas estas variáveis vão influenciar aspéctos de composição. O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. ;)

Sabias palavras,
foram parar na minha assinatura.
HAHAHA
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2009, 14:06:11
Bom, complementando tudo o que já foi dito e o post que o Leo recomendou, tem aqui algo que escrevi sobre o assunto, e principalmente sobre as escolhas na fotometria, nos três primeiros tópicos:

http://stosfot.wordpress.com/category/dicas-simples-de-fotografia-basica/

Espero que ajude a completar...

Abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2009, 14:25:46
Muito bom o link Marcelo,
deu só uma passada de olho, chegando em casa eu leio com mais calma
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2009, 20:51:50
Tá nos favoritos já Marcelo.

SUPER detalhado a 1ª parte.

Show de bola
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6