Autor Tópico: Anéis de Newton - Como remover?  (Lida 8739 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 13 de Agosto de 2009, 17:33:45
Galera, estou tendo problemas com anéis de Newton nos meus scans:


O método que estou usando pra escanear é colocar os negativos direto no scanner e colocar um vidro por cima. O scanner é um EPSON 4990, e ele pede pra escanear com o lado brilhante pra baixo.
Eu li por aí que isso é causado pelo contato do negativo com o vidro. Mas se eu tento usar o suporte de negativos fica ruim pois os negativos estão curvados, aí eu perco definição nos scans. Entao nao tenho como deixá-los retos sem produzir os anéis de Newton.
Alguém tem alguma idéia?
Vou tentar também escanear com o HP G4050 e ver se me livro desse problema. Todo mundo fala tanto desse scanner que vou tentar com ele.

Valeu
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2009, 18:05:03
Vidro anti-newton.
Não tenho a menor idéia onde voce pode arranjar isto  ;)
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 18:20:40
Hahahaha, valeu Paulo!
Eu li sobre esse vidro, e achei, mas nao aqui no Brasil. Custa 30 dólares, e é do tamanho de uma tira de 35mm. Deve cobrir uns 5 ou 6 quadros. O ruim vai ser tentar trazer esse negocio, eu queria tentar uma solução mais facil.
Hoje a noite vou fazer os testes com o G4050 e com o Epson com a emulsão pra baixo. Vamos ver no que dá...
Se ainda assim eu não conseguir vou tentar fazer meus proprios suportes de negativos, pois vi que o negativo nao deve encostar no vidro e sim ficar a uma certa distancia, onde nao haveriam os aneis de Newton e a nitidez maxima do scanner seria alcançada.
"Film is not dead, it just smells funny."



Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 18:28:21
Acho que a longo prazo deixar os negativos dentro de algum livro para voltarem ao normal?... :ponder:

Luciano
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2009, 19:22:38
Alberto, tem um spray anti-newton também. Mas acho que aqui no BR estes negócios são ficção científica.
http://www.firstcall-photographic.co.uk/shop/categories/cleaning-products/0/tetenal/tetenal-anti-newton-ring-spray-200ml/

Já vi um cara falar sobre colocar um pouco, muito pouco, de talco e dar um jato de ar depois.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2009, 20:23:26
Acho que a longo prazo deixar os negativos dentro de algum livro para voltarem ao normal?... :ponder:

Luciano

Exatamente!!!!!!!!!!!!


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2009, 20:47:22
Valeu! :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2009, 21:11:40
Mandei revelar um rolo de Neopan Acros-100, 120mm, e me entregaram o filme sem cortar, enrolado, dentro do envelopes... Resultado: Ficou todo torto, com umas partes bem dobradas. Pensei em colocá-lo dentro de uma enciclopédia, mas o papel branco não danifica o filme?
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2009, 21:19:37
Mandei revelar um rolo de Neopan Acros-100, 120mm, e me entregaram o filme sem cortar, enrolado, dentro do envelopes... Resultado: Ficou todo torto, com umas partes bem dobradas. Pensei em colocá-lo dentro de uma enciclopédia, mas o papel branco não danifica o filme?

Coloca ele dentro daqueles Print Files, que são tipo umas páginas transparentes com espaços para tiras de 6 quadros. Dá pra colocar um filme de 36 inteiro.
"Film is not dead, it just smells funny."



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2009, 22:46:00
Mandei revelar um rolo de Neopan Acros-100, 120mm, e me entregaram o filme sem cortar, enrolado, dentro do envelopes... Resultado: Ficou todo torto, com umas partes bem dobradas. Pensei em colocá-lo dentro de uma enciclopédia, mas o papel branco não danifica o filme?


Obelix, coloca o negativo envolto em papel manteiga e esse "envelope" dentro de um livro. O papel manteiga não serve para armazená-lo, mas somente para não deixar que o mesmo se arranhe dentro das folhas de papel do livro. Depois que o negativo estiver "retinho" a melhor forma que encontrei para armazená-lo é o Fileprint mesmo.


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2009, 14:25:12
Aqui em SP mandei revelar um filme em negativo e me entregaram enrolado também, porém dentro do tubo de plástico que o filme vem, bom visto que algumas vezes já me entregaram cortando parte do quadro do negativo...Alguém conhece algum laboratório bom em SP que mantenha o enquadramento original dos negativos nas fotos reveladas e tenha boa qualidade na revelação???
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2009, 15:17:08
A forma porca com que alguns labs entregam os negativos chega a dar raiva.
Já recebi negativo assim, enrolado dentro do tubo plastico do cartucho.
Na hora reclamei com o balconista, mas já era tarde: negativo todo riscado.

Ultimamente tenho revelado na loja do Fernando Paes aqui do forum (Tatucolor).
Serviço bem feito, cortado certinho e entregue dentro de porta negativos.

Quanto aos negativos enrolados recomendo enrola-los no lado inverso por um tempo para aplana-los.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2009, 15:38:42
Bom, fiz os testes ontem. No Epson, no HP, emulsão pra cima, emulsão pra baixo. Não tem jeito, esses filhos-da-mãe desses anéis continuam aparecendo! Eu achava que ia ser só na escola que eu não ia gostar desse tal de Newton, mas eu nunca tive tanta raiva dele  :D
O jeito é usar os TMAs mesmo, fazer o quê...
Quem sabe eu dou um jeito de trazer um desses vidros anti-newton ou um dia consiga comprar um scanner só pra negativos daqueles bacanões da Nikon, pena que custam os olhos da cara... :eek: :eek:
"Film is not dead, it just smells funny."



Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2009, 16:39:31
esses aneis podem estar se formando entre o scanner e o negativo ou entre o negativo e o vidro.
se for a segunda hipotese será que um vidro jateado não serviria?
Pode estar totalmente enganado, mas con certeza é mais facil e barato.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2009, 18:40:17
Já li um post em um blog de um gringo (que tem o mesmo scanner que eu) que o cara usou um pedaço de "matt glass" comprado numa loja de artes.
Tentando descobrir o que seria essa tal de "matt glass" (e onde encontra-lo) descobri que se trata de vidro anti reflexo vendido em vidraçarias, muito usado para molduras pois evita o reflexo indesejado do vidro. Este tipo de vidro nem custa tão caro. Ainda não tentei, mas quem quiser fazer os teste fica dada a dica.

Este é o post do blog a que me referi:

http://justinlow.com/articles/glass-carrier-for-canoscan-9950f
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]