Autor Tópico: Direitos de Autor  (Lida 1069 vezes)

muna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Agosto de 2009, 10:35:02
bom dia pessoal, estou aqui com uma duvida e gostaria que alguem com conhecimento no assunto me esclareça sobre o assunto  :aua:.
Fui contratado para fazer reportagem sobre um artista de reggae num festival gostaria de saber como ficam os direitos de autor, se é com a empresa que me contrarou para cobrir o artista ou se é comigo, outra duvida é que tenho que entregar um cd com as fotos do evento e se devo colocar dentro das fotos o meu copyright ou se fica nas propriedades das fotos já que a minha maquina faz isso automaticamente.

Abraço  :ponder:
Canon EOS 50D
Canon 50mm F/1.4
Sigma 18-50mm F/2.8 Dc Macro
Sigma 28-300mm F/3.5 Macro
Flash 580EXII Speddlite


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2009, 13:29:16
A foto será sempre propriedade intelectual sua, o que não significa que você detenha todos os direitos sobre ela (propriedade material), principalmente quando o seu trabalho é terceirizado. Isso depende de contrato. Também sua veiculação vai depender da licença de uso de imagem de terceiros, principalmente sendo ele um figura notória. A responsabilidade em obter essa licença é de quem vai veicular o material e não do fotógrafo contratado.

Bem, não sei se era essa sua dúvida, mas também é só isso que eu sei  :D

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2009, 16:49:41
Se você  tem vínculo empregatício com o veículo e usa equipamento deles, é provavel que as fotos pertençam `a eles tb.
É o que o Marcelo falou, depende do contrato.  :ok:


muna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2009, 20:19:32
valeu pelo esclarecimento pessoal, vou cruzar as vossas dicas com as leis do meu país e ver o que da, pois vivo em Cabo Verde.
já agora ana todo material que usei é meu
Canon EOS 50D
Canon 50mm F/1.4
Sigma 18-50mm F/2.8 Dc Macro
Sigma 28-300mm F/3.5 Macro
Flash 580EXII Speddlite