Autor Tópico: Câmera retrô traz recursos de profissional  (Lida 2081 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 13 de Agosto de 2009, 17:37:45
Eu gosto de coisa antiga, mas essa matéria é pra quem gosta da onda retrô. :]

Câmera retrô traz recursos de profissional

IMPACTO VISUAL >>
Fabricantes revivem aparência antiga, que ajuda a aproximar da alta tecnologia os consumidores leigos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alguns dos mais inovadores lançamentos do mercado fotográfico chamam a atenção pelo seu visual retrô. Nos últimos meses, equipamentos como Canon G10, Lumix LX3, Samsung WB550, Nikon P6000 e Olympus E-P1 trouxeram à tona a nostalgia de um design mais clássico -combinado com recursos que até há pouco só eram encontrados em câmeras profissionais.
Nessa onda entraram adeptos de duas tribos: primeiro os apaixonados por tudo que remete a tempos antigos e, depois, consumidores que veem nessas compactas avançadas a oportunidade de tirar boas fotos sem precisar carregar pesados equipamentos.

Recursos
"No meu trabalho, eu utilizo câmeras dSLR, mas, nos momentos de lazer, eu prefiro carregar no bolso a minha Canon G10, que acaba cumprindo muito bem o papel de tirar fotos com qualidade, sem ser tão pesada de transportar", diz o fotógrafo profissional Fernando Siqueira.
"Até mesmo em situações de trabalho, como nas aulas de foto de moda que eu ministro, eu já levei a G10 e ela cumpriu bem o seu papel", conta.
Entre alguns dos pontos positivos destacados por Siqueira, está a proximidade de comandos encontrados nas câmeras profissionais e nas compactas avançadas.
"Ela tem praticamente os mesmos comandos que uma câmera profissional, além de oferecer um resultado muito satisfatório para um equipamento deste tamanho", analisa.
"Gosto tanto desse tipo de coisa que já encomendei uma Olympus E-P1, que deve chegar dos EUA em 15 dias", comemora ele, que investiu mais de US$ 800 gastos na compra.

Arma de sedução
Para a professora de design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) Denise Dantas, essa volta ao passado tem explicações claras. "Em se tratando de tecnologia, o que se vê nesse mercado é que os equipamentos são todos muito parecidos", comenta ela.
"A maioria das câmeras é prateada, com botões nos mesmos lugares, diferenciando-se apenas pela quantidade de Mpixels, alcance do zoom ou alguma outra funcionalidade. Essa busca por diferenciação por meio da tecnologia acabou afastando o usuário comum, que ficou com medo de não saber usar tudo que é oferecido."
Segundo Dantas, ao buscar esse visual retrô, os fabricantes conseguiram reaproximar o consumidor dos equipamentos. "Ao se apresentar com essa imagem de antigo, as pessoas tendem a achar que já têm familiaridade com aquele produto e por isso saberiam manuseá-lo sem problemas", arrisca a professora.
"Isso arrebanha consumidores que poderiam recusar um produto apenas por achar que ele é moderno demais, mas também acaba atraindo jovens com uma vivência cultural mais ampla, que conseguem identificar um produto de alta tecnologia camuflado sob uma carcaça de produto velho."
(GAVROCHE FUKUMA)

Fonte: FSP - Informática - 12/08/2009


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:38:24
Câmeras
Rolleiflex MiniDigi
Com resolução de 5 Mpixels, é uma réplica -em tamanho reduzido- da Rolleiflex 2.8F, de 1929
Preço sugerido: US$ 299
www.bhphotovideo.com

Samsung WB550
Filma com resolução 720p e tem saída HDMI para conexão com TVs de LCD ou plasma
Preço sugerido: 1.799
www.samsung.com.br

Olympus E-P1
Inspirada na Olympus Pen, essa SLR tem kit básico que vem com uma lente 14-42mm
Preço sugerido: US$ 799
www.olympusamerica.com

Canon G10
Câmera que agrada profissionais e amadores sérios, principalmente por sua ótica e processamento
Preço sugerido: R$ 3.699
www.livrariasaraiva.com.br

Vivitar Vivicam 8027
Diferentemente de outras retrôs, especula-se que a 8027 será mais barata -algo em torno de US$ 100
Sem preço sugerido
www.vivitar.com

Fonte: Idem


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 17:40:07
Design clássico serve de inspiração

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alguns modelos de câmeras fotográficas foram eternizados pelo seu design. Um bom exemplo disso foi a famosa linha "F" da Nikon, desenhada na década de 1980 pelo italiano Giorgetto Giugiaro, que acabou também por emprestar sua inspiração para a moderníssima D3.
Giugiaro sempre foi famoso pelo design de carros esportivos, mas não há como negar sua contribuição no universo das câmeras.
A Leica, fundada em 1920, contou com o design de seu criador, Oskar Barnack, para se tornar um verdadeiro ícone do segmento fotográfico. Até hoje as câmeras Leica mantêm o mesmo estilo, servindo de inspiração para outras marcas. No caso da Panasonic, um acordo entre as duas empresas permite que a linha Lumix tenha não só o design, mas também as lentes da Leica.
Já a Canon, marcou a década de 1970 com a AE-1, nítida inspiração para suas atuais sucessoras, as compactas da linha G. A questão do design de câmeras é tão valorizado pela empresa que ela mantém um site com a história de cada modelo. Visite: www.canon.com/camera-museum. (GF)

Fonte: Idem
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 17:40:33 por Kika Salem »


Pedro Harrison

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 22:45:11
Eu vi essa reportagem.

Acho que a Leica M8 entra nessa lista também:

Leica M8 - 10.1 Mpixels
Preço - na faixa dos $5000 :shock:

Muito legal esse comparativo:
http://www.youtube.com/watch?v=Pef7Eh_rzDY&feature=related


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2009, 16:29:16
Dentre todas as cameras citadas acima, penso que a Olympus E-P1 é a única que possui inovações (corrijam-me, se estiver errado), além da "repaginada" retrô. Permite troca das lentes, que, se seguirem a tradição da marca, devem ser ótimas!
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2009, 22:03:25
a M8 da Leica tambem.

Mas 5000 dolares? :/
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2009, 11:42:02
A Leica até que está baratinha, comparada com a G10 a R$ 3.700 na Saraiva, na relação acima  :assobi:
Eliverto Scherer<br /><br />


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2009, 12:57:46
A Leica até que está baratinha, comparada com a G10 a R$ 3.700 na Saraiva, na relação acima  :assobi:

A diferença é que eu paguei apenas R$ 1.100,00 na minha G10 no Mercado paralelo...
Alguém me consegue uma Leica M8 dessa maneira por um precinho desses (proporcionalmente, claro) ??
« Última modificação: 16 de Agosto de 2009, 12:58:08 por fcsergio »


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2009, 23:37:05
Câmeras
Rolleiflex MiniDigi
Com resolução de 5 Mpixels, é uma réplica -em tamanho reduzido- da Rolleiflex 2.8F, de 1929
Preço sugerido: US$ 299
www.bhphotovideo.com

Samsung WB550
Filma com resolução 720p e tem saída HDMI para conexão com TVs de LCD ou plasma
Preço sugerido: 1.799
www.samsung.com.br

Olympus E-P1
Inspirada na Olympus Pen, essa SLR tem kit básico que vem com uma lente 14-42mm
Preço sugerido: US$ 799
www.olympusamerica.com

Canon G10
Câmera que agrada profissionais e amadores sérios, principalmente por sua ótica e processamento
Preço sugerido: R$ 3.699
www.livrariasaraiva.com.br

Vivitar Vivicam 8027
Diferentemente de outras retrôs, especula-se que a 8027 será mais barata -algo em torno de US$ 100
Sem preço sugerido
www.vivitar.com

Fonte: Idem

A EP-1 não é SLR!  :shock:
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


tom82

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 156
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2009, 23:44:01
Não nesta vida a politica de preços praticada pelo mercado interno e de imposto cobrado acontecerá no Brasil.

Eu bem que queria uma compacta fininha com um bom zoom, um ISO legal até 400 e RAW para carregar por aí... Será que é pedir muito?
Sua obrigação, visite minha sala:


https://www.facebook.com/tomcosta82


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2009, 19:38:09
Não nesta vida a politica de preços praticada pelo mercado interno e de imposto cobrado acontecerá no Brasil.

Eu bem que queria uma compacta fininha com um bom zoom, um ISO legal até 400 e RAW para carregar por aí... Será que é pedir muito?

Tirando o "fininha", a Canon G10 e a Nikon Coolpix 6000 têm tudo isso.
Em revisões, a G10 se mostra uma melhor câmera na comparação com a NCP 6000.


Suenc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:08:08
a g10 realmente eh melhor


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:19:29
A diferença é que eu paguei apenas R$ 1.100,00 na minha G10 no Mercado paralelo...
Alguém me consegue uma Leica M8 dessa maneira por um precinho desses (proporcionalmente, claro) ??

Sim, por US$5.000 já aqui no Brasil... (sem lentes...)


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2009, 01:01:37
Sim, por US$5.000 já aqui no Brasil... (sem lentes...)

U$5,000.00 ??
Precinho ?  :D