Autor Tópico: Chegou meu novo brinquedo!  (Lida 23869 vezes)

Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 25 de Agosto de 2009, 18:10:07
Com adaptador de baioneta (sem interferência ótica) a câmera que mais aceita lentes é a Canon, seguida da Sony. Isso se deve às distâncias de colimação destes sistemas, que são mais próximas, o que possibilita o uso de qualquer lente com distância da colimação maior.

Leo, na verdade a que mais aceita é a micro 4/3, acho que aceita qualquer lente existente no mundo. Se vc for ver, a Canon não aceita as lentes FD com adaptador sem elemento ótico, já o micro 4/3 aceita.
Já até vi gente adaptando lentes de cinema na micro 4/3 rs

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #31 Online: 25 de Agosto de 2009, 18:48:59
Leandro o da Canon é 44mm e não 42mm.

Eu fui bonzinho e peguei, das várias baionetas Canon, as de menor distância — as R e F[DL] são 42mm.


Citar
A Canon é a marca que oferece maior versatilidade dentre os sistemas SLR

Por que critérios?


Citar
não vou discutir micro 4:3 porque não são câmeras do mesmo gabarito e nem mesmo capazes de competir diretamente com as SLR

O inverso é verdadeiro, dependendo do critério.


Citar
certamente possuem colimação menor, mesmo porque é este o objetivo de tais sistemas.

Não ficou claro quem possui a menor distância — pelo contexto, seria a Canon (o que estaria errado), a concordância de número não bate mas dá a impressão que seriam as câmeras do sistema Quatro Terços e sua versão Micro (o que estaria certo).


Citar
A colimação da Oly é menor O 4:3 mas não dá adaptação direta para Canon ou Minolta por questões de diâmetro na baioneta e controle de abertura

Dá sim, há até páginas sobre adaptadores Minolta e Canon FD, encontráveis com simples consultas no Google.

Agora, explique o que você quer dizer com isso?  As limitações inerentes a tais adaptações, como foco no infinito?  Elas são inevitáveis… e, no Micro Quatro Terços, não se aplicam.  Os diâmetros das baionetas do Quatro Terços até são bem maiores que o teoricamnete necessário para lentes Quatro Terços, provavelmente para permitir tais adaptações?


Citar
ou seja, não é versátil como Minolta e PRINCIPALMENTE Canon.

Vejamos… posso usar lentes Minolta, Canon *e* Quatro Terços numa câmera Quatro Terços… e numa Micro Quatro Terços, sem limitações, com foco pela tela com ampliação, e até lentes Leica M.

Além disso, devido ao sensor menor, há menos problemas de vinhetagem e aberração cromática nos cantos.


Citar
Por mais que você goste de Oly não dá para fazer tais adaptações com a mesma qualidade que se consegue na Canon.

Você podia ter evitado o ad hominem, ainda mais com algo que não pesquisou o suficiente.


Citar
Se você achar um adaptador sem ajuste ótico de Canon EF e Minolta AF para Oly  eu ficaria até grato, pois resolveria um problema atual que tenho neste sentido com a E420.

Uai, por que será que você não achou?
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #32 Online: 25 de Agosto de 2009, 22:32:53
Poxa ótimo preço hein.
Quero ver as imagens depois :)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 25 de Agosto de 2009, 22:40:59
Ivan, o que você achou do AF da câmera? Vi um vídeo hoje da G1 focando, achei muitíssimo rápido. Matou a pau a EP-1, e parece ser muito próxima ao AF de uma SLR.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2009, 22:50:42
Ivan, o que você achou do AF da câmera? Vi um vídeo hoje da G1 focando, achei muitíssimo rápido. Matou a pau a EP-1, e parece ser muito próxima ao AF de uma SLR.

Achei rápido e preciso, porem, to usando ela exclusivamente com as lentes manuais...
mas as poucas vezes que usei a lente AF (do Kit) fiquei impressionado com a nitidez, alem de parecer de brinquedo, muito pequena!

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 26 de Agosto de 2009, 00:24:24
Dá sim, há até páginas sobre adaptadores Minolta e Canon FD, encontráveis com simples consultas no Google.

Agora, explique o que você quer dizer com isso?  As limitações inerentes a tais adaptações, como foco no infinito?  Elas são inevitáveis… e, no Micro Quatro Terços, não se aplicam.  Os diâmetros das baionetas do Quatro Terços até são bem maiores que o teoricamnete necessário para lentes Quatro Terços, provavelmente para permitir tais adaptações?

Uai, por que será que você não achou?
Leandro primeiro que a discussão era de uso de lentes manuais e/ou de outras marcas, eu esclareci que a melhor opção era a Canon, a colimação é o fator que a torna a melhor opção dentre as APS e o diâmetro da baioneta é o que mata a Oly. Me baseio no que já busquei e no que de fato encontrei e você pode conversar com qualquer um que faça tais adaptações que a opinião será praticamente a mesma, a câmera mais fácil de adaptar lentes de terceiros é a Canon, mesmo porque a lente Canon praticamente só funciona em Canon e isso por si só já gera uma limitação significativa.
Não achei tais adaptadores porque se existem são absurdamente raros, certamente não foi por falta de tentar. Você apontou adaptadores para lentes manuais. Esses a maioria faz (o diâmetro de rosca dessas lentes é tão pequeno que permite adaptações incríveis sem elementos óticos adicionais, já achei até adaptadores para Nikon para estas lentes). Quero ver é adaptar as lentes AF (mesmo sem o AF).
Eu tenho um adaptador para Minolta AF para minhas Canon, mas já tentei achar um para minolta AF e canon EF para uso na E420 de minha namorada e simplesmente não se acha, já revirei o E-bay, dealextreme, o que você imaginar, não acha porque tecnicamente é inviável.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 26 de Agosto de 2009, 00:25:50
Ivan qual lente veio no Kit dela?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #37 Online: 26 de Agosto de 2009, 06:34:41
Leandro primeiro que a discussão era de uso de lentes manuais e/ou de outras marcas, eu esclareci que a melhor opção era a Canon, a colimação é o fator que a torna a melhor opção dentre as APS e o diâmetro da baioneta é o que mata a Oly.

Como o diâmetro da baioneta mata Quatro Terços?  Ele usa qualquer lente manual, exatamente pela distância de colimação.

Não me restrinjo às pseudo–APS-C, até por causa dos problemas de vinhetagem e aberração cromática.


Citar
Canon praticamente só funciona em Canon e isso por si só já gera uma limitação significativa.

Funciona em Quatro Terços.


Citar
Não achei tais adaptadores porque se existem são absurdamente raros, certamente não foi por falta de tentar. Você apontou adaptadores para lentes manuais. Esses a maioria faz (o diâmetro de rosca dessas lentes é tão pequeno que permite adaptações incríveis sem elementos óticos adicionais, já achei até adaptadores para Nikon para estas lentes). Quero ver é adaptar as lentes AF (mesmo sem o AF).

Ah, você mudou de assunto… na mesma mensagem eram lentes manuais, agora são de autofoco.


Citar
Eu tenho um adaptador para Minolta AF para minhas Canon, mas já tentei achar um para minolta AF e canon EF para uso na E420 de minha namorada e simplesmente não se acha, já revirei o E-bay, dealextreme, o que você imaginar, não acha porque tecnicamente é inviável.

De fato, para quem quer adaptar lentes autofoco de uma ou outra marca porque já as tem… mas o mais interessante são as lentes manuais, que são mais baratas e duráveis.

Para usar autofoco prefiro as Quatro Terços mesmo, para que dor de cabeça e custo adicional?
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #38 Online: 26 de Agosto de 2009, 08:13:24
eu fiz uma pesquisa e a que mais tem adaptadpres é sim o sistema 4:3 seguida pela Canon. tirando os adaptadores medio formato.

canon nao tem adaptador pra Leica M, ja procurei e nao achei, nem  pra 4:3, já o 4:3 tem, incluindo pra algumas medio formato...

vlw turma
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 08:25:52 por oliver.vs »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #39 Online: 26 de Agosto de 2009, 08:17:05
Leandro o da Canon é 44mm e não 42mm.
A Canon é a marca que oferece maior versatilidade dentre os sistemas SLR (não vou discutir micro 4:3 porque não são câmeras do mesmo gabarito e nem mesmo capazes de competir diretamente com as SLR), mas certamente possuem colimação menor, mesmo porque é este o objetivo de tais sistemas.
A colimação da Oly é menor O 4:3 mas não dá adaptação direta para Canon ou Minolta por questões de diâmetro na baioneta e controle de abertura, ou seja, não é versátil como Minolta e PRINCIPALMENTE Canon. Por mais que você goste de Oly não dá para fazer tais adaptações com a mesma qualidade que se consegue na Canon. Entre as SLR digitais a opção mais versátil em termos de uso de lentes de terceiros é a Canon (na verdade todos que visam adaptação de lentes de outras marcas buscam a Canon exatamente por isso). É a câmera que abre mais possibilidades neste sentido.
Se você achar um adaptador sem ajuste ótico de Canon EF e Minolta AF para Oly  eu ficaria até grato, pois resolveria um problema atual que tenho neste sentido com a E420.

Leo, vc ja procurou no ebay? pq acho que vc nao procurou direito...se quizer passo o link de tais adaptadores pra vc.



oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #40 Online: 26 de Agosto de 2009, 08:18:48
Leandro o da Canon é 44mm e não 42mm.
A Canon é a marca que oferece maior versatilidade dentre os sistemas SLR (não vou discutir micro 4:3 porque não são câmeras do mesmo gabarito e nem mesmo capazes de competir diretamente com as SLR), mas certamente possuem colimação menor, mesmo porque é este o objetivo de tais sistemas.
A colimação da Oly é menor O 4:3 mas não dá adaptação direta para Canon ou Minolta por questões de diâmetro na baioneta e controle de abertura, ou seja, não é versátil como Minolta e PRINCIPALMENTE Canon. Por mais que você goste de Oly não dá para fazer tais adaptações com a mesma qualidade que se consegue na Canon. Entre as SLR digitais a opção mais versátil em termos de uso de lentes de terceiros é a Canon (na verdade todos que visam adaptação de lentes de outras marcas buscam a Canon exatamente por isso). É a câmera que abre mais possibilidades neste sentido.
Se você achar um adaptador sem ajuste ótico de Canon EF e Minolta AF para Oly  eu ficaria até grato, pois resolveria um problema atual que tenho neste sentido com a E420.

Na boa Leo, eu nao acho isso nao, só vejo vc falar isso, mas vai saber... :ok:
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 08:27:04 por oliver.vs »


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #41 Online: 26 de Agosto de 2009, 09:08:58
canon nao tem adaptador pra Leica M, ja procurei e nao achei, nem  pra 4:3, já o 4:3 tem

Imagino que quiseste dizer µ4:3 (Micro Quatro Terços)?
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #42 Online: 26 de Agosto de 2009, 09:12:49
Leo, vc ja procurou no ebay? pq acho que vc nao procurou direito...

Depende, Oliver — adaptadores de lentes manuais você tem razão, de lentes de autofoco, pode ser que o Leo tenha — digo ‘pode ser’ porque ele não mandou referência de tais adaptadores.

Ah, e, só para lembrar, o Quatro Terços tem adaptadores oficiais dos fabricantes de câmeras e dos de lentes, além de adaptadores feitos por empresas especializadas como Novoflex e Fotodiox, além dos xingue‐lingue do eBay, alguns quais de ótima qualidade.  Além disso, tem os chips Dandelion russos, vendidos inclusive já integrados aos adaptadores Fotodiox, para permitir uso de confirmação de foco em câmeras Olympus que não a suportam diretamente.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 09:13:08 por leandrod »
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #43 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:19:48
Leandro eu não mudei de assunto, a pergunta foi se a solução para problemas com adaptadores era Sony, eu simplesmente respondi que não, que era Canon (que sem dúvida adapta quase tudo) eu NUNCA restringi a lentes manuais (pode procurar que você não vai achar), mesmo porque eu tenho uma Oly em casa e sei que tanto ela, como a Sony e a Canon adaptam a maioria das lentes manuais (apesar de muitas serem com a famigerada lente). O problema das adaptações está na portabilidade entre os sistemas AF, MESMO com a perda do AF você praticamente só acha adaptadores da Canon para outras marcas o que a torna a favorita de quem faz adaptações. Não vou discutir aqui se manuais são mais baratas, ou coisas do tipo, porque de fato são, mas eu busco possibilidade de intercâmbio, principalmente para ajudar minha namorada com a Oly dela, pois ela tem apenas uma lente para a câmera e seria interessante se ela pudesse usar as minhas, assim como quem busca essa portabilidade o meu objetivo é maximização e neste sentido não achei até hoje nada melhor que a Canon.


Olyver eu nunca achei adaptadores sem lente de Canon EF para 4:3, se você tiver achado seria um favor postar o link. Eu já achei o contrário. 4:3 para Canon eu tenho um aqui sem lente que comprei no e-bay a uns 6 meses, ele inclusive entra para dentro do corpo. Achei até que havia risco de pegar no espelho, mas não pegou, a lente fica pra dentro da baioneta. Só que não faz confirmação de foco, não controla abertura, e é muito difícil de tirar da câmera, porque é muito fininha a construção, é praticamente uma camisa de adaptação. Para Leica M eu já vi adaptador para Canon, mas era com lente.

Olyver o micro 4:3 não compete com as SLR em sistemas, a diferença em AF, por exemplo, é notável. É outra categoria. o micro 4:3 é mais para quem quer portabilidade. As SLR são bem mais eficientes em diversos aspéctos, apesar de você pagar isso com o peso e o tamanho. Certos tipos de fotografia mais exigente, como desfiles de moda, seriam um suplício serem feitas com o micro 4:3.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 10:45:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 26 de Agosto de 2009, 10:36:34
Fiquei muito confuso com essa discussão sobre o que é melhor para adaptação Canon ou Olympus....pra mim Canon sempre terá mais acessórios que da maioria dos concorrentes por causa do maior mercado e do foco de fabricantes paralelos, mas a Olympus aceitaria mais lentes de outros fabricantes pois o sensor é o menor....Não é apenas isso?