Autor Tópico: Obejtivas como Limpar  (Lida 4176 vezes)

Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Online: 15 de Agosto de 2009, 22:44:41
Pessoal comprei uma objetiva Vivitar serie 1 e gostaria de limpar a parte em metal e borracha pois está um pouco suja e dar uma limpada nas lentes, quais produtos posso usar, para o plástico, metal e lentes? :ponder:
Agradeço as opiniões, obrigado!
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2009, 11:57:00
Uma grande dúvida peço aos amigos que tem mais experiência em objetivas que me ajudem, a Objetiva citada acima é uma Vivitar 25-105 mm f 2.8 / 3.8 testei ela ontem e muito superior a que usava antes que era a lente do kit da Nikon FM10, que não é ruim porém para o tipo de fotos que faço em estádio a luminosidade não ajuda devido grande parte do tempo as torcidas estarem na parte de sombra dos estádios.
Peguei a objetiva as pressas pois estava em meu horário de almoço e não a verifiquei na hora, pois chegando ao local tive de voltar ao banco para sacar o $ para pagar pois lá não estava passando cartão de débito...
Testei a objetiva ontem, a principio está tudo bem, porém verificando hoje com calma notei que quando o diafragma está nas aberturas 2.8 4.0 5.6 o desenho geométrico ou circular que se forma olhando a objetiva de cima para baixo não fica perfeito, minha pergunta é isso interfere na qualidade das fotos, é uma característica das Objetivas Vivitar, alguém possui uma dessas para me exclarecer à respeito, devo pedir ao vendedor que corrija isto, pois deu garantia de 3 meses, agradeço as mensagens!
Luciano
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2009, 22:37:27
Oi Ferrari,

eu limpo minhas objetivas - as partes externas de plástico, metal e borracha - com ESPUMA de sabão de coco. Esfrego o sabão com uma esponja, aperto a esponja e espalho A ESPUMA pelas áreas a serem limpas. Em seguida, deixo ela agir por um tempinho e uso um cotonete para limpar certas áreas específicas. Sempre usando a ESPUMA, não água.
Para retirar o sabão, um pano levemente umedecido passado, limpo com água, retirado o excesso de água e passado novamente até que não tenha mais resíduos - umas duas vezes deve dar conta. Limpo minhas câmeras assim também, nunca tive nenhum problema e todas ficam como novas.

Quanto à sua lente, sugiro que você faça um filme CROMO (slide), anote as exposições e confira se elas batem com o resultado das fotos. Se estiverem ok, ótimo. Senão, leve ao vendedor.

Abraço,

José Azevedo


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2009, 23:09:43
Para limpar lentes e sensor de imagem uso o líquido Eclipse e paninhos PacPad, que não solta fiapo. É o melhor conjunto que existe para limpeza ótica.


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2009, 11:47:28
Oi Ferrari,

eu limpo minhas objetivas - as partes externas de plástico, metal e borracha - com ESPUMA de sabão de coco. Esfrego o sabão com uma esponja, aperto a esponja e espalho A ESPUMA pelas áreas a serem limpas. Em seguida, deixo ela agir por um tempinho e uso um cotonete para limpar certas áreas específicas. Sempre usando a ESPUMA, não água.
Para retirar o sabão, um pano levemente umedecido passado, limpo com água, retirado o excesso de água e passado novamente até que não tenha mais resíduos - umas duas vezes deve dar conta. Limpo minhas câmeras assim também, nunca tive nenhum problema e todas ficam como novas.

Quanto à sua lente, sugiro que você faça um filme CROMO (slide), anote as exposições e confira se elas batem com o resultado das fotos. Se estiverem ok, ótimo. Senão, leve ao vendedor.

Abraço,

José Azevedo
José muito obrigado vou fazer isto próximo fim de semana, nunca usei cromo me indique um por gentileza?
Grande abraço e obrigado. :ok:

Luciano
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2009, 11:49:44
Para limpar lentes e sensor de imagem uso o líquido Eclipse e paninhos PacPad, que não solta fiapo. É o melhor conjunto que existe para limpeza ótica.
legal, minha preocupação era mais a parte de metal, amigo.
Más obrigado pela ajuda, grande abraço. :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2009, 22:11:14
José muito obrigado vou fazer isto próximo fim de semana, nunca usei cromo me indique um por gentileza?
Grande abraço e obrigado. :ok:

Luciano

Oi Luciano,

recomendo o Fuji Provia, seja o de 100 ou de 400 ASA. As cores e contraste são muito bonitos. Usar cromo para testar equipmento é importante pois não sofre interferências que podem corrigir problemas como na hora da ampliação. O que você clica é o que sai.

Abraço,

José Azevedo


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2009, 13:38:29
Oi Luciano,

recomendo o Fuji Provia, seja o de 100 ou de 400 ASA. As cores e contraste são muito bonitos. Usar cromo para testar equipmento é importante pois não sofre interferências que podem corrigir problemas como na hora da ampliação. O que você clica é o que sai.

Abraço,

José Azevedo
Obrigado vou anotar aqui e quando minha Nikon voltar da revisão vou fazer este teste. :ok:
Abraço.
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2009, 14:13:56
Fiz o teste na lente, porém esta lente possui alguns números gravados e são tipo revestidos em silicone que com o tempo começa a se degradar, e ficar grudando...Uma pena pois se fizer uma limpeza mais a fundo sai todas as marcações da lente e se deixar como está vai chegar uma hora que vai acabar emperrando tudo...
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0