Autor Tópico: [ARTIGO] Não sou fotógrafo  (Lida 12282 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 26 de Julho de 2009, 11:26:08
Já que a conversa virou pra "categorias" digo que pra mim só existem duas para fotógrafos:

Amadores: que fazem por amor, porém não quer dizer que sejam fotos de baixa qualidade, pelo contrário...

Profissionais: que vivem disso e não quer dizer que sejam ótimos fotógrafos, muitas vezes visam apenas o $, porém exitem muitos "profissionais amadores".

Fora isso, qualquer outra pessoa que utilize uma câmera é aventureiro!!!

[ ]s!

Tiago penso da mesma forma.
Temos quem faz por amor (amador) e quem faz por dinheiro (profissional), estas duas abordagens fazem sentido para mim, não no sentido de separar e sim de entender o que move os objetivos de cada um destes fotógrafos.
Dentro destas duas formas, de se motivar a fotografar, nós vamos encontrar diversos níveis de compromisso e qualidade do trabalho, mas isso é relativo.

Bom com base nesta minha colocação fica clara minha posição com relação ao questionamento inicial, que por sinal é compatível com a colocação do Duende. Para mim é a letra A, qualquer um que se proponha a fotografar (independente do que consideramos qualidade ou conhecimento necessário para tal) é por definição um fotógrafo. Podemos dizer que alguns são maus fotógrafos, outros são bons fotógrafos, podemos dizer que alguns são profissionais, outros são amadores, mas TODOS são na verdade fotógrafos ao passo que buscam registrar a luz e produzir como resultados o que chamamos de fotografia.