Autor Tópico: Aliança definitiva da Pentax com uma companhia mais forte?  (Lida 14286 vezes)

oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #30 Online: 20 de Agosto de 2009, 09:42:55
é Ivan vc acertou, ele satura no magenta memsmo...

a pentax na K7 ja é muito mais parecida com a Canon e so tem diferença em altos iso(6400 pra cima) fora isso nao vi nada de mais...

num outro post que compara tbm a A700 achei a A700 a melhor imagem, e se formos comparar o preço da pra achar A700 por 2650,00 lá no rio. tbm se torna uma boa opçao, nao é?

abs!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #31 Online: 20 de Agosto de 2009, 09:54:01
Nem ia dar meu pitaco na conversa, mas é preciso ver para que se compra uma determinada câmera. Para mim, compraria uma pentax pois é a q melhor oferece suporte a lentes manuais (mount K). São lentes maravilhosas, vendidas hje a preço de banana. Só isso pra mim já seria suficiente...

Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:06:53
Ivan a K20D não é referência (ela não custa US$ 620,00 o preço base dela era US$ 1300), assim como a A700 não é referência (ela não custa US$ 1000, o preço base dela esa US$ 1400,00), ambas são câmeras em final de ciclo de vida, que estão sendo retiradas do mercado, é mais do que obvio que os preços praticados nestas duas câmeras são irreais e muito abaixo dos preços base de lançamento e comercialização, assim como o preço da 40D o é e assim por diante, estas câmeras são oportunidades únicas em decorrência disso e tão somente disso, do fato de estarem para ser descontinuadas e quando isso vai acontecer os preços caem muito próximo dos custos agregados, com uma forte redução de margem (só isso já mostra a diferença em valor do que tem dentro das câmeras em termos de custos).
Agora quer ver como o preço da Pentax é Irreal, pegando as duas câmeras em Mercado (50D e K7) das duas marcas que em teoria se posicionam por custos, a 50D é US$ 150,00 mais barata :eek: e é absurdamente mais câmera, principalmente no quesito sistemas, tem um sistema de lentes mais robusto, consistente e que chega a padrões de lentes que a Pentax atualmente não possui e assim por diante. O que tenho criticado é o fato da Pentax tentar ser o que ela não é. A Pentax não é marca Top e da forma que está tentando mudar isso nunca será. A Pentax sempre foi aquela marca que oferecia a câmera que fazia o trabalho (como a K7, que é isso que ela faz, o trabalho sem nada de especial) pelo menor preço possível (diferente da K7 que é mais cara que a principal concorrente, que agrega muito mais valor).
Minha crítica à Pentax é que simplesmente ela não é mais a Pentax, ela perdeu seu espírito, mas continua com seu conhecimento passado, o que nem preciso dizer que em termos estratégicos é dramático. Se eu estou errado? Bom eu diria que o mercado deu o veredito, de terceira colocada ela caiu para quinta e está a beira de se tornar sexta perdendo a posição para a Panasonic :eek:. De quase 7% de share hoje está com pouco mais de 2%. O pior é que isso tudo aconteceu depois de uma bela máquina em questão da relação entre atributos e preço, que era a K10D (um expoente do que era a Pentax no passado, uma câmera que custava US$ 400,00 a menos que as concorrentes e fazia o trabalho). Se eles tivessem mantido a mesma dinâmica de preços nas câmeras atuais certamente estariam bem melhor do que estão hoje, quando tentam vender a idéia de produto premium, que certamente não são.


Oliver quer ver uma coisa que é crítica e ninguém olha? O AF da K20D simplesmente funciona pior do que o da minha S5is a noite (eu tive uma e comparei). O que adianta ter muitas features e não ter AF? O da K7 melhorou um pouco, mas continua sofrível, andando de igual para igual com minha S5is :eek: (testei uma esta semana). De dia ele anda melhor, mas ainda assim não é competitivo com nenhuma das outras 3 grandes. Outra questão, o obturador dela está pelo menos uns 7 anos defasado, é um projeto para lá de sofrível (hoje qualquer câmera da Canon, Nikon e Sony possuem obturadores melhores do que os da Pentax). Em fotografia paga-se mesmo muito a mais, por pouco resultado superior, porque o pouco resultado a mais é difícil de ser obtido, isso é bastante claro para qualquer fotógrafo com experiência mínima, uma lente top vale 4x uma lente média e te oferece apenas pouco mais de 15% de desempenho e mesmo assim ninguém aqui discute esta diferença, porque sabe que vale.
A avaliação que faço é no sentido do que tem de tecnologia de fato dentro de uma câmera e o que custa. Quando você olha criticamente as Pentax elas são uma série de enfeites (para tentar agregar valor onde não existe valor) com sistemas que as demais chegam a fazer melhor em compactas de US$ 300,00. Se você considerar que o corpo selado de uma SLR de filme era vendido por US$ 180,00 no passado, que a tecnologia de sistemas usadas por eles hoje é pouco mais do que uma câmera de US$ 300,00, você percebe que o valor agregado de fato ao produto é muito baixo. O que queria da Pentax é o que a Pentax sempre foi, uma marca que se posiciona por custos e pronto.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2009, 10:17:47 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #33 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:11:40

Oliver quer ver uma coisa que é crítica e ninguém olha? O AF da K20D simplesmente funciona pior do que o da minha S5is a noite (eu tive uma e comparei). O que adianta ter muitas features e não ter AF? O da K7 melhorou um pouco, mas continua sofrível, andando de igual para igual com minha S5is :eek: (testei uma esta semana). De dia ele anda melhor, mas ainda assim não é competitivo com nenhuma das outras 3 grandes. Outra questão, o obturador dela está pelo menos uns 7 anos defasado, é um projeto para lá de sofrível (hoje qualquer câmera da Canon, Nikon e Sony possuem obturadores melhores do que os da Pentax). Em fotografia paga-se mesmo muito a mais, por pouco resultado superior, porque o pouco resultado a mais é difícil de ser obtido, isso é bastante claro para qualquer fotógrafo com experiência mínima, uma lente top vale 4x uma lente média e te oferece apenas pouco mais de 15% de desempenho e mesmo assim ninguém aqui discute esta diferença, porque sabe que vale.
A avaliação que faço é no sentido do que tem de tecnologia de fato dentro de uma câmera e o que custa. Quando você olha criticamente as Pentax elas são uma série de enfeites (para tentar agregar valor onde não existe valor) com sistemas que as demais chegam a fazer melhor em compactas de US$ 300,00. Se você considerar que o corpo selado de uma SLR de filme era vendido por US$ 180,00 no passado, que a tecnologia de sistemas usadas por eles hoje é pouco mais do que uma câmera de US$ 300,00, você percebe que o valor agregado de fato ao produto é muito baixo. O que queria da Pentax é o que a Pentax sempre foi, uma marca que se posiciona por custos e pronto.

ai relamente nao posso falar nada, pq nao conheço o AF dela mesmo... :assobi:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:12:55
Oliver ela satura magenta porque o sensor dela se parece com o das antigas Canon. Produz ruído fino e intenso (que elimina texturas), vindo exatamente deste canal compensado pelo canal Azul, em decorrência do fato de a quantidade de energia da luz azul ser mais alta do que da vermelha. Em CMOS este era um problema clássico de antigamente. O Sensor Samsung que equipa estas câmeras possui esta mesma deficiência, de lidar mal com o balanço do Azul, fazendo com que se force o vermelho. Em decorrência disso ela terá um céu com mais ruído e mais saturado (pois o canal azul é dominante e os demais ficam subexpostos), um ruído destruidor de texturas e menor latitude do que as demais, exatamente como eram os primeiros CMOS da Canon e o primeiro CMOS da Sony (se você observar a D2x verá que ela possui um comportamento bem parecido também). Com o tempo as demais foram melhorando, então espera-se que quando a Samsung resolver reprojetar o sensor (porque eles não reprojetaram, apenas adicionaram dois canais de transferência) estes problemas comecem a ser resolvidos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #35 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:14:03
Nem ia dar meu pitaco na conversa, mas é preciso ver para que se compra uma determinada câmera. Para mim, compraria uma pentax pois é a q melhor oferece suporte a lentes manuais (mount K). São lentes maravilhosas, vendidas hje a preço de banana. Só isso pra mim já seria suficiente...

Abraços

amigo, nao so a pentax, mas a Canon e a Oly, na Oly eu contei 15 adaptadores diferentes...
eu isira de pentax tbm por causa disso, tenho umas lentes penatx guardadas :D
Agora a Oly é a campeã de adaptadores, tem pra todas :P


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #36 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:17:29
Oliver ela satura magenta porque o sensor dela se parece com o das antigas Canon. Produz ruído fino e intenso (que elimina texturas), vindo exatamente deste canal compensado pelo canal Azul, em decorrência do fato de a quantidade de energia da luz azul ser mais alta do que da vermelha. Em CMOS este era um problema clássico de antigamente. O Sensor Samsung que equipa estas câmeras possui esta mesma deficiência, de lidar mal com o balanço do Azul, fazendo com que se force o vermelho. Em decorrência disso ela terá um céu com mais ruído e mais saturado (pois o canal azul é dominante e os demais ficam subexpostos), um ruído destruidor de texturas e menor latitude do que as demais, exatamente como eram os primeiros CMOS da Canon e o primeiro CMOS da Sony (se você observar a D2x verá que ela possui um comportamento bem parecido também). Com o tempo as demais foram melhorando, então espera-se que quando a Samsung resolver reprojetar o sensor (porque eles não reprojetaram, apenas adicionaram dois canais de transferência) estes problemas comecem a ser resolvidos.

Leo, no comparativo eu vi varias imagens e na K7 ja melhorou muuuito isso, ja achei mais paracido com a Canon só que com cores melhores(equilibradas), vc viu o post, pelo menos foi oq eu achei...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:19:31
Eu vi sim, mas o que melhorou na K7 foi o tratamento, note que o céu continua com dificuldades de ter gradações e coisas do tipo. Hoje até o RAW é tratado, tem que ter olhar crítico para separar o que é sensor do que é tratamento. Um exemplo é que o Sensor da A700 é melhor do que o da D300, mas o tratamento da D300 é melhor do que o da A700 e isso leva a boas dificuldades na hora de avaliar rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:20:28
Leo, vc testou a K-7? Pra foto noturna eles colocaram uma luz auxiliar e mesmo assim não melhorou muito?

Brincou também com o modo de vídeo?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:31:15
Leandro testei sim, por isso que já tei comentários sobre o AF rs... Ele melhorou um pouco em relação à K20D sim. Aquela luz me parece ser um LED, não é como aquela lâmpada da Nikon que parece uma lampadinha mesmo, eu achei diferente, compacto e legal neste sentido, mas o da A700 continua sendo estupidamente melhor. Ele ficou um pouco mais rápido do que o da S5is. Nós estavamos com uma A330 lá na festa também e ela tava dando um banho na K7 em termos de AF.

Não brinquei com o modo vídeo :(, o tempo de contato que tive não foi suficiente para aprender a usar o modo vídeo para poder brincar com ele. Eu me preocupei mais com os atributos fotográficos, testar o AF o sistema de exposição e por ai vai, só o sistema de exposição que testei mas não vou dar parecer porque só vi as fotos no LCD....
Eu fiquei sabendo que não mudaram nada em termos de hardware no AF da K7, que a mudança foi apenas no algorítmo. O que melhorou é que agora ela "pesca" menos do que com a K20D, mas parece que ela também busca mais lentamente enquanto faz isso. Eu combinei com o dono um passeio fotográfico para explorar ela melhor rs. Ai conto mais depois que tiver este tempinho a mais de contato.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2009, 10:34:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #40 Online: 20 de Agosto de 2009, 11:28:04
Leo, quando vc fala em tratamento, vc quer quer dizer o processamento da imagem é na camera, correto? se a gente processar fora da camera ficaria bom tbm né? ou melhor, correto? caso sim, entao tanto faz pq todo mundo procesa as imagens no pc mesmo...caso nao me explica isso ai dirteito por favor :D

se o fator preçotbm ocntar a Oly 620 nao poderia entrar nesse bolo? nquele comparativo que te falei antes a Oly se saiu muito bem(e-30)...e na boa o que me ncomdoa nas Nikon e Canon sao os preços  >:(...


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #41 Online: 20 de Agosto de 2009, 11:31:22
Leo, vc testou a K-7? Pra foto noturna eles colocaram uma luz auxiliar e mesmo assim não melhorou muito?

Brincou também com o modo de vídeo?

Leandro, nao me leva a mal, mas modo de video é algo que eu nao daria a minina num comparativo, ja que tamos falamdo de fotografia, ou seja tanto faz se filma ou nao. pra mim isso é um recurso para cativar amadores, apesar que muitos estao preferindo usar cameras de foto só pra filmar mesmo, cmo tem na repostagem da Fotografe desse mes, mas ai sao profissionais de outra area.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #42 Online: 20 de Agosto de 2009, 11:45:45
Bom, acho q vc nunca usou lentes manuais em digital rs. Não estou falando de possibilidades, e sim de usabilidade. A pentax oferece um sistema muito decente de fotometria com lentes manuais, tem o estabilizador, vários focus screen voltados à lentes manuais, etc. E, de novo, estou falando de lentes mount K!! Nada de adaptadores. E não estou comparando com mais nenhuma outra, aliás, falei especificamente do meu caso rs.
Vc já usou uma olympus com adaptador e alguma lente manual pra falar da usabilidade, e não só das possibilidades?
Inclusive se formos ao pe da letra, a canon é a mais oferece adaptações.

Abraços

amigo, nao so a pentax, mas a Canon e a Oly, na Oly eu contei 15 adaptadores diferentes...
eu isira de pentax tbm por causa disso, tenho umas lentes penatx guardadas :D
Agora a Oly é a campeã de adaptadores, tem pra todas :P


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #43 Online: 20 de Agosto de 2009, 11:59:56
Bom, acho q vc nunca usou lentes manuais em digital rs. Não estou falando de possibilidades, e sim de usabilidade. A pentax oferece um sistema muito decente de fotometria com lentes manuais, tem o estabilizador, vários focus screen voltados à lentes manuais, etc. E, de novo, estou falando de lentes mount K!! Nada de adaptadores. E não estou comparando com mais nenhuma outra, aliás, falei especificamente do meu caso rs.
Vc já usou uma olympus com adaptador e alguma lente manual pra falar da usabilidade, e não só das possibilidades?
Inclusive se formos ao pe da letra, a canon é a mais oferece adaptações.

Abraços


meu amigo, nao tenho muito problema com fotometria nao, aprendi a fotometrar no "zoio" mesmo...rsrsrsr mas é claro que é melhor que a cam o faça, mas so uso cam no manual. quem me ensinou a fotografar era hiper chato com isso, ou seja so me fazia usar tudo no manual e me ensinou a fazer os calculos pra nao ficar dependente de baterias(do fotometro), na cam que eu aprendi dava pra usar a cam sem bateria de boa (Canon F1N) :assobi: :hysterical:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 20 de Agosto de 2009, 12:37:33
Olhem só...baixei RAWs da K20D nessas semanas, e não vi absolutamente isso dito pelo Leo sobre o canal azul. Ao contrário, o canal complicado era o vermelho em termos de ruído, quando em ISOs altos.

Mas o Leo tem suas interpretações, que respeito mas dou o devido desconto relativo ao seu viés de análise. A câmera efetivamente custa 620 dólares, e não 1200. Este é o preço em que ela é oferecida efetivamente.

Esse tipo de debate não tem fim, já sei por experiência própria, assim como seu que canso antes, porque não faço tanta questão de provar-me certo, aliás, nenhuma. Sempre comprei o que quis, e raramente comprei a cãmera que a maioria recomendava, e acertei muito mais do que errei.