Autor Tópico: Triste saber. Dói no coração.  (Lida 10299 vezes)

Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #60 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:29:55
Esse assunto é bastante polêmico mesmo.
Quem gosta do processo da película, se sente bastante ameaçado com os avanço da tecnologia digital.
Existe toda uma aura envolta ao filme, desde sua concepção até a imagem final na sua mão.
O digital é imediatista. Perfeito para produção profissional, mas que muitas vezes colabora na produção de imagens em larga escala, onde poucas são aproveitadas.
Falo por experiência própria... Tinha muito mais cuidado na captura de uma foto em filme do que tinha com a minha digital. Hoje estou começando a ficar mais seletivo em relação ao digital e agradeço demais o meu exercício com filme neste sentido.

Os filmes realmente não serão eternos. Temos notado que as empresas tem cada vez mais afunilado suas ofertas. Se antes a Kodak tinha 70 filmes diferentes à disposição, hoje conta com menos de 20 e a coisa vai continuar apertando.
Mas não acho que seja algo para amanhã. Vai levar algum tempo ainda e nem que sejam filmes "multi-uso" (menos segmentados como conhecemos até então), deve ficar alguma coisa.
A lomofotografia por exemplo tem colaborado para manter a cena mais visível (apesar de não se rum fã deste sistema). Não param de lançar essas camerazinhas de plástico para venda.
E quem ainda gosta do bom filme em sua maravilha de câmera e lentes, pode continuar operando.

Só não concordo com o Leo em relação a latitude do PB.
Pra mim é muito evidente o quanto um PB pancromático ainda consegue se sair muito bem frente ao digital.

:ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 06 de Agosto de 2009, 15:45:59
A lomofotografia por exemplo tem colaborado para manter a cena mais visível (apesar de não se rum fã deste sistema). Não param de lançar essas camerazinhas de plástico para venda.

bem observado.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #62 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:34:06
Estou há pouco tempo na fotografia digital, comprei uma D90, fiquei impressionado com a qualidade das fotos feitas nela, mas somente quando vistas no monitor do computador.
As impressões que eu mandei fazer (na melhor loja de fotografia de Brasília) ficaram muito a desejar em relação à revelação dos filmes. E estou falando de filme colorido, aqui.
Assim, quero saber se estão falando aqui sobre a fotografia digital vista pelos monitores, ou as impressões em labs dessas mesmas fotografias.
Porque as minhas, pelo menos, são EVIDENTEMENTE inferiores às da fotografia convencional (a não ser pela nitidez, que achei a digital realmente melhor nalguns casos). Os vermelhos das digitais são laranjas-escuros! Os verdes, muito artificiais!
Pergunto: será que só eu percebo essa diferença?




rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 19 de Agosto de 2009, 19:44:04

estranho isso.
o monitor tem 72 dpi e a foto impressa 300 dpi. :ponder:

Estou há pouco tempo na fotografia digital, comprei uma D90, fiquei impressionado com a qualidade das fotos feitas nela, mas somente quando vistas no monitor do computador.
As impressões que eu mandei fazer (na melhor loja de fotografia de Brasília) ficaram muito a desejar em relação à revelação dos filmes. E estou falando de filme colorido, aqui.
Assim, quero saber se estão falando aqui sobre a fotografia digital vista pelos monitores, ou as impressões em labs dessas mesmas fotografias.
Porque as minhas, pelo menos, são EVIDENTEMENTE inferiores às da fotografia convencional (a não ser pela nitidez, que achei a digital realmente melhor nalguns casos). Os vermelhos das digitais são laranjas-escuros! Os verdes, muito artificiais!
Pergunto: será que só eu percebo essa diferença?



[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #64 Online: 19 de Agosto de 2009, 21:38:06
Bem, é pelo menos assim que eu sinto. As impressões que obtive com a D90 têm pouco contraste (parecem "planas")e as cores não são vivas (quando não são francamente artificiais). Lado a lado com as fotos reveladas de filme, elas ficam muito atrás no quesito QUALIDADE. Sem sombra de dúvida! Somente em algumas fotos percebi uma superioridade na nitidez, mas em poucos exemplos. Talvez porque as fotos em filme tivessem sido batidas com uma 55mm 2.8 Micro Nikkor, não sei. O fato é que não posso concordar de maneira nenhuma com os comentários que li aqui, neste forum, sobre a inconteste superioridade da fotografia digital sobre a de filme. Mas nem mesmo! Esta, para mim, ainda é bem superior à digital (já que estou com uma Nikon D90, umas das top do mercado hoje, ou seja, não estou comparando com nenhuma point&shoot da vida).