Autor Tópico: Testando o Fujicolor Pro 800Z  (Lida 1755 vezes)

Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Online: 18 de Agosto de 2009, 17:21:48
Finalmente testei o filme que mais estava ancioso em ver resultados: Fujicolor Pro 800Z.
Fiquei extremamente feliz com os resultados obtidos com ele.
É um filme literalmente para sair as ruas durante a noite e sentar o dedo no botão.
A granulação é extremamente fina (ainda mais para um ASA800). Garante uma riqueza de detalhes muito boa, bem ao estilo do Reala 100.
A latitude é uma beleza. Consegue mostrar detalhes em locais com baixíssima iluminação e acompanhado de uma lente clara, fecha muito bem as suas boas aplicações em ambientes com baixas luzes.
Nos meus testes, usando a Tamron 28-75 f2.8, consegui na maior abertura velocidades que variavam de 1/15 a 1/90seg.

Apesar de ser um filme para daylight, possui balanços muito bem equilibrados, acompanhando muito bem as luzes da cena. Não é como um proimage que puxa para o amarelo ou o vista 200 que puxa para o vermelho. As luzes que se sobressaem na cena, são fielmente mostradas.
As cores são muito boas... Baixos desvios e com tonalidades agradáveis, aliando contrastes com ótima latitude (relação nem sempre muito boa).

Até agora achei que a idéia prometida pela fuji de entregar um filme bom para escaneamento, era pura conversa. Mas não é... Ele realmente escaneia muito bem e não precisei ficar buscando brancos escondidos durante o processo. Equilibra bem mesmo e se torna uma grata surpresa neste processo.

Tudo bem que é um filme profissional. Espera-se mesmo excelência dele neste sentido, mas perto de alguns resultados que víamos no passado, com granulações extremamente exageradas para um filme tão sensível, o Pro 800Z se garante. Se escaneado em TIFF ou DNG por exemplo, permite bem mais edições sem estouros, comparado ao JPEG nativo da maioria dos scans.

Resumindo... É um filme bemmmmmmmm walkaround.
Se colocar na câmera, estará pronto para fotografar desde fotos diurnas, principalmente esportes que geralmente demandam alta velocidade de shutter, até fotos noturnas. Muito versátil esse filme.  :ok:

Os meus testes foram aqui em Cruzeiro com a F80 + Tamron 28-75mm f2.8 e todas as fotos foram feitas na mão (sem qualquer auxílio de tripé), escaneadas com o HP Scanjet G4050.

Não procurei cuidar tanto das composições.
Estava na ânsia de cair nos testes mesmo e ver como esse filme se comportava em condições de pouca luminosidade. Já estou postando de "balde" mesmo só para vocês verem e dizerem o que acharam do filme.  :ok:















[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2009, 17:56:29
Rodrigo, excelente. Quanto custou o rolo? E o melhor é ver que está dominando o HP!


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2009, 19:38:41
Obrigado Elmo,
Fico feliz que tenha gostado dos resultados.

Comprei esse filme no ebay com o vendedor "film-carnival":
http://stores.shop.ebay.com/Film-Carnival

Peguei um pack de cinco rolos por R$ 72,00. :ok:

Um deles troquei com um amigo por um Fujicolor Pro 160C.
Ao qual estou escaneando agora. :)

E de cara já posso dizer que estou adorando os resultados.
Depois posto um tópico com fotos sobre ele. :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2009, 21:59:02
Parabéns as fotos ficaram ótimas, já usei Filme Superia X-Tra CZ 135 800, e pelas fotos este granula bem menos, principalmente na última foto postado onde já está mais escuro, gostei também do contraste e tons das fotos de inicio de noite, gosto muito dos filmes Fuji não sei se é devido eles magentarem um pouco mais acho que a cor fica mais bonita em relação ao Kodak que parece amarelar mais...

Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0