Autor Tópico: Canon G10 ou Hasselblad H2 com Phase One P45.....Qual comprar?  (Lida 9368 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #30 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:46:34
Não considero as imagens de uma G9 uma piada,...
Não é, mas para fazer casamento é necessária velocidade (tanto para bater como para reciclar o flash), iluminação e ISO.
Uma compacta não tem estes quesitos.
Qualquer evento noturno 90% das fotos são ISO 800 ou mais. Mesmo que tenha iluminação, raramente você usará ISO 400.
Com uma compacta, a reciclagem do flash impede que alguns momentos sejam captados com a pessoa espontanea.
Uma 20D é uma p*t@ máquina, assim como a D40. 98% da minha necessidade atual seria atendida com uma câmera de 6MP. Só alguns crops que ficariam prejudicados, mas fazem parte dos 2%.
Uma D40 ou 20D fará fotos tão boas quanto uma 1DS MK III ou D3X em ISO 400 e tamanho 20X30, mas comparar compactas (como a G9) não dá...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 14 de Agosto de 2009, 09:37:26
Toda vez que se fala de cãmeras é preciso distinguir entre cãmeras para uso geral e câmeras para uso específico.

Se o camarada tem um uso específico, a solução dele é específica, é claro, o que não significa que a câmera de uso geral seja ruim, só que não serve para ele.

Esportes precisam de câmera rápida e sem ruído, pois a prioridade será a velocidade. Isso não significa que as pessoas precisam de câmeras assim, e não se justifica comprar uma assim se fotografmos esportes duas vezes na vida, mas justifica se o fazemos toda semana.

Casamentos precisam de ISOs médio-altos de boa qualidade, bom autofoco, bom uso com flash, boa fotometria automática. O que não significa que todos precisem disso.

A câmera boa para alguém é aquela que atenda ao seu uso principal. No meu caso, as fotos são feitas uma a uma, nunca em modo burst, são focalizadas uma a uma, então se a câmera não tiver nada disso, não faz diferença alguma. Isso também não significa que esse meu critério seja universal, mas é o meu e serve para alicerçar decisões sobre câmeras.

Também é falso comparar compactas com DSLRs. São instrumentos diferentes para fazer coisas diferentes. Tenho uma de cada, e não tento fazer com uma o trabalho da outra. Para certos usos, a compacta é melhor. Quais usos? Usos nos quais eu queria DOF fundo, eu queira qualidade em grande-angular (nas GAs o DOF já não é relevante, mesmo), nas quais eu queira portabilidade, etc. Há algum tempo mandei para alguns amigos um lote de três fotos em 20X30 e uma delas foi feita na Lumix LX1. Vários me disseram que "se eu não dissesse que foi feita com uma compacta não perceberiam". Perceberiam o quê? Não há o que perceber ou não, a foto era completamente suficiente, não se olha uma foto pensando no equipamento que a fez e sim nos valores formais/descritivos da foto, a menos que a foto apresente um problema de qualidade. E esse problema de qualidade inexiste para fotos feitas em RAW com câmeras com boa lente e bem convertidas.

Então, dentro de certo espectro de uso, as compactas têm o seu lugar, e nesse espectro elas podem desempenhar muito parecido com uma câmera mais cara, o que não significa substituirem a câmera mais cara. Mas, sobretudo, elas podem estar presentes em lugares e momentos em que a outra não está, e nesse sentido serão melhores, porque a melhor câmera é aquela que pode de fato ser usada, e não a que está no armário.

Pensar sobre câmeras de forma sensata é pensar sobre situações de uso. Uma câmera é boa para nós quando atende às situações de uso concretas.



fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #32 Online: 16 de Agosto de 2009, 11:41:24

E essa roda-viva das cãmeras é tão louca que vejo gente que nem 20X30 faz morre por não ter 12, 15mpx na sua câmera... Que nunca fotografa com luzes pequenas morrer porque não tem ISO 3200 limpo. Fetiches. Viver perseguindo fetiches.

Por isso, mesmo que tal comparação tenha muitos senões, ela dá uma sacudida em quem acha que na fotografia existe uma escada ascendente, e que os degraus dessa escada são cãmeras cada vez mais novas e mais caras.

Mas o fato é haver nesse universo de fóruns e listas uma porcentagem muito significativa de gente que de fato gosta de equipamentos, e não de fotografia.

Amém !!  :clap: :clap: :clap:


Suenc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:19:51
Ivan,

É justamente isso mesmo, não faz sentido trocar de equipamento com objetivo de melhorar suas fotografias se ainda existe uma distância enorme a ser percorrida no aprendizado.

Um outro exemplo pra ilustrar....10 anos atrás eu ia trabalhar no mesmo lugar q trabalho hoje com uma motoneta de 100cc e demorava 50 minutos pra chegar (com transito), hoje com uma moto de 1200cc e q custa umas 10x o preço de uma motoneta eu levo 45 minutos (com transito).

A moto atual é muito melhor que a antiga, sem dúvida alguma, mas se o seu objetivo é chegar rápido no trabalho, sinceramente não vale a pena trocar uma motoneta de R$4k por uma Super Esportiva de R$40k...pra ganhar não mais que 5 minutos.

Eu acho que o momento financeiro é ruim e histórico, mas é bom para as pessoas refletirem sobre as reais necessidades de se trocar de equipamento fotográfico.

Ps. Algumas fotos do meu Flickr não foram tiradas por mim, mesmo assim é muito válido e verdadeiro o que vc disse.....muito obrigado e concordo com vc.

Abraço

to meio atrasado aki,mas ele tem razao.