Autor Tópico: Sistema de Zonas  (Lida 3422 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 01 de Outubro de 2005, 18:37:27
Finalmente criei vergonha na cara e fui ler sobre o Sistema de Zonas, do Ansel Adams. Li este texto aqui. Ok, fui entendendo tudo direitinho, pá pá pá....

Mas tem uma frase que ficou meio "solta":
"Expor para as luzes baixas, revelar para as luzes altas"

O que significa esse "para"? ammmm.. alguém se habilita?  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2005, 18:45:01
Citar
Finalmente criei vergonha na cara e fui ler sobre o Sistema de Zonas, do Ansel Adams. Li este texto aqui. Ok, fui entendendo tudo direitinho, pá pá pá....

Mas tem uma frase que ficou meio "solta":
"Expor para as luzes baixas, revelar para as luzes altas"

O que significa esse "para"? ammmm.. alguém se habilita?
Tentar fazer a recuperação das altas luzes no processo de revelação. Isso se deve ao melhor comportamento dos filmes (principalmente os negativos) nas altas luzes, diferente das digitais que normalmente tem um comportamento melhor nas baixas luzes. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2005, 19:02:13
mmmmmmmmmm!! Saquei.
Então nas digitais é melhor "expor para as altas luzes", certo?

Realmente, noto que qualquer branquinho estoura fácil. Para uma camiseta branca ficar mesmo com boa nitidez da textura, as vezes tem que diminuir algum ponto, o que escurece demais a pele da pessoa.

Tá, mas na prática, "expor para as baixas" se faz com uma fotomeria nas luzes baixas, criando uma foto mais clara para, daí no processo de revelação,  escurecer? Ou o contrário?

É que o que não cai nunca a ficha é se esse "para as baixas" é deixar as baixas como o (cinza) "médio" da foto ou daixa-las como baixas mesmo.

Putz.. hehehe..  a situação tá tão complicada que nem minha dúvida consigo explicar direito.

 :mf_w00t2:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2005, 21:52:34
O espírito é esse mesmo, expor preservando a luz que é mais problemática nos níveis de saturação da exposição.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2007, 23:11:06
Ressuscitando o tópico..
Dei uma lida nos livros do Ansel Adams, mas surgiu a dúvida...
Na digital, podemos aplicar o sistema de zonas da mesma forma? Certo, já li alguma coisa aqui, que nas altas luzes há menos flexibilidade, mas mesmo se posteriormente eu for converter para pb?
Se não der para aplicar o sistema de zonas, em que posso me basear para evitar estouros?

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2007, 09:08:14
Considerando que os cinzas (ou tons) serão distribuídos na cópia entre o preto e o branco, podemos dizer que termos cinzas equivalentes às zonas. Contudo o que não podemos é imaginar que o degrau dos cinzas corresponda a 1 ponto. Fazendo a redução proporcional, e principalmente fazendo isso para a região de altas luzes, dará certo, e voc~e pode fotometrar colocando algo no tom desejado.

Para evitar estouros você tem de determinar experimentalmente o quanto de expoisção sua câmera permite antes de estourar, e então medir a luz mais brilhante do quadro e deixá-la abaixo desse limite determinado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2007, 09:32:00
Pelegrin no digital (e mesmo nos filmes submetidos à norma ISO) é necessária uma adequação do sistema de Zonas, ele não pode ser seguido à risca, principalmente devido à assimetria de latitude gerada pela norma ISO, quando Adams escreveu seus livros a determinação da sensibilidade era baseada na tonalidade gerada para o cinza 18%, isso proporcionava uma latitude simétrica aos filmes e de acordo com o filme usado o sistema de zonas funcionava com 9 zonas ou 11 zonas, porém com a introdução da norma ISO baseada na saturação da mídia (que tem seu equivalente digital na relação entr sinal e ruído) perdeu-se a simetria da latitude e com isso a aplicabilidade do sistema de zonas em seu modelo original, por isso é necessária uma adaptação do sistema de zonas para que ele funcione corretamente no digital e mesmo nos filmes e câmeras modernos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:48:07
Perdoem-me a talvez estupidez da minha pergunta. Mas sempre entendí o sistema de zonas como um processo que funciona apenas quando se tem controle de exposição e revelação, estando estas duas etapas totalmente dependentes uma da outra. Ou seja, inerente ao filme e à revelação manual.
Como aplicar o sistema a pleno, mesmo levando em consideração as diferenças de comportamento e latitude, no processo digital, onde a "revelação" também é digital?
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:56:15
É claro que não dá para aplicar o sistema a pleno. O que dá é ter uma estratégia de exposição baseada nele.


pedrozo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2008, 20:52:33
"Expor para as luzes baixas, revelar para as luzes altas"

Ao revelar um negativo, as primeiras zonas do negativo que são reveladas são as altas luzes, por essa razão sempre imaginei que a idéia seria nos preocuparmos com as luzes baixas, sombras, compensar a exposição para não perder esses detalhes, uma vez que as altas luzes dificilmente serão um problema.