Autor Tópico: Fz's Panasonic  (Lida 3111 vezes)

brunofermino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Outubro de 2005, 19:10:25
Pessoal, estou criando este tópico reunir o pessoal que possui câmeras da Panasonic.
Para tirarmos dúvidas e nos ajudarmos sobre nossas câmeras.

Eu tenho uma Fz5, que chegou há uma semana, portanto ainda estou aprendendo a mexer com meu novo brinquedinho, estou meio sem tempo para sair com ela.


Vamos la pessoal.


Abraços.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2005, 19:11:10 por brunofermino »
#Bruno Fermino#
Santo André - SP
Equipamento:
Lumix Panasonic Fz5 + SD512 Mb + Adaptador + Parassol


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2005, 01:01:52
Posso entrar em dezembro?? Rapaz, vai no www.digiforum.com.br

lá no forum de compactars e prossumers tem um grupo das FZ's. ...!


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2005, 11:22:05
Minha FZ20 chegou na sexta-feira :)

Estou com duas dúvidas que não encontrei resposta no manual.

Dei a primeira carga na bateria de 120 minutos, como citado no manual.
Devo ter feito umas 30 fotos e a bateria já passou da metade. Nessas fotos não usei Flash e usei pouco o LCD. A pergunta é:
Preciso dar uma carga de quanto tempo para ela chegar a capacidade máxima?

A segunda dúvida é com relação ao foco manual.
Como faço o foco no infinito ?
Existe um limite de voltas que posso dar no anel de foco? Para esquerda ou para a direita?

Grato,
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2005, 11:10:50
Pelhon, não se preocupe com o tempo de carga, é só ligar na tomada e "esquecer"... Ele pára de carregar automaticamente ao terminar o processo, e isso é indicado pela luz do carregador, que se apaga. A bateria da FZ20 é suficiente pra fazer entre 150 a 350 fotos em média (eu faço entre 150 e 200 fotos), mas é claro que isso varia muito de usuário pra usuário... Normal que o indicador caia um pouco de cara, mas o que importa é a autonomia final da bateria. Quando mostrar um quadradinho só, aí sim é pra começar a se preocupar... Não tem problema carregar a bateria já estando com meia carga, pois ela não sofre de efeito memória de forma significativa, isso ocorria mais nas antigas baterias de Ni-Cd (a Panasonic usa baterias de íon-Lítio). Quanto ao foco no infinito, bem, eu simplesmente aponto pro infinito e faço auto-focus, ou giro até ter o horizonte em foco. O primeiro plano vai desfocar, é claro, principalmente se tu usar grandes aberturas. Pode girar o anel de foco à vontade, ele não tem "fim", é só um dispositivo eletrônico e não mecânico.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2005, 12:56:55
Valeu Georges!

Só mais uma coisa.
Por exemplo, faço a fotometria em um lugar com pouca luz, e recebo o valor de -2.
Ai ligo o Flash e faço a fotometria novamente e recebo o mesmo valor, -2.

Não tem como a camera levar em consideração o uso deo Flash e já me passar a fotometria ajustada a ele?

Caso não, como devo fazer? As fotos que fiz com Flash até agora sairam meio que na sorte, ou por tentativa e erro.
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2005, 01:27:36
Ate agora nunca fiquei sabendo de uma camera inteligente artificial que fotometrasse levando em consideraçao o flash...rs...

Sobre as Fz, é possivel colocar lentes Tele, tipo para multiplicar o Zoom Optico por 2x por exemplo ? Quanto custa em media ?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


garage_fuzz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2005, 21:01:02
acabei de vender a minha fz 20 pra pegar uma rebel...  a fz é uma camera e tanto, se tivesse grana teria ficado com ela. Aproveitando o tópico, tenho uma bateria extra pra ela..se alguem  tiver interesse , negocio por mp .


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2005, 21:23:29
A diferença de tamanho é bem grande entre a Fz5 e a Fz20, é so no tamanho ou existe muita diferença na pratica ?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2005, 22:06:38
Citar
A diferença de tamanho é bem grande entre a Fz5 e a Fz20, é so no tamanho ou existe muita diferença na pratica ?
Na comunidade "Panasonic - Lumix series" do orkut, fizemos umas fotos das FZs comparadas com uma caixa de leite longa vida.
FZ5
FZ20
Outras comparações

Além do tamanho, a FZ20 tem funções maiores que a FZ5.
O que a FZ20 tem que a FZ5 não tem:
Corpo em metal (?);
Sapata para Flash;
Foco Manual;
Conector para controle remoto;

O que a FZ5 tem que a FZ20 não tem:
Sensor de Orientação;

 
« Última modificação: 05 de Outubro de 2005, 22:11:08 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2005, 22:10:13
Citar
Citar
A diferença de tamanho é bem grande entre a Fz5 e a Fz20, é so no tamanho ou existe muita diferença na pratica ?
Além do tamanho, a FZ20 tem funções maiores que a FZ5.
O que a FZ20 tem que a FZ5 não tem:
Corpo em metal (?);
Sapata para Flash;
Foco Manual;
Conector para controle remoto;

O que a FZ5 tem que a FZ20 não tem:
Sensor de Orientação;
A Fz 5 nao tem foco Manual ??? so automatico ? vixe..como isso, a minha A510 tem foco manual...  :mf_w00t2:

Como funciona este sensor de orientação ?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2005, 03:31:08
Citar
A Fz 5 nao tem foco Manual ??? so automatico ? vixe..como isso, a minha A510 tem foco manual...  :mf_w00t2:
É, foco so no auto.
Mas o foco dele e bem preciso, inclusive em macro.
Foco manual usando evf/lcd não e muito preciso. Raramente acerto o foco usando o manual da Canon A95 (deve ser a minha miopia).
Posso mudar o botão do foco de lugar, em vez de usar o disparador, posso mudar para o botão 'focus', que ai para fazer o foco, aperta ele em vez do botão de disparo. (so faz a fotometria).
Ou, aperta o botão de disparo espera fazer o foco e aperta o focus, assim o foco fica travado.

Citar
Como funciona este sensor de orientação ?
A Canon A510 tbm tem esse sensor, por ele, a camera sabe se ta na vertical ou na horizontal, quando se tira uma foto, e gravado no exif essa informação, e quando for visualizar, a imagem vai ser automaticamente rotacionada. As vezes isso atrapalha.
Isso da para ser desligado/ligado pelo menu.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Jibóia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
    • http://
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2005, 07:29:48
Opa. Pegando o bonde andando...  :stop:

Para mais íntimos da FZ15: Qual a melhor configuração (sugestão) do setup da FZ15 para uma otimização das fotos macro, utilizando um filtro "close up +4"?
 
Grato,

Mauricio Pecci


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2005, 12:48:21
E como faço para levar em consideração o Flash?
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:39:02
Citar
Valeu Georges!

Só mais uma coisa.
Por exemplo, faço a fotometria em um lugar com pouca luz, e recebo o valor de -2.
Ai ligo o Flash e faço a fotometria novamente e recebo o mesmo valor, -2.

Não tem como a camera levar em consideração o uso deo Flash e já me passar a fotometria ajustada a ele?

Caso não, como devo fazer? As fotos que fiz com Flash até agora sairam meio que na sorte, ou por tentativa e erro.
O fotometro da camera está, no momento que voce aponta para um lugar, fazendo a fotometria da luz refletida. Como há pouca luz na área que está sendo fotometrada lá naquele momento, a camera vai dizer que a imagem está com menos 2 pontos de luz (dependendo da sua abertura/velocidade/iso)... Mas isso pq é assim que o fotometro trabalha.

No momento da foto (no caso dos TTLs) o flash calcula a distancia x ISO x abertura e ilumina a cena na quantidade necessária (dispara a carga de acordo com a fotometria). O Flash trabalha numa velocidade altissima, o que faz com que a cena congele em sua foto.

Espero que tenha sido um pouco claro.

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 06 de Outubro de 2005, 17:41:05 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2005, 08:44:19
Corpo em metal na FZ20, na realidade é só na lente (aço), o resto é em policarbonato... A fotometria da FZ leva em consideração o flash sim, só que pra maiores distâncias ele não vai fazer diferença mesmo. Ao menos em minha FZ15, quando fotometro até uns 3 metros de distância com o flash e ISO 100, ele diz que a exposição está correta sempre. Agora, se travar o ISO em 64 ou 80, pode baixar isso aí pra 2 metros... E aí se estiver dando subexposição sem o flash, com o flash continuará assim. Nem em só 2 pontos não... Então fotometrar com o flash só será útil a curtas distâncias e ISO auto, por exemplo, ou com um bom flash externo. Eu já me conformei: o flash embutido é mesmo uma porcaria :/
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil