Autor Tópico: olhar fotográfico  (Lida 13237 vezes)

GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Agosto de 2009, 10:04:19
Bom, deixando de lado as "metafóforas", eu acho que o mínimo que o cara deve fazer é mostrar fotografias feitas naquela condição para o cliente. Se o fotógrafo tem experiência suficiente para manter o mesmo nível e fazer boas fotos (realmente, tirar "suquinho" da compacta), qual o problema? São boas do mesmo jeito. No outro tópico que eu criei, eu fico em dúvida pois eu não sei se sou capaz de fazer maravilhas com uma compacta, por isso a dúvida, mas se o cara é confiante e consegue compensar a deficiência da máquina...

Na minha formatura (de 8ª série, em 2004) as fotos que o cidadão fez me faz dar risadas até hoje, não me conformo como alguém pode ter pagado por aquilo la, e eu me lembro muito bem, ele usava uma DSLR da Nikon...


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #31 Online: 21 de Agosto de 2009, 11:18:39
Bom, deixando de lado as "metafóforas", eu acho que o mínimo que o cara deve fazer é mostrar fotografias feitas naquela condição para o cliente. Se o fotógrafo tem experiência suficiente para manter o mesmo nível e fazer boas fotos (realmente, tirar "suquinho" da compacta), qual o problema? São boas do mesmo jeito. No outro tópico que eu criei, eu fico em dúvida pois eu não sei se sou capaz de fazer maravilhas com uma compacta, por isso a dúvida, mas se o cara é confiante e consegue compensar a deficiência da máquina...

Na minha formatura (de 8ª série, em 2004) as fotos que o cidadão fez me faz dar risadas até hoje, não me conformo como alguém pode ter pagado por aquilo la, e eu me lembro muito bem, ele usava uma DSLR da Nikon...


Problema nenhum!

Não gosto de entrar em polêmicas, nem em ficar contrariando pontos de vista aqui, de colegas que não conheço pessoalmente. Não é da minha personalidade, por isso peço desculpas pelo modo que vou expôr o que penso aqui:

Francamente, esses tópicos sobre como inciar na profissão começam parecendo um pedido de aconselhamento aos mais experientes (e não sou um deles, ainda me considero no início da carreira), mas depois se transformam numa tentativa de obter aval dos mesmos para se forçar a "natureza" das coisas. Como se fosse apenas para ouvir: "vá lá, você está no cominho certo, não precisa muito"!  Olha, não é a minha opinião, é a verdade: Toda profissão demanda investimento de tempo, dinheiro e energia. Não dá pra sair trabalhando e "ganhando" sem riscos, sem empreitada. É um negócio, é uma prestação de serviços. Tem que ter expertise, tem que ter ferramenta adequada (e não vou entrar mais aqui nas limitações técnicas de um equipo amador, há colegas foristas com maior embasamento nisso para complementar), tem que pagar imposto, financiamento em banco, tem que usar software licenciado, tem que estar pronto para situações imprevistas, tem que assumir a responsabilidade da confiança que lhe é depositada. Do contrário é querer ganhar dinherio fácil. Por que a fotografia teria que ser um trabalho informal??? Qual profissão séria e especializada se começa a ganhar sem investir nada?   
Se você está recebendo para fazer as fotos de um evento, e por uma deficiência material ou intelectual uma foto deixou de ser feita você está falhando com seu cliente. Se alguém tem talento o suficiente para tirar leite de pedra com uma compacta, vai poder muito bem pegar um empréstimo no banco (existem linhas de crédito no mercado para isso, inclusive com juros subsidiados), comprar ferramenta adequada (nem custa tanto assim, mais barato que um carrinho de pastel) e cobrar o suficiente para pagar o empréstimo e ainda ser remunerado pelo trabalho. Quer trabalhar e se sustentar? Tem que investir! Todo labor exige isso. O resto, é aventura.

E se imagina-se que o cliente não tem "olhar fotográfico" para distinguir a qualidade de um trabalho, oras, com dezenas de compactazinhas em todos os eventos, basta juntar os cartões dos convidados e estaria feito um álbum grátis! Que tal?

Desculpa o tom, mas precisamos respeitar a profissão para que ela seja respeitada, e não seja encarada como um bico marginal. Se equipamento amador não fosse deficiente para trabalho profissional, não seria amador, seria profissional. Não existe "meio trabalho", você pode conseguir um ou outro amigo-cliente que se satisfaça com essa proposta, mas você não vai longe e corre sério risco de se queimar seriamente. Um ou outro trabalho pode dar certo, mas eles não são iguais, nem os clientes o são. Vai ficar conhecido como "aquele cara com a maquininha que faz fotos baratinho". Gosta de fotografar, quer trabalhar com isso? Ótimo, é um tesão mesmo!!! Mas tem que investir (e investir não só em material, mas em conhecimento, principalmente, claro!)! Se não, não precisariamos gastar os tubos periodicamente com nossas ferramentas, arrebentar as costas com malas pesadas pra lá e pra cá. Duas compactas na mala e tudo resolvido.



Abraço, espero estar ajudando

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 21 de Agosto de 2009, 11:50:16
Bom, se você estava falando da minha questão no outro tópico, eu não quis e nem quero gerar polêmica nenhuma, até por que foi um concenso o que aconteceu lá, foi uma dúvida de iniciante que foi muito bem resolvida. Além de que não fui eu quem procurou o trabalho.

Acredito que o criador deste tópico também não teve a intenção de gerar polêmica. O que você disse está correto, em qualquer profissão tem que investir, anos de estudo, muitas doletas gastas algumas em cursos outras em equipamentos. Porém, justamente existe o "estagiário" aquele que tem que começar por algum lugar, com pouca experiência e principalmente pouco dinheiro. Só lhe falta a oportunidade.

Eu não vou de jeito nenhum comprar uma DSLR sem saber o que é ISO ou tempo de exposição, antes de investir mais pesado eu procuro que aprender na teoria e na prática o máximo que der, para que eu corra o mínimo de risco possível de ficar com um trambolho de R$7k dentro de uma maleta.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #33 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:06:27
Acredito que o criador deste tópico também não teve a intenção de gerar polêmica. O que você disse está correto, em qualquer profissão tem que investir, anos de estudo, muitas doletas gastas algumas em cursos outras em equipamentos. Porém, justamente existe o "estagiário" aquele que tem que começar por algum lugar, com pouca experiência e principalmente pouco dinheiro. Só lhe falta a oportunidade.

Sim, mas ao estagiário não é confiada nenhuma tarefa de responsabilidade, ele não toma decisões e não trabalha sozinho. No caso, então, te aconselho a fazer o que fiz: Peça estágio numa empresa de reportagem. Eles fazem isso! Você vai, trabalha de 3º fotógrafo, não esperam de você mais do que "alguams fotos extras", e você não ganha nada. Se gostarem, com o tempo, vão acabar te chamando pra fazer uns freelas. Isso é estágio. Não tomar a frente de um negócio.

Eu não vou de jeito nenhum comprar uma DSLR sem saber o que é ISO ou tempo de exposição, antes de investir mais pesado eu procuro que aprender na teoria e na prática o máximo que der, para que eu corra o mínimo de risco possível de ficar com um trambolho de R$7k dentro de uma maleta.

Exatamente, corretíssimo. Assim como você não deveria prestar serviços profissionais sem saber o que é ISO ou tempo de exposição!! Primeiro se estuda, depois se trabalha. Pra estudar existem cursos, livros, blogs, foruns... Um pé na frente do outro, se não a gente tropeça.

Olha, mais uma vez peço desculpas. Não sou dono da verdade, nem mesmo sou destes que fica de "bedel" da boa conduta. Estou querendo apenas ajudar porque assim me pareceu ter sido colocada essa questão: como uma dica. Da forma como você quer fazer, pode dar tudo certo. Tudo é possível! O que digo não é uma censura. Estou apenas achando que posso ajudar a indicar o melhor caminho.

Abraço, sucesso! :ok:
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 12:15:01 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:59:32
Francamente, esses tópicos sobre como inciar na profissão começam parecendo um pedido de aconselhamento aos mais experientes (e não sou um deles, ainda me considero no início da carreira), mas depois se transformam numa tentativa de obter aval dos mesmos para se forçar a "natureza" das coisas. Como se fosse apenas para ouvir: "vá lá, você está no cominho certo, não precisa muito"!  Olha, não é a minha opinião, é a verdade: Toda profissão demanda investimento de tempo, dinheiro e energia. Não dá pra sair trabalhando e "ganhando" sem riscos, sem empreitada. É um negócio, é uma prestação de serviços. Tem que ter expertise, tem que ter ferramenta adequada (e não vou entrar mais aqui nas limitações técnicas de um equipo amador, há colegas foristas com maior embasamento nisso para complementar), tem que pagar imposto, financiamento em banco, tem que usar software licenciado, tem que estar pronto para situações imprevistas, tem que assumir a responsabilidade da confiança que lhe é depositada. Do contrário é querer ganhar dinherio fácil. Por que a fotografia teria que ser um trabalho informal??? Qual profissão séria e especializada se começa a ganhar sem investir nada?   
Se você está recebendo para fazer as fotos de um evento, e por uma deficiência material ou intelectual uma foto deixou de ser feita você está falhando com seu cliente. Se alguém tem talento o suficiente para tirar leite de pedra com uma compacta, vai poder muito bem pegar um empréstimo no banco (existem linhas de crédito no mercado para isso, inclusive com juros subsidiados), comprar ferramenta adequada (nem custa tanto assim, mais barato que um carrinho de pastel) e cobrar o suficiente para pagar o empréstimo e ainda ser remunerado pelo trabalho. Quer trabalhar e se sustentar? Tem que investir! Todo labor exige isso. O resto, é aventura.

Muito bem dito, Marcelo.

É isso mesmo. Tomei a liberdade de grifar trechos importantes.

A questão da ferramenta é até secundária, desde que o formato do produto seja coerente com a ferramenta e o cliente tenha plena consciência do que está comprando.

Há mercado para produtos diferenciados, mas isso não significa absolutamente que uma pessoa que nada sabe sobre fotografar cerimônias e tem uma compacta está em condições de oferecer serviço diferenciado.

Serviço diferenciado é para poucos, E PARA QUEM SE GARANTE. Não é uma brincadeira. Ao contrário, é um serviço muito mais exigente.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:07:31
Além de que não fui eu quem procurou o trabalho.


Procurar trabalho e aceitar trabalho são coisas parecidas.

Há dezessete anos deixei de ttrabalhar com arquitetura, e nunca mais aceitei um trabalho na área, e olha que já trabalhara catorze anos como arquiteto e sabia muito bem trabalhar.

Simplesmente percebi que não estava mais disposto a assumir o trabalho em sua plenitude, com seus problemas, responsabilidades, etc. Ofereceram-me trabalhos durante este período, alguns até interessantes, mas não quis.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #36 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:08:56
Citar
Exatamente, corretíssimo. Assim como você não deveria prestar serviços profissionais sem saber o que é ISO ou tempo de exposição!!

É óbvio.



GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:13:58
Procurar trabalho e aceitar trabalho são coisas parecidas.

Há dezessete anos deixei de ttrabalhar com arquitetura, e nunca mais aceitei um trabalho na área, e olha que já trabalhara catorze anos como arquiteto e sabia muito bem trabalhar.

Simplesmente percebi que não estava mais disposto a assumir o trabalho em sua plenitude, com seus problemas, responsabilidades, etc. Ofereceram-me trabalhos durante este período, alguns até interessantes, mas não quis.

Só citei que não foi eu quem procurou o trabalho, pois esse foi o meu grande problema, saber se aceito ou não, foi algo INESPERADO.

Só um adendo: eu acho que a gente tá se matando pra tentar dizer a mesma coisa, pois eu concordo com vocês. A quetsão é que estamos tentando dizer de formas diferentes. Rsrs pois isso que eu adoro fórums! É um execício de comunicação e tanto!  :D
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 13:19:23 por GuiCastro »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:35:26
Só citei que não foi eu quem procurou o trabalho, pois esse foi o meu grande problema, saber se aceito ou não, foi algo INESPERADO.

Gui;

Tudo vai do que você quer fazer e como. O fato em si não é bom nem ruim, é neutro. O que você fará com ele pode fazer ser bom ou ruim. Como se diz por aí, "a mesma escada serve para subir e para descer".

Se você tem as deficiências que diz ter, ignorando conceitos básicos como exposição e ISO, evidentemente é limitado o que pode esperar fazer.

Mas alguém chamou você. Em um primeiro momento -assim são as pessoas- a pessoa acha que "vai se dar bem", vai ter as fotos sem gastar um dinheirão (até nem tanto, se for 800 pratas). Mas no momento seguinte essa mesma pessoa -que demonstra não querer pagar 800 reais e isso significa que não dá valor a tal tipo de serviço- vai querer que suas fotos sejam tão boas quanto as de 800 reais. Cobre dela 200 e ela vai lhe cobrar 800.

Como lidar com isso? Bem, eu deixo a câmera em casa em qualquer cerimônia e aniversário que eu vá. Porque não tenho saco para gente que quer filar trabalho de graça ou quase, e não tenho também vontade de ser profissional em fotografia. Deixando em casa, evito enganos de parte a parte. Há oportunidades que não são de fato oportunidades, apenas parecem oportunidades devido ao nosso desejo de que sejam.

Minha experiência é que invariavelmente favores feitos com trabalho geram ingratidão e queixas, quando não geram demandas de aperfeiçoamento que não estava no programa e custam caro. É um bom caminho para se aborrecer.

Faço o mesmo que faço em relação à arquitetura. desde que deixei a profissão, fiz algumas obras para mim mesmo. Uma casa na serra, uma reforma muito grande no meu apartamento, uma segunda reforma que venho fazendo aos poucos, coisas assim. Se o mundo quer ou não arquitetura, isso não é problema meu. Se quer, pague a quem trabalha com isso, se não quer, dane-se. Eu quero,e faço para mim. O resto não é problema meu.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #39 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:41:39
É, eu sei Ivan, você parece ter tido a mesma opinião.

Estava me referindo ao Agalons com o papo de "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa", que me pareceu mais uma mistura de sofismo com truismo do que um argumento lógico verdadeiro.

Sr Bucephalus.
Que um profissional se vire com qualquer equipamento,
nao caracteriza a profissao,os conceitos do oficio.
E facil, sem tanta filosofia, na boa!!!
Abraço
Angelo.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 21 de Agosto de 2009, 13:57:13
Bom Ivan, só para explicar, eu não disse que EU não sei o que é exposição e ISO, só foi um exemplo de que não é qualquer novato que sai comprando câmeras caras antes de saber se vai dar certo ou não, ok?

Como explicado lá, eu vou fazer o trabalho de graça, já que eles não iriam contratar alguém de qualquer jeito. Se alguém quiser pagar, vai da consciência e se gostou do trabalho apresentado, o material será entregue de qualquer jeito.

Assim que feitas as fotografias coloco algumas aqui para criticarem, pode ser? :-)


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:01:55
Bom Ivan, só para explicar, eu não disse que EU não sei o que é exposição e ISO, só foi um exemplo de que não é qualquer novato que sai comprando câmeras caras antes de saber se vai dar certo ou não, ok?

Como explicado lá, eu vou fazer o trabalho de graça, já que eles não iriam contratar alguém de qualquer jeito. Se alguém quiser pagar, vai da consciência e se gostou do trabalho apresentado, o material será entregue do mesmo jeito, de preferência o melhor que eu puder fazer.

Assim que feitas as fotografias coloco algumas aqui para criticarem, pode ser? :-
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 14:02:22 por GuiCastro »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:29:31

Problema nenhum!

Não gosto de entrar em polêmicas, nem em ficar contrariando pontos de vista aqui, de colegas que não conheço pessoalmente. Não é da minha personalidade, por isso peço desculpas pelo modo que vou expôr o que penso aqui:

Francamente, esses tópicos sobre como inciar na profissão começam parecendo um pedido de aconselhamento aos mais experientes (e não sou um deles, ainda me considero no início da carreira), mas depois se transformam numa tentativa de obter aval dos mesmos para se forçar a "natureza" das coisas. Como se fosse apenas para ouvir: "vá lá, você está no cominho certo, não precisa muito"!  Olha, não é a minha opinião, é a verdade: Toda profissão demanda investimento de tempo, dinheiro e energia. Não dá pra sair trabalhando e "ganhando" sem riscos, sem empreitada. É um negócio, é uma prestação de serviços. Tem que ter expertise, tem que ter ferramenta adequada (e não vou entrar mais aqui nas limitações técnicas de um equipo amador, há colegas foristas com maior embasamento nisso para complementar), tem que pagar imposto, financiamento em banco, tem que usar software licenciado, tem que estar pronto para situações imprevistas, tem que assumir a responsabilidade da confiança que lhe é depositada. Do contrário é querer ganhar dinherio fácil. Por que a fotografia teria que ser um trabalho informal??? Qual profissão séria e especializada se começa a ganhar sem investir nada?   
Se você está recebendo para fazer as fotos de um evento, e por uma deficiência material ou intelectual uma foto deixou de ser feita você está falhando com seu cliente. Se alguém tem talento o suficiente para tirar leite de pedra com uma compacta, vai poder muito bem pegar um empréstimo no banco (existem linhas de crédito no mercado para isso, inclusive com juros subsidiados), comprar ferramenta adequada (nem custa tanto assim, mais barato que um carrinho de pastel) e cobrar o suficiente para pagar o empréstimo e ainda ser remunerado pelo trabalho. Quer trabalhar e se sustentar? Tem que investir! Todo labor exige isso. O resto, é aventura.

E se imagina-se que o cliente não tem "olhar fotográfico" para distinguir a qualidade de um trabalho, oras, com dezenas de compactazinhas em todos os eventos, basta juntar os cartões dos convidados e estaria feito um álbum grátis! Que tal?

Desculpa o tom, mas precisamos respeitar a profissão para que ela seja respeitada, e não seja encarada como um bico marginal. Se equipamento amador não fosse deficiente para trabalho profissional, não seria amador, seria profissional. Não existe "meio trabalho", você pode conseguir um ou outro amigo-cliente que se satisfaça com essa proposta, mas você não vai longe e corre sério risco de se queimar seriamente. Um ou outro trabalho pode dar certo, mas eles não são iguais, nem os clientes o são. Vai ficar conhecido como "aquele cara com a maquininha que faz fotos baratinho". Gosta de fotografar, quer trabalhar com isso? Ótimo, é um tesão mesmo!!! Mas tem que investir (e investir não só em material, mas em conhecimento, principalmente, claro!)! Se não, não precisariamos gastar os tubos periodicamente com nossas ferramentas, arrebentar as costas com malas pesadas pra lá e pra cá. Duas compactas na mala e tudo resolvido.


 :hysterical: :hysterical:
Abraço, espero estar ajudando


Caro Marcelo
tua colocaçao e muito sensata.
Como explicar as caracteristicas de uma profissao, em poucas linhas,
para algum teorico ou para algum entusiasta amador.
Inevitavel cair na metafora simpatica,
Eu comprei um bisturi bom, e uma linha boa,
bem poderia fazer uma operaçao de cerebro,
porque nao!!,
o bisturi e suisso,
do melhor que existe, qual seria o impedimento???, rsrsrsrs!!! :hysterical: :hysterical:
Grande abraço
Angelo.


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #43 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:41:43
Então acho que quando falam que para se iniciar trabalhando com fotográfia e ser remonerado por esse trabalho é mesmo preciso ter uma dslr de entrada essa é uma meia verdade.O que vocês acham?
Depois de ler com calma tudo que foi dito aqui vi que realmente até é possivel se iniciar na fotografia profissionalmente com uma compacta, mas seria um grande erro começar uma profissão assim e poderia acabar numa tentativa frustrante.O melhor mesmo é começar do jeito certo, com muita pratica, muito estudo, humildade, respeito e amor pela arte da fotografia.Ah, e com o equipamento adequado claro!
Abraços!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #44 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:48:28
Depois de ler com calma tudo que foi dito aqui vi que realmente até é possivel se iniciar na fotografia profissionalmente com uma compacta, mas seria um grande erro começar uma profissão assim e poderia acabar numa tentativa frustrante.O melhor mesmo é começar do jeito certo, com muita pratica, muito estudo, humildade, respeito e amor pela arte da fotografia.Ah, e com o equipamento adequado claro!
Abraços!
Exatamente isso caro Guilherme, voce acabou respondendo sua pergunta.
Como em qualquer profissao,temos que estar preparados para ser muito bons no que fazemos.
Grande sucesso na sua caminhada!!!!!
Abraço
Angelo.