Autor Tópico: Assunto antigo - e polêmico!  (Lida 6835 vezes)

GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2009, 11:55:48
Nesse caso que eu citei eu acredito que não, pois ela já não iria contratar nenhum fotógrafo profissional mesmo...


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:00:44
Nesse caso que eu citei eu acredito que não, pois ela já não iria contratar nenhum fotógrafo profissional mesmo...

 :ok: Entendi que no contexto vc está certo, quis mesmo levantar esse assunto p/ outras ocasiões.

Nesse trabalho que vc disse acho que vc tem de fazer mesmo.. ;)
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:32:59
Nesse caso que eu citei eu acredito que não, pois ela já não iria contratar nenhum fotógrafo profissional mesmo...
Gui
Sem crise a melhor opçao
e a que te pasou Broering, o mas correto.
Faz sem cobrar e depois se ficou bom oferece algum livro album, etc,
Esta e uma boa idea.
Abs.
Angelo.


Issamu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2009, 09:07:33
Gui
  Como te falei naquela vez estava na mesma situação com você, ter que fotografar um casamento, que é uma tremenda responsabilidade, sem ser PRO e nem ter um equipamento PRO. Por duas vezes quando os noivos falaram comigo eu recusei alegando que não era profissional e que o ideal seria contratar um fotógrafo com experiência, só que como também não iriam contratar um fotográfo acabei indo eu mesmo, mas deixei bem claro quanto a minhas limitações e falta de experiência.
 Graças a Deus tudo correu como planejado, mas vou te falar, casamento é uma correria absurda, da cerimônia até o final da festa foram quase seis horas em que eu fiquei de pé correndo pra lá e pra cá, mas valeu muito pelo apredizado.
 Assim como o pessoal ai em cima sugeriu eu fiz de graça, não achei justo cobrar dos noivos um trabalho que ainda não tinha experiência.
 Se decidir fazer no final vai ver que valeu a pena pelo conhecimento adquirido.

 Uma última dica, tem um artigo aqui no MF sobre fotografia, quem escreveu foi o Zeiss, o artigo é muito bom, tem dicas ótimas. Se ainda não leu dê uma olhada.  :)

 http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=14775.0


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2009, 10:53:29
Vou levantar uma questão, mesmo trabalhando de graça, ou com um pagamento acertado p/ depois.

Num casamento, mesmo que a pessoa não gostar e não pagar, ela já terá um custo emocional de ficar sem as fotos do casamento, ou ter fotos ruins.
Isso já não é uma responsabilidade?
Randal qual e o problema se ficou sem foto ou video faz o "casoreo" de novo. :aua: :aua: :eek:
com qualquer 30 pau!!, ja faz uma festinha simpatica(BRINCADEIRA!!!!!)
Imagina encarar um serviço sem ser profissional de essa area
Concordo totalmente,RESPONSABILIDADE,SERIEDADE,RESPEITO, sao pontos a considerar.
abs.Angelo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2009, 10:55:55
Randal qual e o problema se ficou sem foto ou video faz o "casoreo" de novo. :aua: :aua: :eek:
com qualquer 30 pau!!, ja faz uma festinha simpatica(BRINCADEIRA!!!!!)
Imagina encarar um serviço sem ser profissional de essa area
Concordo totalmente,RESPONSABILIDADE,SERIEDADE,RESPEITO, sao pontos a considerar.
abs.Angelo
A saidera Randal,
Eu fazia umas casinhas da hora com o LEGO,
quer que faça tua casa da praia, baratinho!!! :aua: :eek: :aua: :eek: :hysterical: :hysterical:
abs.
Angelo


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2009, 11:51:57
Faça de graça!
Seria o mais ético, honesto e proveitoso que poderia fazer. Quem cobra R$ 1,00 está assumindo uma responsabilidade profissional. Então, se quer só aprender e ser camarada, não cobre nada. Não seria correto receber por um serviço que ainda não domina.

Abraço

Ah! Foi assim que eu comecei: Trabalhando de graça! Você ganha experiência, kilometragem e futuros clientes.

É o que eu faria nesse caso.


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Agosto de 2009, 13:35:41
Concordo com os que opinaram para fazer o serviço sem custo.
É uma oportunidade para vc mostrar seu trabalho e melhorá-lo a partir dos comentários, que sem dúvida, surgiriam.
Aproveite esses tipos de oportunidades.

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Agosto de 2009, 15:58:50
Aconteceu comigo também, quando fui convidado para fotografar uma peça de teatro. Diferentemente de um casamento, se eu errasse poderia tentar novas fotos nas outras apresentações.

Mesmo assim resolvi não cobrar. Gostei do resultado final, e mais ainda do que aprendi na prática. Concordo com as considerações do Marcelo Favero, no sentido de não cobrar por um trabalho que ainda não domina.


montanha913

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:01:01
Considerando uma experiência recente que tive, lhe digo que pode fazer de graça que não vai se arrepender.

Meu primo casou há 2 meses e ele não tinha condições de pagar um fotógrafo, nisso, me oferecí a fazer as fotos e dar o album.
Eu e minha namorada fomos fazer as fotos, ela tem uma XSi e eu com minha UZ (SX110).
Ficou evidente a diferença que faz uma câmera DSLR nas fotos. Agora já estou indo atrás de comprar a minha pois além da qualidade, a velocidade conta muito na hora de fazer essas fotos. Qualquer 5 segundo a mais que eles tiverem que esperar para repetir uma foto que não ficou boa, vai se tornar cansativo entre centenas de fotos que eles vão tirar.

Tirando o equipamento, a experiência de bater essas fotos e guiar eles foi muito interessante.

Vale a pena!


Boa sorte.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:36:34
Considerando uma experiência recente que tive, lhe digo que pode fazer de graça que não vai se arrepender.

Meu primo casou há 2 meses e ele não tinha condições de pagar um fotógrafo, nisso, me oferecí a fazer as fotos e dar o album.
Eu e minha namorada fomos fazer as fotos, ela tem uma XSi e eu com minha UZ (SX110).
Ficou evidente a diferença que faz uma câmera DSLR nas fotos. Agora já estou indo atrás de comprar a minha pois além da qualidade, a velocidade conta muito na hora de fazer essas fotos. Qualquer 5 segundo a mais que eles tiverem que esperar para repetir uma foto que não ficou boa, vai se tornar cansativo entre centenas de fotos que eles vão tirar.

Tirando o equipamento, a experiência de bater essas fotos e guiar eles foi muito interessante.

Vale a pena!


Boa sorte.

Como treinamento tudo e valido,
se o "cliente", nao tem nenhuma espectativa melhor.
Ao nao poder contratar um pro, a presao diminui,
sendo que pode ficar um registro legal.
Eu sugeri a aceitaçao do $$ a modo de caixinha,
muitas pessoas ficam sem graça ao receber "um trabalho"
e nao pagar nada por eles.
E bom fazer experiencia com amigos,
e familiares.
Boas fotos.
Abs.
Angelo.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2009, 21:05:11
Eu vou procurar estudar um pouco mais direcionado para esse tipo de foto, a de casamento. Vou ter que encontrar um meio de compensar o mal desempenho da H50 com pouca luz.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2009, 14:10:49
Olá colega,

não sei se vc já fez as fotos, mas seu fosse eu, explicaria como vc disse não sou PRo, mas ae poderia fazer as fotos como experiência e depois mostraria sem compromisso, casao houvesse interesse dos noivos vc poderia oferecer um álbum e ae sim ganhar alguma coisa, qq valor cobrado dará margem para cobranças e como hoje é moda um possível processo ...rssrss ...mas eu pegaria somente como experiência ...ou tbm se vc conhecer alguém que já faça esse trabalho poderia pegar e pagar o freela e vc ficaria como 2º fotografo ...somente uma opção ..

Abs,
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2009, 13:21:13
eu sugeri isso mesmo a ela...


pena que essa semana ela resolveu que não vai querer mais... bom, isso é mais do que o direito dela


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #29 Online: 06 de Setembro de 2009, 10:09:04
Eu tenho a opiniao de todo como minha, cobrar um valor mesmo que baixo é um grande risco!!!! Palavras todos jogam ao vento mas na hora do vamos ver o bicho pega, como disseram o clinete pode ter duas surpresa: ou ficam lindas as fotos ou ficam muito ruim ai vem a situação de alegria ou constragimento!!!
Eu comecei fazendo muito serviço de graça e ate pagando do proprio bolso pq temos gasto com condução, desgaste de seu equipamento, seu tempo no dia do evento, seu tempo de maquina pra tratar as fotos.
E ainda assim ja tive as 2 situações, mesmo de graça o cliente ainda pode chiar...

Faz de graça!!!! Mas saiba que a responsabilidade é muito grande, tive a oportunidade de trabalhar com o Angelo um grande fotografo de casamento aqui do forum e digo que suei muito no dia sentei o dedo na maquina e entreguei pra ele as fotos acho que ele gostou e tb sai feliz com o resultado.

Eu procuro trabalhar como segundo fotografo para pegar experiencia isso é muito bom e ainda continuo fazendo isso.

Abraços
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900