Autor Tópico: Assunto antigo - e polêmico!  (Lida 6834 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Setembro de 2009, 08:32:42
Eu passei por uma situação semelhante. Sempre gostei de fotografia, sempre tive uma Pentax K1000 pendurada no pescoço. Por vezes, algumas pessoas até pensavam que eu era fotógrafo.

Um belo dia, um casal de noivos (que não eram necessariamente amigos íntimos, mas nós nos conhecíamos fazia bastante tempo) vieram me perguntar se eu faria as fotos do casamento deles. A proposta era a mesma, ou seja, não iriam contratar fotógrafo profissional porque não teriam grana, então, pensavam em algo mais simples para não passar em branco.

Cobrar bem baratinho ou fazer de graça? Nem uma coisa, nem outra. Achei que aquilo seria uma responsabilidade gigantesca. Além do que eu poderia suportar caso desse errado, ainda que fosse de graça. Eu tinha em mente que casamento é um evento muito importante na vida de um casal. Talvez se eu pudesse ajudar de outra maneira, o resultado a longo prazo fosse melhor. Eu tentei esse caminho e acho que fui feliz.

Fui procurar um fotógrafo profissional e grande amigo. Expliquei-lhe a situação, principalmente, a questão da grana. Ele acabou topando fazer o serviço. Depois de pronto foi mostrar o trabalho aos, agora, recém casados e eles ficaram encantados com o que viram. Esse fotógrafo disse: "O Braga é meu amigo. Ele está me pedindo isso. Tomem o trabalho e me paguem quando puderem". Os noivos se esforçaram bastante e pagaram em bem menos de um ano.

Hoje tenho nesse casal grandes amigos. E do Marcos, o fotógrafo, de vez em quando recebo um agradecimento (sem necessidade, é claro!) porque de lá pra cá a família toda daquele casal o contrata para serviços de foto e filmagem.

Quero dizer que não estou sugerindo que se faça isso, mas sim, dar ênfase à importância de se assumir uma responsabilidade, remunerada ou não, do porte de um casamento.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 08:35:38 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2009, 19:41:23
Pô essa sua idéia foi ótima Braga. Nada de mais em passar o serviço e explicar para o outro fotógrafo a situação e ainda pedir para ser segundo, ou terceiro fotógrafo. É uma maneira de agradar a todos.  :ok:

[ ]s

Formel


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 10 de Setembro de 2009, 02:54:22
Na verdade eu conheço poucos fótografos, e os que eu conheço ou não trabalham mais, ou não são amigos meus (dispostos a fazer favores). Mas ainda bem que ela mudou de idéia e não quis mais que eu fosse. Vou treinar mais antes de fazer algo do tipo. Enquanto isso vou procurar uma oportunidade para trabalhar de 2º fotógrafo.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Setembro de 2009, 09:59:39
Penso que a questão é um pouco mais profunda até do que fazer de graça.

Há que se ter o mínimo de condições técnicas e de equipamento para fazê-lo.

Algum de vocês cortaria o cabelo de graça antes de ir a uma festa se soubesse que o aluno pega pela primeira vez na tesoura ?

 :ponder:


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:37:12
Eu teria medo  ;)


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #35 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:53:08
Com cerveja, por isso acho importante o cara que está começando trabalhar primeiro com outro fotógrafo, antes de pegar um trabalho sozinho.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 11 de Setembro de 2009, 00:20:00
Na verdade eu já faço uns bicos de fotografia... eu trabalho tirando fotos pra um site: www.clickpremium.com.br ... mas isso não tem nada a ver (nada MESMO) com fotos de casamento, que necessitam de uma responsabilidade muito maior.


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 13 de Setembro de 2009, 14:45:01
É um assunto polêmico como o próprio tópico indica.

Eu tive a oportunidade de fotografar o casamento de uma amiga. Ela não tinha condições de pagar o valor cobrado por um fotógrafo profissional e perguntou-me se poderia fotografar.
Encarei como um desafio e, ao mesmo tempo, presente para ela.
Guardadas as devidas proporções, ficou a lembrança de um momento importante em sua vida.

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


arievilo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #38 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:12:41
GuiCastro,

Minha mulher é iniciante e está fazendo book e eu a desencorajei a cobrar antes, ela faz um dvd com as fotos em uma apresentação, e mostra pra pessoa e a pessoa pede pra revelar só as que gostou.

Toma cuidado no início, faz, monta o dvd, isso vc faz com o Windows Movie Maker e com o ConvertXtoDVD, depois que a pessoa ver no DVD da sala (não consegue imprimir a vontade) ela te pede algumas pra revelar daí vc cobra pelo dvd "X" e pelas fotos reveladas mais "Y".

Abraço
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 10:13:19 por arievilo »


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:16:10
Bom, é o que eu disse, a moça desistiu da idéia. Sorte minha, vou ter mais tempo para me equipar e aprender mais antes de sair fazendo besteira. Eu treinei fim de semana passado num aniversário de criança:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=36389.0

Ainda falta melhorar bastante  :D


Rubens Capistrano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2009, 07:50:55
GuiCastro, bom dia.
Mandei MP para você sobre o assunto.
Abraço,
Rubens.
Shooting on Nikon D50


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2009, 08:45:26
Na verdade eu conheço poucos fótografos, e os que eu conheço ou não trabalham mais, ou não são amigos meus (dispostos a fazer favores). Mas ainda bem que ela mudou de idéia e não quis mais que eu fosse. Vou treinar mais antes de fazer algo do tipo. Enquanto isso vou procurar uma oportunidade para trabalhar de 2º fotógrafo.

Outra saida e voce indicar o fotografo,mas ,
se ele te leva como suporte,
tua comisao por vender o serviço pra ele
e ele te levar para treinar
Pode ser interesante.
O pro pega um serviço,
e voce ganha experiencia, sem queimar teu nome
Boa sorte, nao desista!!!
abs.
Angelo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2009, 08:47:28
Outra saida e voce indicar o fotografo,mas ,
se ele te leva como suporte,
tua comisao por vender o serviço pra ele
e ele te levar para treinar
Pode ser interesante.
O pro pega um serviço,
e voce ganha experiencia, sem queimar teu nome
Boa sorte, nao desista!!!
abs.
Angelo

voce nao precisa fotografo que te faça favor,
voce esta pasando serviço para um fotografo
e ele te leva como segundo
senao nao tem serviço pra ele!!!


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 06 de Outubro de 2009, 18:26:41
Esse fim de semana o meu tio fez bodas de prata. Eu aproveitei e pedi para ele se eu podia tentar tirar umas fotos lá na igreja (não tinha fotógrafo, só estava uma amiga da minha prima tirando fotos com uma saboneteira automática).

Assim que eu editar as fotos (ainda vai demorar 1 ou 2 semanas), eu coloco elas aqui. Eu sofri demais com o sensor pequeno da câmera. Muitas vezes precisa de velocidade para fazer a foto, por exemplo da troca de alianças, e flash não dá pois eu perco segundos preciosos na recarga, exposição alta não dá pois fica tudo tremido (cheguei a fazer fotos em 1/4s, algumas sairam boas, mas não tenho punhos de aço), ISO alto granula tudo... Tava triste. Logo, logo coloco aqui para vocês verem.

Rubens, respondido ;)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #44 Online: 06 de Outubro de 2009, 20:27:04
Esse fim de semana o meu tio fez bodas de prata. Eu aproveitei e pedi para ele se eu podia tentar tirar umas fotos lá na igreja (não tinha fotógrafo, só estava uma amiga da minha prima tirando fotos com uma saboneteira automática).

Assim que eu editar as fotos (ainda vai demorar 1 ou 2 semanas), eu coloco elas aqui. Eu sofri demais com o sensor pequeno da câmera. Muitas vezes precisa de velocidade para fazer a foto, por exemplo da troca de alianças, e flash não dá pois eu perco segundos preciosos na recarga, exposição alta não dá pois fica tudo tremido (cheguei a fazer fotos em 1/4s, algumas sairam boas, mas não tenho punhos de aço), ISO alto granula tudo... Tava triste. Logo, logo coloco aqui para vocês verem.

Rubens, respondido ;)
Agora ja voce aprendeu a necesidade de equipamento que de conta,
e assim mesmo, boa escola, pelo menos voce nao se queimou com um cliente
e bom fazer esses testes para aprender.
Nao desista
Abs.
Angelo.