Autor Tópico: Fotos de ontem  (Lida 3842 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Dezembro de 2004, 10:37:52
Tiradas na Praia Vermelha no Rio com uma Olympus C4000 e filtro polarizador servindo como ND.
Levels, saturação e sharp no PSP9.


Exposiçao de 1s e f11. Essa tá no Usefilm http://www.usefilm.com/image/637260.html


2s e f11. Nessa parece que molhou um pouco a lente  :angry:
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2004, 19:32:20 por Matheus »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2004, 12:45:43
pmachado, se eu nao me engano, uma vez voce falou q tinha uma Praktica MTL-3.
eu tambem tenho uma!
maquininha deliciosa, nao?
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2004, 15:04:14
Isso mesmo,  apesar da máquina ter uns 30 anos tudo funciona, todas as velocidades, fotômetro. A qualidade de construção da época era muito boa. Só que cada vez menos uso filme e acho que em breve vou vender tudo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2004, 17:32:53
Paulo:

A segunda não consegui ver, pois não abria a foto. A primeira tem um ótimo efeito de longa exposição nas ondas quebrando, mas para mim o estourado das nuvens compromete um pouco. O compromisso de luzes dessa foto me parece impossível, a menos que se use um filtro graduado sobre o ND.

Ivan


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2004, 17:52:17
É verdade Ivan,  bem que já procurei um graduado aqui no Rio,  mas nada. Usei um polarizador por falta de ND. O que devia ter feito, mas na hora não pensei, é um bracketing e juntar no PS.
O link já está corrigido.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2004, 20:39:42 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2004, 18:55:58
Paulo:

Eu também estou procurando um graduado. Se encontrar eu lhe falo.

As duas fotos são bonitas, você sabe disso. A questão é somente técnica, pois esse tipo de foto tem essa partucularidade. No caso, embora eu saiba que isso produziria outra foto, acho que  a única solução seria fechar mais o enquadramento retirando parte do céu.

O braketing e junção no PS também daria certo, certamente, desde que usada uma variação grande de EV.

Também moro no Rio. Um dia desses podemos fotografar juntos, o que acha?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2004, 19:13:20
Acho ótimo a gente se reunir para fotografar. Encontrar com outras pessoas é sempre uma maneira de mudar o nosso olhar., que acaba um pouco viciado em ver da mesma maneira.
Estou comprando uma 300d que deve chegar esta semana,  mas logo depois saio de férias, dia 23, passando o fim de ano em Belém e voltando logo depois do ano novo.
Se voce quiser a gente pode marcar para um fim de semana.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2004, 19:26:47
Acho ótimo, Paulo.

Coincidentemente, do dia 1 ao dia 14 também estarei fora do Rio, só que no Sul, em Florianópolis.

Quando voltarmos combinamos, OK?

Abraços,
Ivan


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2004, 19:27:59
a 1a foto naum tá abrindo
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2004, 19:29:19 por lincão »
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2004, 19:34:24
Concertei a foto pmachado, a primeira estava com link quebrado ...
mas ja esta normal agora ...


herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2004, 20:26:53
Citar
É verdade Ivan,  bem que já procurei um graduado aqui no Rio,  mas nada. Usei um polarizaador por falta de ND. O que devia ter feito, mas na hora não pensei, é um bracketing e juntar no PS...
Machado,

Antes de mais nada, achei muito legal o efeito da longa exposição na "quebrada" das ondas. Parabéns pelas fotos.

Agora, desculpe a ignorância: o que são filtros "ND" e "graduado"?
Por acaso o filtro ND diminui a passagem de luz para permitir longa exposição sob luz clara e esse efeito nas ondas? E se for, serve só prá isso? E como é que o polarizador quebra o galho? Teve que mudar o EV?
E o graduado??
 :blink:


Grato,
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2004, 20:35:42
O objetivo de ND é este mesmo. Diminuir a quantidade de luz para voce poder aumentar a exposição. A camera já estava em f11,  a menor abertura,  e mesmo assim o tempo de exposição não seria o suficiente para criar este efeito,  então coloquei um polarizador, que rouba 2 pontos de luz, para aumentar um pouco e tempo de exposição, um quebra galho. Tem filtros ND de 1, 2 ou 4 pontos. Estas fotos foram feitas ontem as 19:30 e mesmo assim tive que usar o filtro.
O graduado faz o mesmo, mas só em parte da foto, e serve basicamente para diminuir a diferença de luminosidade entre o céu e o resto da composição, ou terra ou mar. Estes 2 filtros além dos polarizadores acho que são os mais úteis para cameras digitais.
Além de um tripé que é fundamental para este tipo de foto.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2004, 20:37:50 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2004, 21:11:52
Paulo:

Eu comprei um ND Minolta (ND4) bastante barado no Mercado Livre.

Já o graduado, acho que só no ebay. Quanto ao graduado, acho que ele só tem um problema:  Divide a foto exatamente no meio, e nem sempre nossa divisão de luzes está no meio.

Pensando nisso, bolei outro dia um sistema para usar um graduado de forma que o posicionamento da transição é mais livre, podendo colocá-lo em 1/3, etc. Ano que vém vou tentar construir um protótipo, pois acho que seria bastante fácil.

A alternativa é usar o sistema Cokn, mas essa não me agrada muito, pois os filtros são de resina, acho.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2004, 21:19:18
Eu tenho uns filtros Cokin que um amigo me deu. Graduado azul, sépia, graduado lilás (?) e vermelho. Os graduados funcionam muito bem, podendo rodar em todas as posições além de poder colocar só em parte da composição, puxando um pouco o filtro, ao invés de só na metade. O resultado final é legal, mas ele só me deu estes, com suporte de filtro 55, podendo colocar até 2 ao mesmo tempo. Se achasse um ND e um graduado cinza Cokin seria perfeito, pois voce pode usar em qualquer camera até em grande angular, porque o filtro é bem maior do que a lente. Mas ahar estas coisas aqui no Brasil é difícil. Ele comprou tudo no Ebay.
Já tentei o vermelho em digital para tirar PB mas não ficou bom. Quando a gente sair para tirar umas fotos vocec experimenta, e eu acho que vai mudar de idéia.
Abraços.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2004, 21:51:52
Vermelho em digital eu já experimentei, com filtro de rosca mesmo. Os resulatados são interessantes, e certamente hoje eu poderia aproveitar melhor, fazendo uma fotometria mais precisa. É coisa a se invertigar.

Pois é. Esse sistema (Cokin) tem a vantagem de permitir ser usado mesmo com conversor de GA. No meu caso, o conversor que tenho é Olympus WCON 07 para a série C, que se encaixa perfeitamente nas Fujis, mas a boca da lente não tem rosca nem dá para ter, pois a lente é fortemente esférica, avançando quase no nível do pequeno hood que tem (acho que mais com a finalidade de proteger a lente que qualquer outra coisa).

Um graduado poderia ser montado entre a lente e o conversor, talvez, com aquela desvantagem de dividir no meio a imagem.

É um problema interessante, e para fotos de paisagem é bastante agudo.

No seu caso daquelas fotos, acho que talvez o Cokin graduado sépia desse resultado. O céu ficaria mais amarelo, e daria idéia de fim de dia (como de fato era).