Autor Tópico: supercompactas x ultrazoom??  (Lida 1959 vezes)

mshz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 25 de Agosto de 2009, 22:48:28
andei dando uma lida sobre cameras ultrazoom e a minha dúvida, que não achei nos tópicos, seria... Qual a real diferença entre uma supercompacta e uma ultrazoom?? (claro com excessão do zoom), sei que estas diferenças são relativas de máquina para máquina, vou explicar meu caso, e com a ajuda de experts do fórum, sei que terei uma solução...

Tenho uma compacta Sony T300, uma máquina automática com alguns ajustes manuais, como ISO variando de 80 a 400 (manual) e até 3200 (automático), zoom otico de 5X e digital 2x, Steady shot, Lente karl Zeiss, etc... gosto de fotos, e tenho a pretensão de aprimorar esta arte (como hobby mesmo), e achei muito interessante a Panasonic FZ28 entre as ultrazooms, mas, o que realmente a difere de uma SONY T300?? Em que momentos terei um ganho de resultados de fotos? seria na captura de imagens em longa distância? seria fotos com maior amplitude? (quando tiradas com zoom mínimo), qualidade final de imagem.. etc...
Em que momento investir em uma ultrazoom?? Vale a pena a aquisição de um Pana FZ28, mesmo tendo esta compacta da SONY??


Agradeço antecipadamente a todos que puderem me ajudar.

Marcelo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2009, 23:58:26
Marcelo basicamente o Zoom e alguns recursos que as UZ costumam possuir e poucas compactas possuem, como comandos manuais e sapatas de flash.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mshz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2009, 08:51:08
entendo, mas o q realmente faz diferença para que eu invista em outro equipamento??


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2009, 11:13:35
Fala Marcelo...

Basicamento, um dos únicos benefícios da UZ é o Zoom mesmo. Que para mim é um grande motivo para ter uma no lugar das compactas.
As compactas hoje ja tem recursos bem parecidos com as UZ, então, você deve levar em consideração se vale a pena mesmo ter uma máquina que não é tão "compacta" assim (não cabe no seu bolso, por ex.).

No caso da Panasonic FZ28, você ganhará no tratamento pós clique, ja que ela permite fotografar em RAW.
Isso ajuda na qualidade da foto, mas nada muito diferente, ja que o sensor dela é pouco melhor que o das compactas.

Abraços.
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


mshz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2009, 12:36:51
Tadeu.. mas em fotos próximas, eu tenho uma maior amplitude que uma compacta?? (abrange mais cenas nas fotos, ou "cabe mais coisas na foto", qdo tiradas a uma distancia de 1,5 a 2 metros comparadas com a compacta??).. pois isso é outro fator q levo em conta, pois nas compactas temos de dar distâncias maiores pra enquadrar um certo numero de pessoas, o q acaba ficando um pouco distante..., será q com estas UZ teria uma foto mais ampla "mais próxima")??


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2009, 14:51:45
O que vc chama de amplitude é o ângulo de cobertura da lente. Vc vai encontrar nas características das cameras a indicação da distância focal real e a equivalência desta em relação à cameras 35mm.
Procure cameras que o zoom inicia em distancia focal equivalente a 28mm para poder enquadrar grupos em locais pequenos. Quanto menor o número maior o ângulo de cobertura. A Panasonic ZS1 tem zoom de 12x, equivalente a 25-300 em 35mm, o que a torna muito versátil por ser quase uma superzoom e, como vc disse, "caber muita coisa na foto". Além de ser bem compacta de se portar:

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/page4.asp

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:53:08
Pode haver tb uma diferença no tamanho do sensor, sensores maiores geralmente apresentam imagens melhores e com menor ruido.

No caso das Sony serie T existe um problema de nitidez causado pelo prisma que eles usam p/ mudar a direção da imagem e assim conseguir afinar tanto o corpo da maquina.

E tb na posição do flash muito proximo a objetiva que causa muitos olhos vermelhos.

Eu tenho uma T9 e fotos de pessoas a noite é critico.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:35:40
Se pretendes mudar de câmera e obviamente quiser mais qualidade, com um pouquinho a mais de din din vc já compra uma DSLR de entrada, e a diferença de qualidade será grande, principalmente em fotos noturnas, pois vc pode elevar mais o ISO sem comprometer a qualidade, coisa que numa compacta, ou mesmo na maioria das UZ's não dá pra fazer.
O único problema é que numa DSLR vc não tem a versatilidade que vc tem na UZ. Na UZ com uma lente vc faz desde macro até tele, já numa DSLR vc precisa uma lente pra cada situação, até tem lentes que tem um alcance muito bom, mas perdem na qualidade.
Bem, eu tenho SONY H5 e agora comprei uma CANON XSi, e posso dizer que não estou nem um pouco arrependido do investimento que fiz. A qualidade dela é sensacional, já vendi a lente do kit e comprei uma Tamron 17-50mm e estou muito satisfeito, mas como disse pra cada coisa precisa uma lente. Eu gosto muito de fotografar flores, pequenos detalhes da natureza, e pra isso preciso de uma lente macro, já estou me preparando para comprar uma lente macro 100mm da Canon, mas ela não é nada barato, vai demorar um pouco até conseguir comprá-la, ainda não terminei de pagar a câmera...
Bem, é isso que tenho a dizer. Espero ter ajudado em alguma coisa.

Um abraço


mshz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2009, 11:36:47
O que vc chama de amplitude é o ângulo de cobertura da lente. Vc vai encontrar nas características das cameras a indicação da distância focal real e a equivalência desta em relação à cameras 35mm.
Procure cameras que o zoom inicia em distancia focal equivalente a 28mm para poder enquadrar grupos em locais pequenos. Quanto menor o número maior o ângulo de cobertura. A Panasonic ZS1 tem zoom de 12x, equivalente a 25-300 em 35mm, o que a torna muito versátil por ser quase uma superzoom e, como vc disse, "caber muita coisa na foto". Além de ser bem compacta de se portar:

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/page4.asp

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/
dede
O que vc chama de amplitude é o ângulo de cobertura da lente. Vc vai encontrar nas características das cameras a indicação da distância focal real e a equivalência desta em relação à cameras 35mm.
Procure cameras que o zoom inicia em distancia focal equivalente a 28mm para poder enquadrar grupos em locais pequenos. Quanto menor o número maior o ângulo de cobertura. A Panasonic ZS1 tem zoom de 12x, equivalente a 25-300 em 35mm, o que a torna muito versátil por ser quase uma superzoom e, como vc disse, "caber muita coisa na foto". Além de ser bem compacta de se portar:

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/page4.asp

http://www.dpreview.com/reviews/q209grouplongzoom/

João.. já que me citou sobre esta Pana zs1, por ser compacta, com boa grande ocular a partir de 28mm, o que vc me diz em relação a Pana Fz28, que pelo q andei lendo seria uma boa UZ. (dei uma olhada no dpreview, porém como não entendo muito de máquina e nem tanto de ingles, ficou um pouco dificil para comparar.. aguardo um retorno


mshz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2009, 11:51:48
conrad...
para meu uso (hobbie) acho q uma slr seria um pouco complicada, pois como vc citou há a necessidade de ter várias lentes, e a praticidade vai para o beleleu... agora em relação a sua experiência com uma H5 (UZ), a foto é muito melhor do que uma compacta??


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2009, 20:20:53
conrad...
para meu uso (hobbie) acho q uma slr seria um pouco complicada, pois como vc citou há a necessidade de ter várias lentes, e a praticidade vai para o beleleu... agora em relação a sua experiência com uma H5 (UZ), a foto é muito melhor do que uma compacta??

Bem, aí vai depender muito de qual compacta fôr comparar, já vi compactas que tem uma excelente imagem, enquanto outras... :doh: Mas posso te garantir que se comprares uma da linha H, com certeza vais gostar. Mas existem outras boas opções de UZ's muito boas, tem da Panasonic, da Fuji, e claro a Canon tem câmeras ótimas. Procure ver no dpreview a avaliação das câmeras que te interessam e em especial a conclusão do preview.


mshz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:50:30
quero agradecer a ajuda de todos no forum, que ajudaram na minha decisão. Vou para EUA semana que vem, e vou aproveitar e comprar uma digital, e pela análise indicada por todos, decidi optar pela Panasonic FZ35, a nova UZ que substitui a FZ28, pela qualidade de imagem, zoom, velocidade de disparo, amplitude nas fotos etc...

Grato

Marcelo