Autor Tópico: Porque é tão difícil escolher um sistema?  (Lida 7169 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2009, 11:07:11
Para macro o melhor é liveview com 10x de aumento.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2009, 11:21:27
Hugo de uma olhadinha no artigo Receita para escolher uma boa câmera que postei ontem. Eu mostrei lá como eu faço minhas matrizes de decisão. :)
« Última modificação: 05 de Setembro de 2009, 11:31:47 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2009, 12:22:35
Léo,

O grande problema é que eu também não podia ter tudo... Não podia ter o melhor flash, e o melhor AF, e a melhor qualidade de imagem, o menor ruido, o melhor valor, aí entrava também a questão da qualidade da filmagem, que no mercado de social tá fazendo uma reviravolta. Com tudo isso, tive mta dificuldade. Até dentro da mesma marca estava confuso. No fim acabei fazendo uma escolha fria priorizando segurança e precisão de AF e a facilidade de intercambiar lentes e outros acessórios com minha rede de relacionamento de fotógrafos que trabalham em equipe comigo.

Depois da escolha parei de pensar... Senão podia ter recaída e achar que não fiz a melhor escolha....

Mas fiz! :D

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2009, 00:02:06
Olympus (ou Pentax?)
Canon
Sony

Acertei? rs
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2009, 12:57:15
Díficil mesmo, mas eu escolheria visando a primeira necessidade, a Profissional.
Ela que vai "suportar" a sua segunda necessidade, a Casual, Hobby.

Quando cito "suportar", quero dizer que é dai que vai sair o $$$ para você comprar lentes que servirão apenas para Hobby, ou quem sabe dependendo do $$$ que a Profissional irá gerar, da para se ter o luxo de escolher outra marca, que melhor atenderá a necessidade Casual.  :D

Vise o Profissional, o hobby é hobby, ... da para se divertir até de compacta saboneteiras da SONY rs...

Seria um luxo possuir um equipamento TOP que se enquadre perfeitamente "apenas" para lhe satisfazer como hobby.

Abraços e boa sorte na escolha.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2009, 13:00:41 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2009, 19:28:55
Eu estou passando por isso agora, e em situação semelhante a sua, Leo: mudança (ou ampliação) da área de atuação, que acarreta novas necessidades/prioridades.

Também tem outra coisa que complica um pouco: o avanço na tecnologia, que alterou alguns parâmetros que eu tinha há uns dois anos atrás. No meu caso, a prioridade quando comecei a trabalhar era fotografia de espetáculos, onde qualidade de iso alto é fundamental. Na época, o sistema canon levava muita vantagem sobre o sistema nikon. Tendo como prioridades velocidade de AF e iso alto, não tinha nem que pensar muito, era canon na cabeça, e com o tempo formei um ótimo conjunto para espetáculos (40D, 30D, 11-16 f/2.8 tokina, 24-70 f/2.8L, 135 f/2L e 50mm f/1.8).

Porém a nikon avaçou bastante no quesito ruído, basta ver a diferença entre D200 e D300. Hoje já não levo a qualidade de iso alto em conta, pois as duas estão muito próximas na prática (nem comparo mais). A diferença passa a ser APS ou FF, em qualquer dos dois sistemas.

A velocidade do AF também já não é tão relevante no meu uso atual quanto a sua precisão. E, pra fechar, agora uso muito flash (coisa que nem tinha antigamente), o que já é um universo à parte...

Ah, e para esclarecer: falo só de canon e nikon porque me facilitam no dia-a-dia, pois trabalho muito em equipe, então os sistemas mais populares acabem facilitando na hora que precisamos de algo emprestado, trocado, etc.