Autor Tópico: Imagem Vetorial  (Lida 1521 vezes)

lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Online: 03 de Outubro de 2005, 15:50:27
Boa tarde a todos.....Na semana passada eu estava brincando de Ilustrator com um amigo meu e descobrimos como fazer imagens vetoriais. Pelo que eu entendi, a imagem deixar de ser pixelizadas e passam a ser vetorizadas. Exemplo:

Cada grupo de pixels da mesma coloração vira um objeto. Vantagem - zoom infinito e ampliação sem perda de qualidade. Desvantagem - menor definição. Segue abaixo um teste comparativo:

Imagem Original:


Imagem Vetorizada:


Detalhe no Olho Original:


Detalhe no Olho Vetorizada:


Um outro problema das imagens vetoriais é que elas são no máximo (pelo menos no Ilustrator) 256 cores. No exemplo, como é uma imagem pb, não tem tanta diferença.

Bom, essas foram as minhas conclusões. Alguém tem algo a acrecentar ? Falei muita besteira ?

Pergunto, será que um dia as câmetas vão evoluir até chegar ao ponto de já tirarem fotos vetorizadas com 1 "zilhão" de cores ?

ps: não reparem a qualidade "tosca" da foto original, eu trabalhei nela em 640x480 pois transformar uma imagem em vetor demora pra caramba.

Abraços !
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2005, 01:43:10
:thmbup: É muito massa este efeito.
Igual aqueles desenhos, nas propagandas da MTV por exemplo... parece uma calicatura de uma pessoa... mas na verdade é uma imagem vetorizada.
No PhotoShop, mas é complexo... nao manjo fazer.
Os caras dao esse efeito ate em video... muito legal  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2005, 12:46:37
Esses programas têm muito a melhorar ainda. Pelo menos isso de aumentar foto sem perder qualidade vai derorar um tempo para ser prático.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


diegopablo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2005, 15:41:42
A aplicação não é bem essa. Imagens vetoriais não substituem os tradicionais mapas de bits, mas são usados pra animações e ilustrações onde não é preciso riqueza de detalhes ou texturas.

Páginas feitas em Flash por exemplo levam animação vetorial e podem fazer maravilhas consumindo bem menos transferência do que um video ou gif animado. Ah, e pode ter muito mais do que 256 cores.

Geralmente o trabalho de conversão de mapa de bits pra vetor é manual, pra que se consiga um resultado satisfatório. Os softwares que fazem isso automaticamente nunca geram resultados comparáveis.