Autor Tópico: Fotometria  (Lida 6460 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 03 de Outubro de 2005, 20:16:21
Estou apanhando na fotometria ao bater fotos com luz do sol lateral e de cima para baixo em perpendicular ao solo (sol do meio dia). Tenho várias fotos onde há áreas com boa exposição coexistindo com áreas subexpostas ou superexpostas até estouradas, às vezes vai do sub a super na mesma foto. Estou usando a fotometria por ponto (spot), mas a câmera fornece ainda fotometria a modo "center" e "multi". Existe situações (genericamente falando) em que um modo de fotometrar é mais indicado do que outro?

Um exemplo da foto:

 


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2005, 00:45:12
tchê, justamente o contrário tu deveria fazer...botar no multi...o spot vai fazer a medição só no centro, e o q importa é a luz naquele ponto...

sol de meio dia não dá pra querer...alem de retirar parte da textura das coisas, tem esse problema de fotometria...
oq eu posso te dizer é que, melhor tu tirar uma foto um pouco subexposta do que uma superexposta...pq tu consegue arrumar a subexposição no photoshop, super exposição já nao tem jeito...
Sul Foto Clube


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2005, 00:57:02
Tu ta fotometrando errado man.

Coloca o SPOT centralizado nas pontas da planta ae, que é o ponto de maior luminozidade... faz a mediçao por ele.
Tu vai ver que ta superexposto.
na foto eu acho que vc dando o SPOT em alguma area escura da planta.
Pra pegar as luzes altas, tu tem que regular a abertura, fechar + e ver o balanço se ta OK

Que camera tu tem ?

Da uma olhada em uns testes que eu tava fazendo na minha cam, hoje mesmo... com o modo SPOT, esta muito sol  :heat:  :

« Última modificação: 04 de Outubro de 2005, 01:18:26 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2005, 08:44:01
O correto mesmo é usar o modo spot e medir os extremos da cena para poder colocar a exposição no ponto de máxima preservação de luz.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2005, 11:47:43
Ja ia falar isso..

Eu fotometro sempre aonde eu posso preservar a luz e evitar estouros.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2005, 01:34:09
Aproveitei essa foto para colocar os possiveis pontos de onde foram feitos as medicoes. Na primeira imagem vc pode observar que o sombra esta com detalhes por o restante da foto  ficou estourada.
Na segunda imagem parece que a medicao foi feita nas nuvens por isso a foto ficou escura.
Na terceira imagem eu acho que a medida foi feita em um ponto medio mais ou menos na parede por isso vc ve um pouco de detalhe nas sombras e as altas luzes nao ficaram estouradas.

Utilizando um fotometro spot manual vc pode pegar essas 3 medidas e  calcular automaticamente o valor medio.

Ja utilizando o fotometro da camera vc tem que pensar onde vai quer maior detalhes ( sobras ou altas luzes) dai fazer a compensacao necessaria.


Agora voltando a foto unicial do topico eu acho que se vc tivesse usado o modo spot e feita a medida na grama ( mais ou menos 18% ) vc teria uma foto sem esse estouro, mas vc pode pensar dessa maneira e olhar no histograma e fazer a compensacao da exposicao necessario.

Me corigam se falei algo errado.



 
« Última modificação: 05 de Outubro de 2005, 01:39:51 por cralx2000 »