Autor Tópico: FOTOGRAFIA - Profissionalismo, Hobby ou uma Terapia.  (Lida 8969 vezes)

Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2009, 10:29:51
Tbém penso ser um pouco de tudo junto.

Porque não a artística da expressão da comunicação através de um hobby que pode se tornar rentável ? é muita filosofia ???

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2009, 20:23:08
Pra mim é uma forma de expressão. É tudo menos profissão.
Ainda não aprendi a ganhar dinheiro com isso. No dia que virar profissão, temo enjoar.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2009, 21:38:46
Por enquanto, a fotografia é um imenso buraco negro para onde vão todas as minhas parcas economias  :hysterical:

E considerando que exista 99,999% de possibilidade de que eu nunca venha a ganhar dinheiro com ela, não será para mim profissão.

Hobby? Talvez, mas terapia com certeza não é. Preferiria pagar um terapeuta que saiba o que fazer do que ajudar os acionistas da Canon, que não estão nem aí para a minha (in)sanidade.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 21:40:53 por marcospr »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Agosto de 2009, 21:49:33
Citar
Por enquanto, a fotografia é um imenso buraco negro para onde vão todas as minhas parcas economias  Rindo às Gargalhadas

E considerando que exista 99,999% de possibilidade de que eu nunca venha a ganhar dinheiro com ela, não será para mim profissão.

Hobby? Talvez, mas terapia com certeza não é. Preferiria pagar um terapeuta que saiba o que fazer do que ajudar os acionistas da Canon, que não estão nem aí para a minha (in)sanidade.

Marcos, concordo em gênero número e grau ! Trocando Canon por Nikon claro...rs  :hysterical:

Sábia declaração oh grande monge oriental da fotografia !

Cara, vc é praticamente o Dalai Lama do MF com essa declaração !  :hysterical:


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2009, 21:56:32
Cara, vc é praticamente o Dalai Lama do MF com essa declaração !  :hysterical:

Dalai Lama? Estou mais para MEDAI LAMA :hysterical: :hysterical:


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #20 Online: 31 de Agosto de 2009, 23:23:23
Acho que com certeza uma forma de comunicação, acredito que mesmo aqueles que não fotografam  tem um "Q" para isso, pois nossos olhos captam tudo e fotografa em nossa mente ... em relação a terapia eu acredito que a fotografia sirva para algum tipo de terapia sim, uma extramamente no limite do strees pode usar a fotografia para aliviar o stress e isso é uma forma de terapia ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2009, 12:11:47
Eu fotografo por necessidade.
Profissão já tenho uma que escolhi por amor porque nunca tive a pretensão de ser rica, mas pode-se viver razoavelmente. Hobby também, faço atividades manuais quando tenho tempo, no momento faço um mosaico com o fundo de uma foto. Terapia, pessoalmente nunca tive a iniciativa de consultar um profissional nem ninguém disse que precisava. kkkk
Mas sabe que é uma área a ser explorada, já existe musicoterapia, graduação e tudo, quem sabe não criam uma área de fototerapia...


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2009, 12:21:57
Eu fotografo por necessidade.
Profissão já tenho uma que escolhi por amor porque nunca tive a pretensão de ser rica, mas pode-se viver razoavelmente. Hobby também, faço atividades manuais quando tenho tempo, no momento faço um mosaico com o fundo de uma foto. Terapia, pessoalmente nunca tive a iniciativa de consultar um profissional nem ninguém disse que precisava. kkkk
Mas sabe que é uma área a ser explorada, já existe musicoterapia, graduação e tudo, quem sabe não criam uma área de fototerapia...

Eu fotografo por amor e ganho a vida como cirurgião.... :(
Ainda assim me meto no meio de passeatas, protestos, qualquer muvuca que eu tenha a oportunidade de fotografar.
Nessa foto abaixo, em frente a Universidade da Sourbone em Paris, quase tomei uns petelecos da polícia..rsrsrsrsrsrsrsrsrsr.... :hysterical:
O outro colega que estava comigo ficou escondido dentro de uma loja com medo (estava um inferno de viaturas de polícia no local).
Eu e meu equipamento saimos inteiros e curti muuuuuuuuito a aventura !!!





Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2009, 00:54:02
Mas sabe que é uma área a ser explorada, já existe musicoterapia, graduação e tudo, quem sabe não criam uma área de fototerapia...

Sou musico tbm e uso a musica como uma forma de terapia para acalmar qdo estou no stress ... kkkk
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:07:38
FOTOGRAFIA E TERAPIA

A utilização de técnicas que aliam fotografia e terapia não é novidade: os primeiros registros datam de 1941, em plena II Guerra Mundial. Uma organização conhecida como Volunteer Service Photographers fornecia tratamento a soldados feridos em hospitais militares; no entanto, perceberam que ao incentivar o uso de câmaras escuras portáteis, os pacientes podiam revelar e imprimir suas próprias fotografias, utilizando (de forma inconsciente) músculos e nervos antes julgados inoperacionais. Pouco depois, a organização foi rebatizada como Rehabilitation Through Photography, tendo como objetivo principal aumentar a auto-estima das pessoas e ajudá-las a regressar a uma vida produtiva.

A fotografia pode ser empregada em conjunto com a terapia das seguintes formas:

Terapia Fotográfica:
conta com o auxílio de um psicólogo especializado na técnica. Utiliza as fotografias pessoais do paciente, tiradas por ele mesmo ou por outras pessoas, para invocar lembranças, crenças e sentimentos, a fim de superar traumas, melhorar o relacionamento interpessoal e recuperar a auto-estima;

Fotografia Terapêutica:
diferentemente da terapia fotográfica, depende apenas do interesse da própria pessoa: basta que ela tenha acesso a alguma câmera fotográfica e pratique. Também pode ser aplicada em grupos de apoio mútuo. É uma interessante maneira de aprofundar o auto-conhecimento, aprimorar relações interculturais e até mesmo desenvolver uma visão crítica mais refinada.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:31:22
FOTOGRAFIA E TERAPIA

A utilização de técnicas que aliam fotografia e terapia não é novidade: os primeiros registros datam de 1941, em plena II Guerra Mundial. Uma organização conhecida como Volunteer Service Photographers fornecia tratamento a soldados feridos em hospitais militares; no entanto, perceberam que ao incentivar o uso de câmaras escuras portáteis, os pacientes podiam revelar e imprimir suas próprias fotografias, utilizando (de forma inconsciente) músculos e nervos antes julgados inoperacionais. Pouco depois, a organização foi rebatizada como Rehabilitation Through Photography, tendo como objetivo principal aumentar a auto-estima das pessoas e ajudá-las a regressar a uma vida produtiva.

A fotografia pode ser empregada em conjunto com a terapia das seguintes formas:

Terapia Fotográfica:
conta com o auxílio de um psicólogo especializado na técnica. Utiliza as fotografias pessoais do paciente, tiradas por ele mesmo ou por outras pessoas, para invocar lembranças, crenças e sentimentos, a fim de superar traumas, melhorar o relacionamento interpessoal e recuperar a auto-estima;

Fotografia Terapêutica:
diferentemente da terapia fotográfica, depende apenas do interesse da própria pessoa: basta que ela tenha acesso a alguma câmera fotográfica e pratique. Também pode ser aplicada em grupos de apoio mútuo. É uma interessante maneira de aprofundar o auto-conhecimento, aprimorar relações interculturais e até mesmo desenvolver uma visão crítica mais refinada.

Hahaha
Tô por fora. Nada mais no mundo é novidade. Algum dia foi?
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 16:34:46 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 02 de Setembro de 2009, 19:54:58
Terapia é tratamento para conseguir a cura, ou a melhoria da saúde. Não tenho do que me tratar com a fotografia, então ela pode ser tudo, menos terapia.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #27 Online: 03 de Setembro de 2009, 13:03:36
Terapia é tratamento para conseguir a cura, ou a melhoria da saúde. Não tenho do que me tratar com a fotografia, então ela pode ser tudo, menos terapia.


Bom vejo da seguinte forma, uma pessoas em estado depressivo, não pode ficar sem uma ocupação, não pode ficar trancada em um quarto, pq isso pode levar a situações piores, acredito que se essa pessoa pegar uma camera e sair fotografando, ela terá momentos de alivio, e isso já é uma terapia, isso já ajuda no processo de cura, sabendo-se que a depressão é uma doença e se considera-se a doença do século ... é dessa forma que imagino a fotografia como terapia ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 03 de Setembro de 2009, 13:28:24

Bom vejo da seguinte forma, uma pessoas em estado depressivo, não pode ficar sem uma ocupação, não pode ficar trancada em um quarto, pq isso pode levar a situações piores, acredito que se essa pessoa pegar uma camera e sair fotografando, ela terá momentos de alivio, e isso já é uma terapia, isso já ajuda no processo de cura, sabendo-se que a depressão é uma doença e se considera-se a doença do século ... é dessa forma que imagino a fotografia como terapia ...

Para os depressivos, sim, você pode ter razão. Mas para uma pessoa sem patologias mentais, onde é que a "terapia" entra?


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #29 Online: 03 de Setembro de 2009, 16:14:28
Para os depressivos, sim, você pode ter razão. Mas para uma pessoa sem patologias mentais, onde é que a "terapia" entra?

Acho que sem patologias mentais, teria muito pouco aplicação ... apesar que toda tentativa de levar cura ou melhoria para uma pessoa é válida ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/