Autor Tópico: FOTOGRAFIA - Profissionalismo, Hobby ou uma Terapia.  (Lida 8864 vezes)

Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Online: 30 de Agosto de 2009, 12:28:06
Olá colegas,

a fotográfia é uma arte de muitos e muitos anos, hoje nos tempos modernos onde a tecnologia é avançada e nos trazem grandes benefícios, mas também muitos malefícios a fotografia sobrevive e acompanha essa tecnologia.
Porém muitos vivem dessa arte e fazem dela o ganha pão e o seu sustento, muitos outros fazem por hobby pq amam e gostam de fotografar, só que me deparei com um assunto levantado por uma pessoa que fotografa e diz que usa a fotografia somente como terapia, no seu caso em específico ele usa para superar uma doença grave que ele tem que pode o levar a morte, sendo assim deixo aqui a minha pergunta e motivo do de abertura do tópico:

FOTOGRAFIA: Profissionalismo, Hobby ou uma Terapia ...?

PARTICIPE ...


« Última modificação: 03 de Setembro de 2009, 17:15:39 por Kika Salem »
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2009, 13:06:27
Particularmente acho que é um pouco de cada coisa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2009, 13:10:19
Não são as únicas opções.

Fotografia para mim é uma aventura existencial, uma aventura estética, de autoconhecimento, de compreensão de como as coisas são percebidas, da comunicação visual, etc.

Não é um hobby, embora pareça um, pois o hobby é apenas uma brincadeira, não traz as questões trazidas pela fotografia. Não é uma terapia, porque não preciso de terapia nem faça as coisas com esse sentido, e não é uma profissão porque não ganho dinheiro com ela.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2009, 13:21:06
Ivan eu costumo dizer que é acima de tudo uma forma de comunicação... :) Mas não dá pra definir além disso, porque o ser humano usa a comunicação de diversas formas e por assim dizer ela acaba por permear um pouco de cada coisa. Servir para um pouco de cada coisa e assim por diante. Todos nós usamos fotografia para nos comunicar de alguma forma e como tal estamos nos utilizando de certas habilidades cognitivas necessárias para o processo de comunicação. Podemos pensar neste processo como uma comunicação artística, documental, ou mesmo como brincadeira (porque não).


O importante é que no final tudo se resume à comunicação, que como tal pode assumir diverssas facetas, dependendo do que se pretende comunicar. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2009, 14:24:32
P/ mim só no não é profissão, ainda, pq não ganho nada com isso.

Como hobby passo muito tempo livre mexendo com fotografia, brincando com efeitos, e misturando fotos.

Como terapia tb faz sua parte, sou engenheiro e extremamente racional e numérico, a fotografia me possibilita exercitar minha subjetividade, sem racionalizar.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2009, 15:18:13
Nigazz
Penso que como outras tantas atividades,
pode ser qualquer uma das 3 opçoes.
Eu sou profissional da area,
conheço hobbistas, amadores
e tambem conheço delirantes teoricos que filosofam sobre o tema.
depende da postura de cada pessoa
Abs.Angelo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2009, 15:27:53
Nigazz
Penso que como outras tantas atividades,
pode ser qualquer uma das 3 opçoes.
Eu sou profissional da area,
conheço hobbistas, amadores
e tambem conheço delirantes teoricos que filosofam sobre o tema.
depende da postura de cada pessoa
Abs.Angelo

Eu devo ser desses delirantes teóricos. Vivo bem assim.

Um truísmo muito usado é aquele que diz: "A Filsofia começa com o espanto!", isto é, enquanto as pessoas pensam e tomam tudo como sendo natural, corriqueiro, não há filosofia. Ela começa quando alguém deixa de achar que tudo que é cotidiano é natural, e começa a pensar na causa das coisas.

No caso da fotografia, a filosofia fotográfica também começa com o espanto, quando deixamos de achar que é somente questão de apertar o botão e percebemos como é intrincado o jogo que está contido nas fotografias.

Por isso não consigo de fato apenas dizer que é hobby ou que é somente um meio de comunicação, pois antes de ser um meio de comunicação é um meio de prospecção de minhas próprias concepções de mundo, ou seja, é antes entendimento interior do que comunicação exterior. E dizer que é um hobby seria o mesmo que dizer que filosofia (ou pensar) é um hobby.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 15:35:17 por Ivan de Almeida »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2009, 18:27:12
Eu devo ser desses delirantes teóricos. Vivo bem assim.

Um truísmo muito usado é aquele que diz: "A Filsofia começa com o espanto!", isto é, enquanto as pessoas pensam e tomam tudo como sendo natural, corriqueiro, não há filosofia. Ela começa quando alguém deixa de achar que tudo que é cotidiano é natural, e começa a pensar na causa das coisas.

No caso da fotografia, a filosofia fotográfica também começa com o espanto, quando deixamos de achar que é somente questão de apertar o botão e percebemos como é intrincado o jogo que está contido nas fotografias.

Por isso não consigo de fato apenas dizer que é hobby ou que é somente um meio de comunicação, pois antes de ser um meio de comunicação é um meio de prospecção de minhas próprias concepções de mundo, ou seja, é antes entendimento interior do que comunicação exterior. E dizer que é um hobby seria o mesmo que dizer que filosofia (ou pensar) é um hobby.


Ivan
Muito boa sua colocação.
Eu não acho que você se enquadre nessa categoria
anteriormente citada. :hysterical: :hysterical:
Tenho lido matérias suas,com conteúdo muito interessante.
Abraço
Angelo
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2009, 19:55:51
Ivan
Muito boa sua colocação.
Eu não acho que você se enquadre nessa categoria
anteriormente citada. :hysterical: :hysterical:
Tenho lido matérias suas,com conteúdo muito interessante.
Abraço
Angelo

De certa forma me encaixo, Angelo -risos.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2009, 21:41:52
Para os mestres;  fotografia parece ser profissão, hobby e terapia, tudo ao mesmo tempo.

Abraço a todos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2009, 08:57:13
De certa forma me encaixo, Angelo -risos.
Entao, ta!!
abs


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2009, 09:20:49
Eu sempre gostei muito de desenhar. Durante algum tempo da minha vida,  dediquei-me a isto. O papel e o lápis faziam parte de minha vida de forma muito regular. Hoje essa necessidade, digamos assim, de me expressar através de imagens continua de uma forma diferente. Há muito tempo que não pego num lápis para fazer um esboço mas constantemente estou com uma câmera fotográfica nas mãos. Hoje, minha paixão é essa. É uma atividade que me dá prazer, satisfação e contribui até como forma de relacionamento pessoal.
Nunca irei deixar de gostar de fotografia, assim como nunca deixei de gostar de desenhos mas pode ser que um dia abandone a máquina fotográfica. Pode ser que volte minha atenção para os desenhos ou pode ser que faça outra coisa diferente.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 09:22:24 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2009, 09:55:23
Para mim é só um hobby.

Achei Interessante o que o Leo colocou sobre fotografia ser uma forma de comunicacao. Também vejo assim.
A partir do momento que vc mostra suas fotos para alguém já podemos dizer que estamos buscando a comunicacao.
Mesmo as que vc nao mostra pra ninguém, só o fato de vc olhar para ela "a sós" também considero um tipo de comunicacao "você com você".

Indo mais longe...aí poderia dizer que qualquer tipo de arte é comunicacao? Um quadro ou uma escultura? E a música?
Diria que sim!
Deutschland

Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2009, 10:04:14
Indo mais longe...aí poderia dizer que qualquer tipo de arte é comunicacao? Um quadro ou uma escultura? E a música?
Diria que sim!

Eu também acho que qualquer forma de arte é comunicação. Na verdade sempre fizemos arte (qualquer tipo dela) para nos expressar de alguma forma para com outras pessoas, para conosco ou até para com "deus".
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2009, 10:25:13
Arte é introspecção antes de ser comunicação. Tudo que acontece na sociedade humana é comunicação, então esse aspecto da arte é sempre implícito. Onde ela difere das outras atividades (por exemplo, do desenho técnico) é em ser introspecção.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 10:25:34 por Ivan de Almeida »