Autor Tópico: Baixa luz com a350, flash HVL e LiveView.  (Lida 1803 vezes)

imagine

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 03 de Novembro de 2009, 10:25:38
Senhores(as),

Notei algo interessante. Não fotografo usando o LiveView e nem fora do modo Manual, mas ontem eu coloquei a minha câmera em prioridade de abertura num ambiente de pouca luz, habilitei o LiveView (não via praticamente nada, pois estava com ISO 400, f/5.6 e 1/30 a 70mm), mas ao ligar o flash HVL-F42AM (tudo em automático), imadiatamente a sensibilidade do LiveView subiu bastante - fui capaz de sondar o ambiente tranquilamente através dele - e as configurações mudaram para ISO 400, f/5.6 e 1/125 a 70mm. Sei que com esses ajustes a câmera deveria ficar totalmente escrava da luz do flash no momento do clique!

O flash parece melhorar a sensibilidade da câmera, isso procede? Não entendi como essa relação modifica as condições de sensibilidade no LiveView - isso se restringe só ao LiveView ou o sensor passa a ter condições de ver algo? E como fica o foco nesse meio?

Muito obrigado pela atenção.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 10:27:25 por imagine »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 10:33:41
Eu acho que ele simula no LV como ficaria a foto naquele modo com aquela exposicao setada....qndo vc liga o flash, ele deve aumentar a sensibilidade pra simular uma foto bem exposta.

Valeu


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:43:35
Po, Alex...

Bem interessante essa "funcionalidade" do LV que vc descobriu por acaso. Será que no manual descreve alguma coisa a respeito? Lembro que o manual da minha A300 era bem fraquinho.
Será que existem outras "funcionalidades" ocultas???? :ponder:

abs


spegiorin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
  • Maringá - PR
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2009, 09:43:32
O que acontece é justamente isso. O LV somente simula o resultado esperado e  não aumenta a sensibilidade da câmera. No manual, não encontrei nada especificando, mas tb nao procurei muito bem, confesso. Vou ser sincero com vcs, somente vi funcionalidade para o LV por haver possibilidade de observar o histograma em tempo real, mas não consegui me acostumar, mesmo sendo um amador principiante.
Um grande abraço a todos. Tenho aprendido muito com este forum.
Sony Alpha 350 + HVL-42 + HVL-56 + HVL-58
MINOLTA: 50mm f/1.4 + 28mm f/2.8 + 35-70mm f/4 + 70-210mm f/4
TAMRON: 17-50mm f/2.8


imagine

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2009, 17:07:11
Po, Alex...

Bem interessante essa "funcionalidade" do LV que vc descobriu por acaso. Será que no manual descreve alguma coisa a respeito? Lembro que o manual da minha A300 era bem fraquinho.
Será que existem outras "funcionalidades" ocultas???? :ponder:

abs

Não é bem uma função oculta - apesar de o manual não se referir ao recurso, mas sim um implemento interessante... Fui fuçando e achei! Agora me pergunto porque no modo Manual o Live View não oferece as mesmas características??? Senti diferença na busca do foco, pois achei que pelo live view a câmera acha o foco muito mais fácil, só esta pode não ser a melhor experiência!!!

Outro lance é que dos nove pontos de foco o central é o que me parece ter mais sensibilidade! Isso procede???


imagine

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2009, 17:09:34
O que acontece é justamente isso. O LV somente simula o resultado esperado e  não aumenta a sensibilidade da câmera. No manual, não encontrei nada especificando, mas tb nao procurei muito bem, confesso. Vou ser sincero com vcs, somente vi funcionalidade para o LV por haver possibilidade de observar o histograma em tempo real, mas não consegui me acostumar, mesmo sendo um amador principiante.
Um grande abraço a todos. Tenho aprendido muito com este forum.

Realmente o Live View é pra quem deseja fotografar sem muito compromisso - tipo apontar e fotografar!