Autor Tópico: Lançada a Panasonic GF1 Micro four-thirds  (Lida 18360 vezes)

Philos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 19 de Outubro de 2009, 13:25:27
Gostei mais da imagem da Oly, mas o foco lento parece ser um problema nesse tipo de câmera, e o flash embutido da GF1, além dos muitos ajustes extras, etc. também são pontos a considerar.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 19 de Outubro de 2009, 13:39:44
Philos, eu não compraria a E-P1 principalmente pela falta do flash, eu costumo usar bastante a ferramenta pra melhorar sombra de rosto, apenas pra preencher....


Philos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 19 de Outubro de 2009, 14:58:27
Eu ando meio desanimado com essas câmeras por causa do custo. Se a Canon S90 vier tão boa quanto as amostras saídas até agora sugerem (melhor que a LX3), eu fico com ela e uma D40, por praticamente o mesmo preço da GF1, se as finanças permitirem.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 14:59:15 por Philos »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 21 de Outubro de 2009, 01:46:38
Eu ando meio desanimado com essas câmeras por causa do custo. Se a Canon S90 vier tão boa quanto as amostras saídas até agora sugerem (melhor que a LX3), eu fico com ela e uma D40, por praticamente o mesmo preço da GF1, se as finanças permitirem.

Eu apesar de ter gostado muito da GF1 não vou jamais gastar mais de R$2000,00 pra trazer uma pela B&H. Quando chegar na casa dos R$1000,00 eu começarei a pensar.

A princípio gostaria de eliminar a reflex e a compacta unificando as duas para somente a GF1, mas caso o preço dela não caia quanto eu espero provavelmente vou pegar daqui algum tempo uma LX3 ou LX4 e continuarei com a reflex.



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #49 Online: 21 de Outubro de 2009, 13:11:55
Não gostei da aparência frágil da GF1, principalmente o pop-up flash e o viewfinder opcional. De repente ao vivo essa fragilidade não se confirme, mas a EP1 me pareceu uma câmera mais robusta.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #50 Online: 23 de Outubro de 2009, 14:29:15
Também tive essa impressão. Aquele flash parece até um bonequinho do transformers, cheio de dobras e encaixes. Realmente parece frágil.  :ponder:

[ ]s

Formel


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 23 de Outubro de 2009, 14:45:58
O Flash foi a grande sacada da Panasonic, pois conseguiu coloca-lo e deixar o corpo com mesmo tamanho da concorrente E-P1. Eu não acho que o fato de ter muita dobradiça seja motivo de fragilidade, é lógico que não poderemos deixar bater ou cair.

Valeu


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #52 Online: 23 de Outubro de 2009, 15:07:50
Com certeza a existência dele e terem conseguido colocar ele naquele espaço é ótimo, mas ao menos olhando por foto dá a impressão de frágil. Se realmente é frágil não posso dizer, infelizmente nunca vi essa belezinha ao vivo.

[ ]s

Formel


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 23 de Outubro de 2009, 15:25:21
Com certeza a existência dele e terem conseguido colocar ele naquele espaço é ótimo, mas ao menos olhando por foto dá a impressão de frágil. Se realmente é frágil não posso dizer, infelizmente nunca vi essa belezinha ao vivo.

[ ]s

Formel

Formel, o interessante é que realmente ficou evidente pra mim que existe um sério problema de package pra se colocar um flash nessas câmeras mantendo um tamanho compacto, tanto que a E-P1 veio sem flash e a GF1 com uma engenhoca pra conseguir colocar.

Se eles não tivessem problema de espaço provavelmente utilizariam esse tipo de solução abaixo.




Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #54 Online: 23 de Outubro de 2009, 15:38:45
No DPReview tem uma pista: eles dizem que a GF1 talvez tenha conseguido colocar um flash por não ter estabilizador no corpo como a EP1. A EP1 usa o estabilizador para detectar a orientação da câmera e rotacionar as imagens, a GF1 não tem esse recurso.

No fim, as duas câmeras são muito parelhas em termos de quantidade de recursos... aí vai de cada um para escolher o que lhe é mais importante.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #55 Online: 23 de Outubro de 2009, 17:03:08
Comparativo bem interessante da E-P1 com a GF1, inclusive comparando RAWs.
http://www.quesabesde.com/noticias/comparativa-olympus-e-p1-panasonic-lumix-dmc-gf1,1_5700

Acho que a era digital está muito focada em qualidade de imagem e velocidade do autofoco, sendo que estes são fatores importantes, porém são parte integrante de uma checklist maior. Se o flash embutido é importante, o que dizer do estabilizador de imagem built-in? Muitos amadores preferem uma câmera boa para fotografar sem flash (estabilizada, bom iso alto) do que um corpo com flash frontal embutido, que vai dar aquele preenchimento artificial e de pouca utilidade para amadores entusiastas. Plugar um transmissor wireless paraguaio na sapata junto com um flash de 30 reais via rádio faria um trabalho melhor em uma cobertura de evento, na minha opinião.

O autofoco mais rápido vence qualquer disputa, como se todos fossem fotografar esportes (e como se não fosse possível fotografar esportes na época do foco manual). Nisso a Pentax K7D é execrada pelos principais sites de análise. A Olympus também parece ir na contramão desses clichês.

A Panasonic, que subverteu com a série LX, criando um nicho novo, agora não quer mais arriscar. Colocou um filtro low pass que não filtra quase nada (deixa passar frequências acima da taxa de Nyquist), gerando um monte de erros de transcrição a nível de pixel. Olhando de longe, parece que a imagem é mais sharp, mas olhando os samples em resolução máxima em fotos com folhas de árvores, por exemplo, os crops lembram imagens interpoladas por "nearest neighbour" - que é mais ou menos o tipo de efeito causado pela câmera tentar reproduzir frequencias acima da taxa de Nyquist. Extremamente sharp, porém impreciso. Fica bonito em imagens reduzidas (que é o uso normal dos amadores).

Em áudio, se eu quero reproduzir frequências de 20 a 22050HZ (mais ou menos o range de frequências da audição humana), eu preciso primeiro colocar um filtro low pass cortando tudo acima de 22050; depois, é necessário amostrar o sinal a uma frequência de 44100Hz, pois o teorema de amostragem de Nyquist diz que precisamos amostrar um sinal ao dobro da máxima frequência. Na prática, é necessário mais do que isso em função do ruído e da falta de sincronização entre o dispositivo de amostragem e a fase do sinal. Se permitirmos que um sinal de frequência maior seja amostrado, ele vai gerar aliasing, ou seja, um sinal de baixa frequência que não existe no sinal de origem.

Em imagem, o aliasing é produzido quando permitimos que uma linha mais estreita do que a largura de uma fotocélula atinja o sensor. Essa linha aparecerá na foto como um padrão de baixa frequência. O problema é muito bem descrito aqui: http://www.wfu.edu/~matthews/misc/DigPhotog/alias/

Observem agora a "nitidez" dessa foto da GF1 no DPReview, mostrada na galeria (http://www.dpreview.com/gallery/panasonicgf1_samples/):
http://a.img-dpreview.com/gallery/panasonicgf1_samples/p1040116.jpg

A folhagem, apesar de sharp, não parece apresentar um padrão "confuso"? A causa disso é mais fácil de ser entendida nos gráficos de resolução do DPReview (http://www.dpreview.com/reviews/PanasonicGF1/page31.asp):

http://a.img-dpreview.com/reviews/PanasonicGF1/samples/resolution/panaGF1-res-f7p1-ACR-002.jpg

A Panasonic, com isso, teve uma grande sacada: nitidez imbatível, porém imprecisa, mas quem se importa?
« Última modificação: 23 de Outubro de 2009, 17:21:27 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 01 de Novembro de 2009, 18:56:08
Francisco, no meu caso acho interessante o AF mais rapido, mas nao coloco como uma prioridade alta, apenas como um criterio de desempate, apesar que nesse caso esta favorecendo a M4/3 que escolheria pra comprar.

Agora o flash eu nao concordo com vc, com ele se consegue resultados bem naturais controlando direitinho a sua intensidade, eh uma ferramenta bem util.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #57 Online: 03 de Novembro de 2009, 13:03:24
É, Leandro, acho que exagerei nas minhas críticas a alguns recursos. Na verdade, cada um sabe que conjunto de funcionalidades é importante para si. Às vezes eu me oponho fervorosamente contra os clichês da indústria, mas alguns têm sua serventia. Eu fui muito radical contra o flash embutido e eu mesmo já usei para um preenchimento bem suave em potência mínima. É útil, principalmente quando é possível ajustar a compensação de exposição do flash.

Abraço

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 07 de Janeiro de 2010, 21:16:56
Esse review me fez querer uma GF1

http://craigmod.com/journal/gf1-fieldtest/
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 08 de Janeiro de 2010, 06:28:09
Esse review me fez querer uma GF1

http://craigmod.com/journal/gf1-fieldtest/

Ela é demais, uma obra de arte. Pena que ainda é tão cara.