Autor Tópico: Macro Foto com a Canon SX10  (Lida 3281 vezes)

Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Setembro de 2009, 21:39:41

Não sei como usar este site então se estou fazendo algo errado abrindo um novo tópico me desculpem.
Bom o fato é que estou procurando ajuda pois adquiri a minha canon sx10 há pouco tempo e meu interesse é fazer macro fotos com ela.
Ainda não tive tempo de ler o manual por inteiro e nem sei me ajudaria muito a ler. Por isso gostaria de dicas ou orientações de quais as configurações que devo fazer na camera quando for realizar este tipo de foto.

Espero ansiosamente obter alguma resposta.

Um forte abraço a todos

Miriam
:D


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2009, 23:25:53
É bom ler o manual. Aí você poderá fazer perguntas mais dirigidas.


Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2009, 09:08:39
Ivan,
Bom dia!

Obrigada pela sua atenção. Mas mesmo ainda não tendo lido o manual acredito que minha pergunta não está mal formulada. É simples o que eu quero saber. Qual a melhor maneira de usar a opção Macro ou Super Macro?

Só preciso de pessoas com boa vontade para compartilhar a experiência comigo.

Obrigada

Miriam


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2009, 13:02:59
Ivan,
Bom dia!

Obrigada pela sua atenção. Mas mesmo ainda não tendo lido o manual acredito que minha pergunta não está mal formulada. É simples o que eu quero saber. Qual a melhor maneira de usar a opção Macro ou Super Macro?

Só preciso de pessoas com boa vontade para compartilhar a experiência comigo.

Obrigada

Miriam


Pergunta preguiçosa, desculpe-me a franqueza.

O que você quer é que pessoas lhe digam o que está escrito no manual.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2009, 13:09:16
Oi Miriam!

Boa Tarde.

Normalmente o modo macro é habilitado através do botão com uma florzinha. Estive com uma SX1 semana passada e esse modo está num botáo próximo aquele dial ao lado do visor.

No mais, eu preciso concordar com o Ivan que no seu manual da camera você vai encontrar a resposta que procura. Com todos os anos de experiência, eu, na aquisição de uma máquina nova, preciso ler o manual para saber onde estão as funções do equipamento. Te garanto, vai valer a pena.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2009, 13:27:04
É realmente não posso contar com a boa vontade das pessoas neste site para troca de experiência.

Obrigada a todos


Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:02:15
Complementando
Ivan de Almeida,
Poxa vida você não precisava ter me ofendido me chamando indiretamente de preguiçosa e eu também não estou pedindo para ler o manual para mim, de verdade, não era isso.

A minha pergunta teve o mesmo sentido (pelo menos foi esta intenção) de quando estou lendo uma revista 'Fotografe Melhor' e na seção de fotos que são encaminhadas pelos leitores e sempre há um comentário de como foi tirada aquela foto.

Enfim acho que vai ficar mais confuso.

De qualquer maneira reconheço que fui infeliz ao criar este tópico e peço desculpas a todos pelo tempo perdido que causei.

Fernando,

Obrigada pela sua atenção mas eu sei onde está a função Macro ok.
Um abraço

Miriam 
:no:



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:16:37
Você vê que explicando melhor sua pergunta ela fica mais fácil de entender. Porque dizer que "não li o manual" dá uma impressão esquisita.

Bem, voltando à questão. Fotografia macro tem um monte de questões e técnicas. Não é algo que possa ser explicado através de uma ou duas frases.

Sugiro que você tente fazer macros como acha que elas devem ser feitas e depois poste na galeria do fórum solicitando sugestões. Se fizer isso, ao invés de um "curso de macro instantâneo", coisa que não cabe em uma resposta, obterá um verdadeiro curso de macro só que de uma questão de cada vez, na medida em que suas próprias fotos enfrentarem as questões e as trouxerem à tona.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2009, 16:37:02
Bom, esclarecida a questão do manual.... rs

Macro é bem legal, mas tem lá suas dificuldades e características. Quanto "mais perto" do assunto focado você estiver, menos profundidade de campa sua foto terá. Se você utilizar aberturas grandes, como 2.8, isso será ainda mais acentuado. Se você usar aberturas pequenas, como 22, isso será atenuado.

É sempre legal fazer a foto com ISO (sensibilidade) baixa para que não gere muito ruído e os detalhes do objeto fiquem bem nitidos, para isso você precisa que o objeto esteja bem iluminado.

Só uma introdução para você começar a brincar.

Abraço.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2009, 18:13:42
Amiga,

faça como o Ivan disse faça umas fotos macro, da maneira que vc acha que elas deve ser feitas, ae a galera vai te orientando e e passando dicas ok ... espero ter ajudado ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Obelix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2009, 18:41:50
Mirian, começar brigando não é um bom começo... Frequento o fórum a pouco tempo, mas posso afirmar que o clima é muito bom. Poste suas fotos na galeria que, com certeza, os feras vão te dar boas dicas. Entenda que é preciso algum material para analisar onde "moram" suas dúvidas.
Saudações.
Zenit 12xp
Yashica A
Olympus Trip 35


Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2009, 20:07:38
Mirian, começar brigando não é um bom começo... Frequento o fórum a pouco tempo, mas posso afirmar que o clima é muito bom. Poste suas fotos na galeria que, com certeza, os feras vão te dar boas dicas. Entenda que é preciso algum material para analisar onde "moram" suas dúvidas.
Saudações.

Eu não sou de brigar não...sou da paz rsrs. Diferente de você não tive uma boa impressão do fórum (acredite ainda estou com as marcas da chuteira no peito). Eu fui classificada como preguiçosa mas na verdade estou mais para ansiosa, isso sim eu sou e admito, sou muito ansiosa. Dê um play station para uma criança e vê se ela vai querer ler o manual antes de começar a jogar, kkkkk. É uma comparação bem tosca mas é assim que eu me sinto. Não disse que não vou ler o manual, eu ainda não o li por inteiro. O manual tem quase 300 páginas e estou ainda na página 67 'Funções de Disparos...' não dá para pular direto para o capítulo que fala da Macro e Super Macro senão eu não vou entender as outras funções, porém eu já queria brincar com a minha criança por isso recorri ao fórum. Eu vou aproveitar o feriadão e fazer as macros (estou com medo dos resultados, rsrsrsrs) mas assim vou aprender. Vou postar sim minha fotos para que os mais experientes me ajudem pois gosto deste tipo de experiência, desta troca. Mas não será aqui que farei isso, não quero correr o risco de ser atropelada por um trator de superioridade.
Um forte abraço
Miriam


Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2009, 20:13:42
Bom, esclarecida a questão do manual.... rs

Macro é bem legal, mas tem lá suas dificuldades e características. Quanto "mais perto" do assunto focado você estiver, menos profundidade de campa sua foto terá. Se você utilizar aberturas grandes, como 2.8, isso será ainda mais acentuado. Se você usar aberturas pequenas, como 22, isso será atenuado.

É sempre legal fazer a foto com ISO (sensibilidade) baixa para que não gere muito ruído e os detalhes do objeto fiquem bem nitidos, para isso você precisa que o objeto esteja bem iluminado.

Só uma introdução para você começar a brincar.

Abraço.

Dondon,
Obrigada pela sua dica viu. Vai me ajudar bastante quando iniciar minhas macros.
Um forte abraço
Miriam


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2009, 20:21:02
Miriam, não precisa ter medo de mostrar tuas fotos, no começo qdo eu estava aprendendo eu ouvi muitas coisas que não gostei, em alguns momentos até pensei que fotografia não fosse para mim, mas não leve as criticas como algo destrutivo (mesmo que vc veja isso claramente), sempre olhe pelo lado do aprendizado, por exemplo, se alguém falar que tuas fotos não prestam pq não estão em foco (eu ouvi isso mais de uma vez), procure aprender o pq disso e como melhorar.

Mas enfim, voltando ao tópico, tenho uma S5IS, acredito q seja bem similar a tua, nela há 2 tipos de função macro, 'Macro' e 'Super Macro'. Basicamente o macro te permite colocar a camera bem perto do que está querendo fotografar, por exemplo uma flor, e a 'super macro' permite que vc praticamente encoste a lente no que estiver fotografando, por exemplo a cabeça de uma agulha, mas tome um pouco de cuidado com o 'super macro', pois como vc pode se aproximar ao ponto de encostar a lente no objeto é perigoso que acabe arranhando a lente.
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


Miriam06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2009, 20:39:58
Miriam, não precisa ter medo de mostrar tuas fotos, no começo qdo eu estava aprendendo eu ouvi muitas coisas que não gostei, em alguns momentos até pensei que fotografia não fosse para mim, mas não leve as criticas como algo destrutivo (mesmo que vc veja isso claramente), sempre olhe pelo lado do aprendizado, por exemplo, se alguém falar que tuas fotos não prestam pq não estão em foco (eu ouvi isso mais de uma vez), procure aprender o pq disso e como melhorar.

Mas enfim, voltando ao tópico, tenho uma S5IS, acredito q seja bem similar a tua, nela há 2 tipos de função macro, 'Macro' e 'Super Macro'. Basicamente o macro te permite colocar a camera bem perto do que está querendo fotografar, por exemplo uma flor, e a 'super macro' permite que vc praticamente encoste a lente no que estiver fotografando, por exemplo a cabeça de uma agulha, mas tome um pouco de cuidado com o 'super macro', pois como vc pode se aproximar ao ponto de encostar a lente no objeto é perigoso que acabe arranhando a lente.

Daneluti
Super obrigada pela sua dica e pela atenção ao meu tópico. Você tem toda razão em tudo o que disse. Um forte abraço,
Miriam