Autor Tópico: [ARTIGO] A permanência da fotografia em preto e branco  (Lida 18587 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2015, 14:47:04


Se for fotografar com digital, o melhor é fotografar em RAW (que é colorido, acho que p&b direto só na leica monochrom) e na conversão para p&b ajustar cada canal de cor separadamente até você ter o efeito que quer.

Até onde sei, de fábrica, realmente só a Monochrom. Mas dá para converter vários modelos de máquinas para PB também. Sem o filtro Bayer na frente realmente existe uma diferença na imagem final.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2015, 15:34:49
Que alguém me de :fight: se eu estiver falando asneira mas...

Bayer não é filtro e sim padrão de distribuição dos photodiodos R/G/B nos sensores, e isso seria bem difícil de mudar...

A única conversão que conheço ATÉ o momento é para fotografia em IR onde é retirado o filtro para este tipo de onda...

Com relação ao tópico, FENOMENAL! Gostei muito do texto... Tem fotos que eu não gosto coloridas que quando passo pra preto e branco não tem volta...
Um "job" que fiz que rendeu muitas fotos coloridas foi quando um pastor me contratou para fotografar a comemoração de 10 anos da igreja dele, e em uns momentos de louvor tinham bastante pessoas emocionadas destacadas na multidão... Era preto e branco na certa... ISO no talo, lente aberta no talo mais preto e branco é combinação perfeita.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 15:37:30 por vrsilva »
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2015, 15:49:46
vrsilva, na verdade os sensores das câmeras são monocromáticos, então há um filtro colorido na frente do sensor, deixando passar apenas a cor adequada para cada pixel, de acordo com o padrão Bayer definido pelo fabricante. Há vários padrões, como RGBG, o RGBC (o C vem de clear, um pixel sem filtro de cor para capturar apenas luminância) ou RGBE (Esmeralda, um pixel num outro tom de verde para mellhor reprodução de tons, usado pela Sony há alguns anos), o X-Tran da Fuji, além de vários outros de uso mais específico.

T+


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2015, 16:54:41
A matriz de cor é um filtro que é aplicado diretamente sobre o chip durante o processo de fabricação. O padrão original é RGBG. Os outros são modificações em cima do original, mas a idéia é a mesma, poder gerar por processos matemáticos, uma estimativa próxima das cores reais da cena, a partir de um sensor monocromático.

http://www.photomysteries.com/portugues/Photomysteries_BR/Sensores.html


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2015, 18:01:10
amigos, uma pergunta básica, que pode parecer tola aos olhos dos mais experientes em fotografia.
Hoje, com todas as técnicas de edição digital, é melhor fotografar já em preto e branco ou melhor fotografar a cores e depois processar no lightroom ou outro editor?
na minha ignorância, normalmente fotografo a cores e depois processo para preto e branco, mas, em geral, não gosto do resultado. acredito que haja uma lógica da fotografia p&b que ainda não captei.
abraços!
Já disseram aqui, fotografe em RAW.

O desafio da fotografia P&B é que ela tem história, tem referências.. que inflenciam diretamente no "padrão" de beleza P&B.



Lentes Antigas + Sony E-Mount


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2015, 15:05:33
vrsilva, na verdade os sensores das câmeras são monocromáticos, então há um filtro colorido na frente do sensor, deixando passar apenas a cor adequada para cada pixel, de acordo com o padrão Bayer definido pelo fabricante. Há vários padrões, como RGBG, o RGBC (o C vem de clear, um pixel sem filtro de cor para capturar apenas luminância) ou RGBE (Esmeralda, um pixel num outro tom de verde para mellhor reprodução de tons, usado pela Sony há alguns anos), o X-Tran da Fuji, além de vários outros de uso mais específico.

T+


No caso então a Leica Monochrome não tem os filtros coloridos???

Fiquei pasmo com a qualidade de imagem das Sigma DP Merril... que que é aquilo...  :eek:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2015, 15:46:23

No caso então a Leica Monochrome não tem os filtros coloridos???

Fiquei pasmo com a qualidade de imagem das Sigma DP Merril... que que é aquilo...  :eek:

Exato... a Leica M não tem os filtros de cor.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2015, 09:04:21
Que alguém me de :fight: se eu estiver falando asneira mas...

Bayer não é filtro e sim padrão de distribuição dos photodiodos R/G/B nos sensores, e isso seria bem difícil de mudar...

A única conversão que conheço ATÉ o momento é para fotografia em IR onde é retirado o filtro para este tipo de onda...



Dá para converter sim, essa empresa aqui faz: https://www.maxmax.com/b&w_conversion.htm

Algumas câmeras são mais complicadas que outras para fazer a conversão e em algumas acho que nem compen$a.

Dá para partir para a "ignorância" também: http://petapixel.com/2013/08/04/scratching-the-color-filter-array-layer-off-a-dslr-sensor-for-sharper-bw-photos/   :D


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2015, 21:48:17
Bom, em casamentos realmente pode ser uma modinha, até pq essa área de fotografia vive de modinhas (e algumas de gosto duvidoso).

No entanto, em termos de Fineart o PB "nunca deixou de ser", portanto não pode ser considerado saudosismo e muito menos modinha.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2015, 23:30:51
Concordo com o Sri. E aqui vai minha contribuição, ambas feitas em Tri-X
Eu me amarro na textura.

Zeiss Ikonta 521/16 6x6 (recorte)


Yashica Electro 35CC 35mm
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 23:34:12 por AFShalders »


GBFOTOGRAFIA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #25 Online: 17 de Maio de 2015, 07:31:46
Interesante post,  A arte preta e branca sempre me intriga .
   
Graciele Bernardo.
www.gbfotografia.com.br


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 29 de Janeiro de 2016, 14:32:40
Olá, a todos achei este post muito interessando. Eu iniciei com filmes PB e inclusive tive meu próprio lab caseiro.
Passei para o digital e faço conversão das minhas fotos para PB se mexer no saturação diretamente. Pois a conversão se dá entre luz e sombras - vide ótimo vídeo da Eillen Rafertty - https://www.youtube.com/watch?v=V8Hh8S-Z68s.

Ivan concordo 100% com sua opinião, porém, é como torcer para qualquer time. Amor.....

Eu simplesmente adoro o colorido das fotos do Joel Meyrowitz, porém, é o amor....