Autor Tópico: Fotografias coloridas de Adolf Hitler  (Lida 14099 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #60 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:30:43
Ivan o erro humano envolvido em Chernobyl foi de entendimento de certos sinais durante a reativação da uzina, os operadores leram os dados em descompaso e dois operadores distintos tomaram contramedidas distintas, sem identificar e verificar o verdadeiro problema, o que levou à ruptura do reator. Foi um erro na operação, causado por deconhecimento do que estava sendo operado, porque se houvesse o conhecimento completo do processo o operador de bomba não teria reagido a uma ação do operador de reação da uzina sem se comunicar para verificar qual era a origem do resfriamento do reator. Os operadores siplesmente foram reagindo a sinais dos sistemas como sempre faziam, mas os sinais que estavam sendo dados não indicavam o problema em si, indicavam um sintoma e os operadores fizeram como aquele médico que trata determinados sintomas sempre como a mesma doença, sem se ater para o fato de que aquele sintoma é na verdade apenas um sintoma, que pode ser causado por várias coisas distintas. O operador de bomba simplesmente leu um sinal e se lembrou que sempre que isso acontecia ele tinha que reduzir o fluxo de água para retomar o aquecimento do reator, sem se questionar o porque disso estar ocorrendo.


O conhecimento de fundamentos é primordial e imutável Ivan, nem discuto esta necessidade porque qualquer fotógrafo, de qualquer época tem que entendê-los (tanto que quando desenvolvi meu curso eu me preocupei fundamentalmente com isso). Se você não sabe estes conhecimentos você não opera qualquer um dos equipamentos, mas sem o operativo você não executa os fundamentos e neste ponto a questão das possibilidades das câmeras modernas acaba sendo muito prejudicial, primeiro porque leva as pessoas a precisarem de muito empenho para o operacional, o que por vezes faz com que o empenho sobre o operacional se sobreponha ao que é primordial. Segundo que mesmo o operacional acaba sendo um limitador, com vários dos sinais e possibilidades sendo deixados de lado.
Já vi pessoas, como meu pai, que eram ótimos fotógrafos com câmeras de filme (meu pai sempre fotografou com uma OM-1) e não conseguem explorar nem metade das possibilidades de uma câmera digital e muitas vezes precisam de ajuda para colocar a câmera em uma condição que ele possa operar (por exemplo, eu dei uma câmera para ele e ele se iritada com o AF, porque o AF fazia o foco onde queria rs, tive que passar para o ponto único para ele, porque ele nem entendia o princípio por trás da máscara). Meu pai mesmo é um caso que prefere usar uma câmera digital no automático, porque não domina sequer como controlar abertura e velocidade em um equipamento moderno, pois seu conhecimento prévio vem de possibilidades e alternativas completamente diferentes e ele não tem mais tempo para desbravar um equipamento tão complexo. Concordo que sejam mascaras, mas como vemos todos os dias, precisamos das mascaras para chegar onde queremos e em muitos casos sequer entendemos o que as mascaras estão dizendo.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 13:34:38 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


brunobsba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #61 Online: 11 de Setembro de 2009, 08:11:42
Prezados,

Para mim que sou professor de História, essas tem uma valor inestimável. O que me despertou o interesse pela fotografia foi a possibilidade de "contar histórias" de uma outra forma.

Um Abraço
Bruno


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #62 Online: 11 de Setembro de 2009, 09:16:04
Leo, esse caso do seu pai é o mesmo que da minha mãe que diz que o controle remoto da televisão não a obedece. Em suma, é uma irritação antes de tudo, quase uma pirraça contra inovações.

Em contrapartida tem gente também que não consegue focar com facilidade numa SLR manual.

No primeiro caso, seu pai e minha mãe, é muito uma birra de velho. No segundo caso, é vício mesmo.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #63 Online: 11 de Setembro de 2009, 10:11:23
Em contrapartida tem gente também que não consegue focar com facilidade numa SLR manual.
No primeiro caso, seu pai e minha mãe, é muito uma birra de velho. No segundo caso, é vício mesmo.

Eu ia responder isso ao Leo, sobre não podermos, diante das dificuldades do pai dele (que são meramente falta de paciência muito justa até) generalizar dizendo que é mais fácil a operação manual.

Tudo o que sabemos é mais fácil do que o que não sabemos.

Quanto a n~´ao saber usar foco manual, isso não é bem um vício, mas simplesmente reflexo do mundo atual onde a atenção é substituída por automatismos, então a atenção não é educada, e não sendo educada lança a pessoa em uma severa aflição quando precisa depender dela.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #64 Online: 11 de Setembro de 2009, 10:11:38
Então, mas esse vício não se deve ao fato de não ter oportunidade, porque até compactas possuem focos manuais. A preguiça de se aprender se dá pelas inúmeras variáveis que tem que controlar dentro deste processo automatizado, que em alguns casos mais atrapalha do que ajuda. Eu mesmo, tem hora que me canso de tentar entender a câmera, jogo para o manual e vou embora rs. Já minha namorada controla bem mais de 7 variáveis na compacta dela, mas o foco manual ainda não é uma delas, mas no geral ela escolhe muito bem cada modo e sabe o prós e contras de cada 1. Não é o automatismo o problema, é a incapacidade de lidar com as inúmeras variáveis deles e de conhecer seus limites. :(

Elmo meu pai não tem problema com tecnologia, ele usa computador bem, tem notebook, tv de última geração, meio que herdei dele essa minha sede pelo novo rs. Mas ele não tem mesmo é tempo para aprender a lidar com a infinidade de opções que as novas câmeras oferecem. Normalmente ele pede para ligar, colocar no manual e manda bala, mas você tem que entregar tudo bonitinho, inclusive com o AF no ponto central rs.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2009, 10:17:51 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


arievilo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #65 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:23:27
Será que se eu fizer 3 fotos digitais em P&B com filtros eu consigo montar algo assim no PS?

É exatamente isso que discutimos aqui não é?

Pq não experimentar também hoje com o que temos hoje?

Pode-se imitar retratos antigos com o que temos hoje.

Uma excelente forma de aprendizado.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #66 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:34:54
Tem que ser fotografia feita com filtro colorido. Um filtro azul, um filtro vermelho e um filtro verde. Tendo o registro das 3 cores não tem erro, você consegue montar sim.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.