Autor Tópico: Minha Canon EF-S 10-22 levou um tombo; para onde mandar?  (Lida 2286 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Setembro de 2009, 13:43:01
Ontem, enquanto estava tirando fotos, deixei minha Rebel XTi montada com a EF-S 10-22 cair de uma altura de mais ou menos 90cm, em cima de uma superfície acarpetada. Tanto a lente quanto a câmera não ficaram com nenhuma marca de impacto, nada ficou solto e nenhuma das duas está fazendo qualquer barulho esquisito. O anel de foco e zoom da lente funciona bem, o diafragma está fechando.

Continuei tirando fotos, mas quando cheguei em casa e passei elas para o computador verifiquei as seguintes peculiaridades com essa lente (e somente essa):

1. ela não está focando no infinito. Apesar da câmera confirmar o foco, a imagem no horizonte fica desfocada. Em imagens mais próximas isso não ocorre, a imagem fica nítida. Mas percebi que os elementos ao fundo ficam desfocados (como se a lente tivesse um DOF curto, o que não é verdade pois ela é 10mm e em todo esse tempo nunca vi essa profundidade de campo);
2. esse problema não ocorre em 22mm. Nessa distância focal ela foca nitidamente;
3. em algumas fotos o centro da imagem, em infinito, está desfocado, mas a extremidade esquerda está nitida. E a extremidade direita muito desfocada. É como se ele ficasse focada à esquerda, e fosse perdendo gradativamente o foco em direção ao lado direito;
3. percebo que em algumas fotos com a câmera na verical (posição retrato) existe um "brilho", como se fosse uma aberração cromática generalizada. Em fotos de alto contraste, esta mesma extremidade parece exibir "purple fringe", que nunca aparecia antes;
4. logo após a queda eu percebi que a câmera tinha um pouco de dificuldade de confirmar o foco no infinito, mas eventualmente confirmava.

Assim que puder coloco as imagens aqui.

Então minhas perguntas são:

1. alguém tem alguma idéia do tipo de problema da minha lente? (estou imaginando que algum elemento ótico se deslocou e está meio torto);
2. estou no Rio de Janeiro. Qual local vocês me recomendam para serviço? O ideal é enviar para a Namba? Será que a lente tem recuperação? Será que fica muito caro?

Estou muito P da vida, sempre tomei muito cuidado com o meu equipamento e nenhuma lente ou câmera que tive jamais caiu ou sofreu qualquer tipo de impacto. Estava tirando fotos em uma lancha, onde o balanço do mar complica tudo, e quando fui pular de um convés para o outro eu esbarrei na câmera que caiu. Uma fatalidade.

Estou meio deprimido, essa é uma das minhs lentes favoritas  :(

Como já mencionei, assim que puder posto as fotos.

Obrigado a quem puder ajudar.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2009, 06:48:47
 Não fique tão preocupado, claro que se estivesse no seu lugar eu também estaria.

 Não deve ser nada grave, pelo que vc mencionou, um dos elementos soltou mesmo, qto a mandar para a Namba, só em último caso!

 Vou mandar uma MP.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2009, 09:56:58
Manda para o Walter na Fotek Asahi, Pça. Tiradentes, 10/701.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2009, 12:21:26
Valeu pela recomendação por MP, Luiz.

Valeu também, Paulo. Já fez algum serviço com ele?



Duas fotos diagramadas só pra ilustrar a minha frustração:
http://i30.tinypic.com/2e1xic0.jpg
http://i26.tinypic.com/aykllw.jpg


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2009, 12:46:37
Valeu também, Paulo. Já fez algum serviço com ele?
Todos os serviços de lente e câmera faço com ele.
Pode ir tranquilo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2009, 12:50:56
Perfeito, acho que já ouvi falar bem dele. Assim sendo acho mais conveniente ir até ele do que mandar a lente para SP (ainda assim, obrigado ao Luiz).


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2009, 13:27:32
Nunca usei os serviços dele não, mas também já ouvi falar bem, inclusive lembro que o amigo que usou os serviços dele disse que era barato.

[ ]s

Formel