Autor Tópico: Comparando resoluções ou megapixeis  (Lida 7653 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #45 Online: 25 de Março de 2011, 17:14:09
Burton, mais megapixels = a mais negócios via efeito dominó...
O cara tem que comprar um PC mais potente para poder editar, tem que comprar
um cartão de memória maior, lentes melhores, tem que dar update no sistema de backup,
fica com vontade de passar a imprimir em tamanhos maiores...


burton

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
Resposta #46 Online: 25 de Março de 2011, 17:37:01
Burton, mais megapixels = a mais negócios via efeito dominó...
O cara tem que comprar um PC mais potente para poder editar, tem que comprar
um cartão de memória maior, lentes melhores, tem que dar update no sistema de backup,
fica com vontade de passar a imprimir em tamanhos maiores...
Humm ... Discordo.

Um fotógrafo que sigo há tempos, uma fotógrafa (isto existe ou é como "presidente"?) no caso, usava até bem pouco tempo uma Canon XTi (agora comprou uma 500D, tira a maioria das fotos com ISO 400 mas tem um olho magnífico (IMHO).

Vejam aqui o trabalho dela: Jan Dolan

Na loucura pelo moderno, perdemos um tempo enorme tentando, e falhando, acompanhar o mais moderno e esquecendo que o objetivo final é tirar uma, só uma, foto que todo o universo pare e diga "Nossa, que foto!". Esta seria a foto final.

Eu parei com equipamentos e lentes.
Se não conseguir meus objetivos com o meu equipamento atual, não será com uma máquina com um 1 TP que irei fazer a foto final.

Antes que alguém fique irado, isto é a minha opinião pessoal. Há, e sempre haverá, controvérsias.

Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 25 de Março de 2011, 23:50:23
Burton mais resolução (isso inclui bom sensor e boa lente) é fundamental para uma série de trabalhos, pensar o contrário pode te limitar na própria definição de sua atividade.
Tudo vai depender do que você vai precisar.
Seu exemplo, por exemplo, não serve de base. Esta fotógrafa está expondo na WEB. Com uma boa luz meu celular faz fotos suficientes para a WEB em termos de nitidez. Você precisa ter equipamentos que lhe possibilitem trabalhar os seus limites e oferecer a exposição que deseja.
Por exemplo, na fotografia social uma câmera de 6 a 12MP resolve praticamente tudo que um bom fotógrafo precisa, inclusive com boas possibilidades de recorte, pois a apresentação comum da fotografia social dificilmente ultrapassa uma foto 24x30cm. Já se o fotógrafo entrega seus trabalhos em 30x45cm os 12MP já começam a ser limítrofes para uma visualização próxima (25cm) exigente. Você já terá pouco espaço para um corte ou algo similar. Se pretender fazer uma cópia um pouco maior, como 45 x 60 cm 21MP será o limite mínimo para uma apresentação exigente e os seus 12MP não conseguirão te oferecer nem mesmo a resolução para atender a acuidade visual do humano médio. Ou seja, ao optar por pouca resolução você acaba limitando seu tamanho de apresentação da imagem e, por definição, seu trabalho como fotógrafo, já que o ato de fotografar só termina com a exposição.
Sugiro que de uma olhada em: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0
Em áreas como moda a coisa fica ainda mais grave. Texturas são fundamentais e resolução carrega detalhamento em texturas. Na fotografia profissional de moda limitar a resolução significa limitar suas possibilidades profissionais.
Você pode fazer um bom trabalho com qualquer câmera, mas sempre estará limitado pelos limites do aparelho, na área amadora é seu gosto por fotografia e os liites que você deseja para ela que vão te dar a relação de custo x benefício desta brincadeira, mas na área profissional o cliente não quer saber dos seus limites pessoais, ele quer saber se você vai ou não entregar o que ele espera na qualidade que ele espera. Por isso que mais faixa dinâmica, mais resolução, mais profundidade de cor, são sempre bem vindos, pois simplesmente ampliam as possibilidades e reduzem os limites da fotografia.
Neste ponto acho importante ressaltar que quem faz a foto não é nem o fotógrafo e nem a câmera (como os defensores de um lado ou do outro costumam afirmar) quem faz a foto é a dupla fotógrafo + câmera. Estes agentes são inseparáveis e o melhor resultado possível será sempre dado pelo elo mais fraco da dupla.
Honestamente eu me sinto mais confortável sabendo que o elo mais fraco sou eu do que sabendo que é meu equipamento. Imagine você sabendo como fazer uma foto e o resultado não saindo como você espera porque o equipamento não acompanha suas necessidades.... Isso é absurdamente frustrante para qualquer fotógrafo que tenha amplo domínio da técnica. ;) Por isso que você tem que ter um equipamento que seja no mínimo tão bom quanto você. ;)
« Última modificação: 25 de Março de 2011, 23:57:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


burton

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
Resposta #48 Online: 26 de Março de 2011, 09:57:40
Burton mais resolução (isso inclui bom sensor e boa lente) é fundamental para uma série de trabalhos, pensar o contrário pode te limitar na própria definição de sua atividade.
Tudo vai depender do que você vai precisar.
Seu exemplo, por exemplo, não serve de base. Esta fotógrafa está expondo na WEB. Com uma boa luz meu celular faz fotos suficientes para a WEB em termos de nitidez. Você precisa ter equipamentos que lhe possibilitem trabalhar os seus limites e oferecer a exposição que deseja.
Por exemplo, na fotografia social uma câmera de 6 a 12MP resolve praticamente tudo que um bom fotógrafo precisa, inclusive com boas possibilidades de recorte, pois a apresentação comum da fotografia social dificilmente ultrapassa uma foto 24x30cm. Já se o fotógrafo entrega seus trabalhos em 30x45cm os 12MP já começam a ser limítrofes para uma visualização próxima (25cm) exigente. Você já terá pouco espaço para um corte ou algo similar. Se pretender fazer uma cópia um pouco maior, como 45 x 60 cm 21MP será o limite mínimo para uma apresentação exigente e os seus 12MP não conseguirão te oferecer nem mesmo a resolução para atender a acuidade visual do humano médio. Ou seja, ao optar por pouca resolução você acaba limitando seu tamanho de apresentação da imagem e, por definição, seu trabalho como fotógrafo, já que o ato de fotografar só termina com a exposição.
Sugiro que de uma olhada em: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0
Em áreas como moda a coisa fica ainda mais grave. Texturas são fundamentais e resolução carrega detalhamento em texturas. Na fotografia profissional de moda limitar a resolução significa limitar suas possibilidades profissionais.
Você pode fazer um bom trabalho com qualquer câmera, mas sempre estará limitado pelos limites do aparelho, na área amadora é seu gosto por fotografia e os liites que você deseja para ela que vão te dar a relação de custo x benefício desta brincadeira, mas na área profissional o cliente não quer saber dos seus limites pessoais, ele quer saber se você vai ou não entregar o que ele espera na qualidade que ele espera. Por isso que mais faixa dinâmica, mais resolução, mais profundidade de cor, são sempre bem vindos, pois simplesmente ampliam as possibilidades e reduzem os limites da fotografia.
Neste ponto acho importante ressaltar que quem faz a foto não é nem o fotógrafo e nem a câmera (como os defensores de um lado ou do outro costumam afirmar) quem faz a foto é a dupla fotógrafo + câmera. Estes agentes são inseparáveis e o melhor resultado possível será sempre dado pelo elo mais fraco da dupla.
Honestamente eu me sinto mais confortável sabendo que o elo mais fraco sou eu do que sabendo que é meu equipamento. Imagine você sabendo como fazer uma foto e o resultado não saindo como você espera porque o equipamento não acompanha suas necessidades.... Isso é absurdamente frustrante para qualquer fotógrafo que tenha amplo domínio da técnica. ;) Por isso que você tem que ter um equipamento que seja no mínimo tão bom quanto você. ;)
Leo,

Ótima colocação.

Concordo plenamente que um fotógrafo de moda ou outras atividades bem específicas necessite de uma Hasselblad V com um back CFV-50 ou coisa melhor mas ...

"Nós, o povo" não tem/necessita de uma Hasselblad pois:

1) Nunca, ou quase, iremos imprimir em 45x60
2) Sempre, ou quase, iremos ver as fotos apenas na tela do computador ou TV.
3) Iremos compartilhar, como fazemos aqui no FM, imagens de tamanho e qualidade limitada pela Internet.

Concordo, e eu sou um exemplo da tua observação, que é terrível sair com uma portátil (tipo uma Canon S90), achar um assunto excelente e a câmera não permitir que se capte o assunto como se deve.
Por isso é que abandonei a minha S90 e "arrasto" uma 5D com uma lente boa, sempre que posso.

Finalmente, "ganha um doce" quem produzir fotos como algumas da Jan Dolan com uma câmera de celular.  :D

Abraços e um excelente final de semana para todos.