A Hassel faz 1:1 mas os fotógrafos não publicam neste formato, costumam cortar e usar inclusive máscaras na câmera, não se esqueça deste detalhe.
Leandro antes de discutirmos qualquer coisa no sentido do ângulo de campo é necessário você entender que a lei do quadrado inverso segue uma relação fixa, que não varia de acordo com o formato, lugar do universo ou fabricante que faz a lente. É esta lei que faz com que a lente produza vinhetas em digitais ou no filme (isso mesmo filmes possuem vinhetas). O ângulo de ataque da luz (cuja sensibilidade era a única diferença do filme para o digital) já não representa mais nenhum problema, desde que as microlentes foram reprojetadas para compensar e redirecionar a luz dos cantos a uns 6 anos atrás. Tanto para o 4:3 como para o APS os problemas vividos para produzir um determinado ângulo de visão serão exatamente os mesmos. O que gera vinheta em uma lente (distância percorrida) vai gerar exatamente a mesma proporção em uma compacta ou em uma médio formato, assim as vinhetas terão o mesmo tipo de problemas. Sem contar uma outra questão sobre seu comentário, aumento de resolução evidencia problemas óticos e não o contrário. Quanto à sua colocação sobre as microlentes melhorarem muito é totalmente descabida e demontra total desconhecimento sobre ótica e as tecnologias atuais. Não é necessária nenhuma melhoria absurda neste sentido, o problema que havia no começo do digital foi resolvido de forma extremamente simples e eficiente com uma tecnologia que já existe a um bom tempo, a boa, velha e simples modelagem aesférica das microlentes.
Eu também entendi muito bem o multiformato do 4:3. Na verdade bem o suficiente para perceber que ele não consegue reproduzir o formato APS
. O máximo que ele consegue é a proporção 3:2, mas bem menor e assim com um significativo impacto sobre a linguagem.
Para mim isso parece muito simples (normalmente é assim para quem domina bem o assunto), mas vou tentar simplificar ao máximo e ser o mais didático possível.
135: 36 x 24 mm
APS: 23.6 x 15.8 mm
4:3: 18.00 x 13.50 mm
Fiz até uma ilustração para facilitar quem tem dificuldade de abstrair a partir de números.
Como você pode ver na ilustração o formato 4:3 cabe perfeitamente dentro do APS, já o APS não cabe dentro do 4:3. Então você pode gerar exatamente o formato 4:3 a partir de um sensor APS, porém o contrário já não é verdade. Ou seja, a Panasonic não provou nada, ela apenas fez cortes dentro de um sensor um pouco maior, produzindo efeitos similares aos adotados por muitas câmeras, inclusive compactas. Ela não ofereceu um formato maior como opção, assim como ninguém que faz este tipo de corte oferece.