Autor Tópico: DPI  (Lida 6238 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
DPI
Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2005, 12:07:18
Engraçado... sei tantas manhas do Photoshop.... relativamente muita coisa pra quem aprendeu basicamente só fuçando. Mas as vezes voltam umas dúvidas tão básicas:

Na hora de passar pra, por exemplo, 300dpi. A caixa "Restaurar resolução da Imagem" deve ser ativada ou desativada?

Outra:
PPI- points per inch... --->1 ponto = 4,16pixels.
DPI- dots per inch...  ----> oque vem a ser um dot, então? Ponto també? Então é a mesma coisa?  :denken:  :heat:

Isso peguei lá do Glossário, quando o Leo me respondeu sobre o assunto:
Citar
DPI Dots per inch. Dots = Pontos.
Número de Pixels por polegada.
Mas o erro existe sim no polegada quadrada, pq o DPI é linear, ou seja, quantos pixels a imagem tem em cada lado, por exemplo:
300DPI quer dizer que um quadrado de 1 polegada tem 300 x 300 pixels.
Outra coisa é que DPI é um fator de cabeçalho, ele não afeta em nada a captura da imagem, ele só afeta alguma coisa na hora da impressão e pode ser modificado sem perda alguma de qualidade.
Acredito que ele confundiu PPI e DPI neste ponto, porque PPI sim é baseado em área, a unidade points inclusive engloba 4 pixels.

Então DPI e PPI  falam sobre os mesma unidade (ponto), mas num caso é linear e no outro é uma área. Certo?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2005, 12:15:23 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
DPI
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2005, 12:46:07
Que eu saiba ppi é o formato de entrada.
Ou seja vc fornece uma foto em 200ppi, 250ppi, 300ppi.

Dpi é a resolução de impressão da impressora. Seria algo relacionado a quantidade de pontos que ela coloca em uma polegada de impressão.
Pelo menos esse é o significado de dpi nas impressoras.


Por exemplo tenho um arquivo de 2560 x 1920.

Em 300 ppi consigo 21,67 x 16,26 cm.
Em 200 ppi consigo 32,51 x 24,38 cm.

Quero impressões em 30 x 20 cm, mas para isso estaria baixando o número de ppi.
O que gera menos perda de qualidade na hora de visualizar as ampliações?
Fazer a impressão com 200ppi ou interpolar a imagem para conseguir os 300ppi.
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
DPI
Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2005, 13:16:30
Pois é. Isso é o que eu penso também. Mas daí todo mundo começa a falar só em DPI... Todo esse papo de "ter que mandar pro lab em 300dpi" não devia na verdade ser dito "300ppi"? Eu acho que entendo o que é dpi e o que é ppi. Mas fico com a impressão de os termos muitas vezes serem trocados quando se fala no assunto.
Coisa de loco isso
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
DPI
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2005, 13:18:28
A pergunta não é essa  e sim quem vai interpolar, voc~e ou o lab, pois ele vai usar sua resolução de saída, seja lá qual for, 300 Frontier e Noritsu novos, 320 (noritsu mais antigos), 400 (outros Noritsus) e por aí vai.

O lab vai sempre trabalhar na sua reloução de saída. Há muitas controvérsias sobre quem deve interpolar. Eu prefiro interpolar em umesmo, porque faço os tratamentos depois de interpolado, mas é um ponto controverso e seria preciso testar para chegar a uma conclusão, isto é seria preciso repetir exatamente (exatamente como, se o tamanho influencia?) os tratamentos para comparar as fotos.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
DPI
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:06:20
A interpolação feita direto no RAW, automaticamente, selecionando na opção do ACR é boa?
Pode ser considerada a melhor maneira?
O quue devo mudar - se é que devo mudar algo - no quadro "pixels/inch" ?

« Última modificação: 06 de Outubro de 2005, 14:41:30 por Roberto O. Almeida »


Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
DPI
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2005, 21:47:40
Desculpe pelo sumiço tive que fazer uma viagem as presas, bom voltei.

Minha duvida é a seguinte, o que não consigo entender.

Eu tenho uma foto de 2048 com 72 dpi pelo exif, eu entro o corel e mando tranformar ela para 300dpi. O que o programa faz é o seguinte, transforma a foto com dimensões de 2048 para 8533, ou seja ele divide 300/72=4,16666 e aumenta os pixel 2408x4,1666=8533.

Se é só colocar a informação que a foto é para sair com 300dpi pq ele aumento o tamanho??
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2005, 00:37:45
Citar
Desculpe pelo sumiço tive que fazer uma viagem as presas, bom voltei.

Minha duvida é a seguinte, o que não consigo entender.

Eu tenho uma foto de 2048 com 72 dpi pelo exif, eu entro o corel e mando tranformar ela para 300dpi. O que o programa faz é o seguinte, transforma a foto com dimensões de 2048 para 8533, ou seja ele divide 300/72=4,16666 e aumenta os pixel 2408x4,1666=8533.

Se é só colocar a informação que a foto é para sair com 300dpi pq ele aumento o tamanho??
Nesse caso vc está interpolando, o fotoshop permite que vc altere só a densidade de pixels mantendo as dimenções em pixels (ou seja, sem interpolar).

Para alterar a densidade de pixels no corel sem interpolar use o comando maintain original size ao alterar a densidade de pixels. :)

A interpolação do ACR provavelmente será a selecionada por vc como padrão para o PS.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
DPI
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2005, 00:43:55
Citar
Citar
Desculpe pelo sumiço tive que fazer uma viagem as presas, bom voltei.

Minha duvida é a seguinte, o que não consigo entender.

Eu tenho uma foto de 2048 com 72 dpi pelo exif, eu entro o corel e mando tranformar ela para 300dpi. O que o programa faz é o seguinte, transforma a foto com dimensões de 2048 para 8533, ou seja ele divide 300/72=4,16666 e aumenta os pixel 2408x4,1666=8533.

Se é só colocar a informação que a foto é para sair com 300dpi pq ele aumento o tamanho??
Nesse caso vc está interpolando, o fotoshop permite que vc altere só a densidade de pixels mantendo as dimenções em pixels (ou seja, sem interpolar).

Para alterar a densidade de pixels no corel sem interpolar use o comando maintain original size ao alterar a densidade de pixels. :)

A interpolação do ACR provavelmente será a selecionada por vc como padrão para o PS.
Leo, como eu altero a densidade no PS ?? Aki eu fui fazer isso, e redimencionou a imagem...

Da uma olhada:


Outra coisa, qual é a proporção maxima para interpolar, sem perder definição para imprimir ?
Uma foto a 3.2 MegaPixels da pra esticar ate quanto  ?
Grato :thmbup:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
DPI
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2005, 00:48:20
Citar
Citar
Citar
Desculpe pelo sumiço tive que fazer uma viagem as presas, bom voltei.

Minha duvida é a seguinte, o que não consigo entender.

Eu tenho uma foto de 2048 com 72 dpi pelo exif, eu entro o corel e mando tranformar ela para 300dpi. O que o programa faz é o seguinte, transforma a foto com dimensões de 2048 para 8533, ou seja ele divide 300/72=4,16666 e aumenta os pixel 2408x4,1666=8533.

Se é só colocar a informação que a foto é para sair com 300dpi pq ele aumento o tamanho??
Nesse caso vc está interpolando, o fotoshop permite que vc altere só a densidade de pixels mantendo as dimenções em pixels (ou seja, sem interpolar).

Para alterar a densidade de pixels no corel sem interpolar use o comando maintain original size ao alterar a densidade de pixels. :)

A interpolação do ACR provavelmente será a selecionada por vc como padrão para o PS.
Leo, como eu altero a densidade no PS ?? Aki eu fui fazer isso, e redimencionou a imagem...

Da uma olhada:


Outra coisa, qual é a proporção maxima para interpolar, sem perder definição para imprimir ?
Uma foto a 3.2 MegaPixels da pra esticar ate quanto  ?
Grato :thmbup:
Acho que isso vai variar de acordo com tua exigencia de qualidade, não?

Ah.. e basta tu desmarcar ali onde diz "Resample image size".... ;)
« Última modificação: 07 de Outubro de 2005, 00:49:03 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
DPI
Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2005, 01:37:40
Citar
Citar
A PERGUNTA:

O que vocês fazem quando vão imprimir uma foto nessas lojas? Dão algum resize? Mudam alguma informação de 72 pra 200dpi por exemplo? =)
Eu particularmente redimenciono a foto já para o formato que eu quero (normalmente direto pelo crop) já coloco quanto quero em cm e a resolução em 300DPI.
Cansado de um dia inteiro eu ainda estou meio conturbado e não entendi =(  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Seguinte, então se eu tenho uma imagem em 3000x2000seilaoq, eu redimensiono ela pros 30x15cm pra levar pro lab? eu pensei q ficasse com mais qualidade eu levar a imagem maior mesmo pro lab redimensionar na makina la... Então não tem nada a ver né? obrigado pelas respostas!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2005, 09:51:51
Citar
Citar
Citar
A PERGUNTA:

O que vocês fazem quando vão imprimir uma foto nessas lojas? Dão algum resize? Mudam alguma informação de 72 pra 200dpi por exemplo? =)
Eu particularmente redimenciono a foto já para o formato que eu quero (normalmente direto pelo crop) já coloco quanto quero em cm e a resolução em 300DPI.
Cansado de um dia inteiro eu ainda estou meio conturbado e não entendi =(  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Seguinte, então se eu tenho uma imagem em 3000x2000seilaoq, eu redimensiono ela pros 30x15cm pra levar pro lab? eu pensei q ficasse com mais qualidade eu levar a imagem maior mesmo pro lab redimensionar na makina la... Então não tem nada a ver né? obrigado pelas respostas!
Tem que ver a resolução do LAB e a qualidade do redimencionamento do LAB, eu particularmente costumo fazer CROP para a proporção mas sem redimencionar, prefiro que o Frontier redimencione, salvo quando vou fazer em Noritsu, nesse caso prefiro eu mesmo redimencionar via photoshop.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
DPI
Resposta #26 Online: 07 de Outubro de 2005, 14:07:00
Leo Terra

Como Crop? Crop seria cortar... e qual o problema de redimensionar para baixo?? Não consigo ver problema pois para baixo vc não perde em qualidade. Obviamente q guardar a original é imprecindivel, foi neste sentido?
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #27 Online: 07 de Outubro de 2005, 14:25:37
Citar
Leo Terra

Como Crop? Crop seria cortar... e qual o problema de redimensionar para baixo?? Não consigo ver problema pois para baixo vc não perde em qualidade. Obviamente q guardar a original é imprecindivel, foi neste sentido?
Não, é no sentido que mesmo redimencionando para baixo tem difereça entre os processos. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
DPI
Resposta #28 Online: 07 de Outubro de 2005, 15:33:42
Citar
A interpolação feita direto no RAW, automaticamente, selecionando na opção do ACR é boa?
Pode ser considerada a melhor maneira?
O quue devo mudar - se é que devo mudar algo - no quadro "pixels/inch" ?

Também tenho essa dúvida.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
DPI
Resposta #29 Online: 07 de Outubro de 2005, 17:13:22
Citar
Eu prefiro interpolar em umesmo, porque faço os tratamentos depois de interpolado, mas é um ponto controverso e seria preciso testar para chegar a uma conclusão

Ivan,
No seu caso, que tratamentos vc faz nas suas fotos? Vejo que vc fotografa muito paisagem e folhagens. Nesse caso o que vc faz?

E retratos? Vc teria alguma dica?
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile