Autor Tópico: DPI  (Lida 6233 vezes)

Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
DPI
Online: 05 de Outubro de 2005, 18:45:33
Qual a influencia final na qualidade fotografica a quantidade de DPI. E pq não consegue achar este dado nos review de camera?
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
DPI
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2005, 19:30:31
Não tem de estar no review. basta saber o número de pixels de largura da imagem e dividir por 300 (qualidade fotográfia ou pelo menos qualidade máxima do lab digital), por 240 (qualidade dita máxima para a percepção) ou até menos.

A imagem gerada pela câmera não tem dpi. dpi é um número de saída, de impressão. Então, com a imagem (que tem pixels, isso sim), você estipula os dpi de saída e terá um tamanho correspondente.

Ivan


Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
DPI
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2005, 20:06:35
ok, ivan me explica uma coisa por exemplo:

Quando tiramos uma foto de tamanho 1024 ou 640 ela no exif fala que possui 72 dpi, pq então?Outra quando peguei uma fotografias de um amigo fotografo esta dizia 300dpi...

Quando geramos iuam imagens via computador (render) sempre vc coloca o tamanho e a quantidade de Dpi para gerar a imagem, pq disso então?

Comecei este topico depois de um sicussão com um amigo, e ficamos por horas, espero conseguir terminar este assunto.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2005, 20:07:26 por Renan »
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
DPI
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2005, 20:14:24
Citar
Quando tiramos uma foto de tamanho 1024 ou 640 ela no exif fala que possui 72 dpi, pq então?Outra quando peguei uma fotografias de um amigo fotografo esta dizia 300dpi...
 
Esta informação no EXIF se chama resolution tag e não tem nenhum valor prático. Depende do firmware da câmera. Diferentes fabricantes colocam diferentes valores.
Pode ser alterada em qualquer programa de edição de imagem.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
DPI
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2005, 20:21:33
Mais ai esta uma outra questão.

Por exemplo se vc pegar uam foto que se diz com 72DPI inicial e mandar num programa ela ficar com 300 o programa vai na verdade aumentar a fotografia em 3x, ou seja multiplicou o 72 por 3=300(grosseiramente).
 
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
DPI
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2005, 20:21:57
Renan.

Isso é culpa doPhotoshop -risos.

72 dpi é a densidade de pixels por polegada para exibição na web, no monitor. Então quando você pega a foto e vai ver no PS, ela informa 72dpi e informa um tamanho em cm bastante grande.

Isso porque neste caso o dispositivo de saída considerado é oo próprio monitor.

Quando você vai imprimir, voc~e usará um dispositivo de saída (lab digital) que trabalha com a densidade de 300dpi, Aí vai no Image Size do Photoshop e coloca 300dpi, mas, veja só, ISTO NÃO MODIFICA NA REALIDADE A IMAGEM, mas tão somente lhe permite saber qual o tamanho físico da imagem naquele dispositivo de saída. Ela continuará com os mesmos pixels, não vai melhorar nem piorar, mas mudando no PS você tem um prognóstico de tamanho (uma espécie de calculadora automática).

Veja que se mandar a imagem com 72 dpi isso não fará diferença nenhuma para o lab, que imprimirá sempre em 300dpi.

Então vamos lá...
1024 em 72 dpi dá.......14,22 polegadas, e isso dá......35,98cm de largura. Uma foto grande, mas de baixíssima qualidade, claramente tosca, mais que tosca.

Mas em 300dpi (resolução fotográfica)
1024 pixels em 300dpi dão.....3.41 polegadas, e isso dá.....8,63 cem somente (uma fotinha mínima de qualidade fotográfica.)

Agora, permita-me uma observação... As câmeras atualmente têm no mínimo 3mp. NUNCA use resolução inferior à máxima resolução da câmera.

Lembre-se que 4mp em 300dpi dá apenas para 15X21 e em 240dpi da algo como 18X24.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
DPI
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2005, 20:41:12
Citar
Mais ai esta uma outra questão.

Por exemplo se vc pegar uam foto que se diz com 72DPI inicial e mandar num programa ela ficar com 300 o programa vai na verdade aumentar a fotografia em 3x, ou seja multiplicou o 72 por 3=300(grosseiramente).
No PS se voce quiser mudar a densidade do arquivo, voce vai ou mudar a dimensão dele ou o tamanho em pixels. Os dois não acontecem ao mesmo tempo. Experimente. Se voce deesmarcar o ressample image só vai mudar o tamanho do arquivo de saída e não o tamanho do arquivo digital.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
DPI
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2005, 21:51:50
Invan
240 DPI é o minimo mesmo ?
Ja ouvi falar que acima de 180 DPI o olho humano nao percebe a diferença entre os pontos.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2005, 21:59:42
A coisa mais importante de entender é que DPI é apenas uma informação de cabeçalho, é um texto que diz ao computador na hora de imprimir: "COLOQUE TANTOS PIXELS EM 1 POLEGADA".

Ou seja, o que importa é vc ter os pixels.

Uma imagem de 800X600 pixels em 100DPI tem exatamente a mesma informação que uma imagem de 800X600 pixels em 300DPI, se vc alterar as DPI mantendo os pontos tudo que será alterado será um cabeçalho de texto, nada será interpolado, nada será modificado em termos de cores, o que importa na qualidade de um arquivo é número de pixels, profundidade de cor e o quanto a imagem foi comprimida (no caso do JPG).

Quanto ao valor mínimo depende do tipo de mídia a ser impresso, resultados satisfatórios são conseguidos com até 150DPI no processo fotoquímico, mas é sempre recomendado ficar acima de 200DPI nesse processo para que a foto possa ser visualizada de perto, agora é importante tbm notar que a visão humana tem aproximadamente 4000 linhas de resolução, então para ver uma foto por inteiro a resolução passa a importar pouco ;)
« Última modificação: 05 de Outubro de 2005, 22:01:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
DPI
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2005, 01:24:13
Citar
Citar
Quando tiramos uma foto de tamanho 1024 ou 640 ela no exif fala que possui 72 dpi, pq então?Outra quando peguei uma fotografias de um amigo fotografo esta dizia 300dpi...
 
Esta informação no EXIF se chama resolution tag e não tem nenhum valor prático. Depende do firmware da câmera. Diferentes fabricantes colocam diferentes valores.
Pode ser alterada em qualquer programa de edição de imagem.
Pergunta que já me fizeram e eu não soube responder:
A camera X faz 5 megapixel e, pelo firmware dela, o EXIF mostra no computador que ela tem 300dpi.
A camera Y faz 5 megapixel e no EXIF apresenta 72dpi.

Tá, a "regra geral" é passar pra 300 dpi pra levar pro lab.
Então a foto da camera X tá pronta pra impressão, com seus 2mp a 300dpi.
Mas a da Y tem que passar pra 300dpi ainda. Então é uma vantagem o firmware informar 300DPI???
Ou ao colocar em 300dpi já pelo firmaware, a imagem já é proporcionalmente reduzida em cm?

Exemplificando toscamente:
A foto da camera X, 72dpi, tem 20cm no seu lado maior.
A foto da Y, 300 dpi, terá os mesmos 20cm? Ou já apareceria, então, com 5cm no lado maior?

E MAIS UMA:
Eu continuo com uma dúvida antiga. As vezes eu acho que entendi, e as vezes acho que não. Já foi respondida em algum tópico, acho que pelo Leo, mas acho válido levantar de novo a questão:

Ali no photoshop, onde mudamos os "dpi" tá escrito:
Resolution: -XXX- pixels/inch
pixels per inch. Bom, isso não deveria então ser PPI, ao invés de DPI?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2005, 01:25:17 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
DPI
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2005, 09:42:11
Citar
E MAIS UMA:
Eu continuo com uma dúvida antiga. As vezes eu acho que entendi, e as vezes acho que não. Já foi respondida em algum tópico, acho que pelo Leo, mas acho válido levantar de novo a questão:

Ali no photoshop, onde mudamos os "dpi" tá escrito:
Resolution: -XXX- pixels/inch
pixels per inch. Bom, isso não deveria então ser PPI, ao invés de DPI?
Salvo engano, DPI = dot per inch, pontos por polegada (falei bobagem?!)  :doh:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2005, 09:53:02
Citar
Citar
E MAIS UMA:
Eu continuo com uma dúvida antiga. As vezes eu acho que entendi, e as vezes acho que não. Já foi respondida em algum tópico, acho que pelo Leo, mas acho válido levantar de novo a questão:

Ali no photoshop, onde mudamos os "dpi" tá escrito:
Resolution: -XXX- pixels/inch
pixels per inch. Bom, isso não deveria então ser PPI, ao invés de DPI?
Salvo engano, DPI = dot per inch, pontos por polegada (falei bobagem?!)  :doh:
PPI é pontos (points) por polegada. 1 Ponto = 4,16pixels.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2005, 09:55:24 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2005, 10:29:04
Xiru, quanto à sua dúvida não importa quanto sai da máquina, o próprio LAB reajusta o cabeçalho para o formato que vc escolheu (e em alguns casos até redimenciona a foto) então se for só um reajuste não afeta em nada a qualidade da foto, se for um redimencionamento ele seria feito em qualquer uma das condições, ou seja DPI não vale nada e nem muda nada na qualidade da imagem final de uma câmera. O pior é que a Nikon ainda criou uma lenda sobre isso. Fazer o que, o mundo da fotografia é cheio de lendas. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ot4vio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
DPI
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2005, 11:11:24
A PERGUNTA:

O que vocês fazem quando vão imprimir uma foto nessas lojas? Dão algum resize? Mudam alguma informação de 72 pra 200dpi por exemplo? =)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
DPI
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2005, 11:41:53
Citar
A PERGUNTA:

O que vocês fazem quando vão imprimir uma foto nessas lojas? Dão algum resize? Mudam alguma informação de 72 pra 200dpi por exemplo? =)
Eu particularmente redimenciono a foto já para o formato que eu quero (normalmente direto pelo crop) já coloco quanto quero em cm e a resolução em 300DPI.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.