Autor Tópico: Restauração de câmera analógica Mamiya  (Lida 4436 vezes)

Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Online: 08 de Setembro de 2009, 11:20:54
Olá!

Eu tenho uma Mamiya C33 que eu gostaria de restaurar e colocar para funcionar, mas não conheço alguém de confiança aqui no Rio de Janeiro que faça isso. Se alguém conhecer, fico grata pela ajuda!

Abs!

Nasta


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2009, 13:41:25
Olá!

Eu tenho uma Mamiya C33 que eu gostaria de restaurar e colocar para funcionar, mas não conheço alguém de confiança aqui no Rio de Janeiro que faça isso. Se alguém conhecer, fico grata pela ajuda!

Abs!

Nasta
Nasta conheço um excelente técnico de confiança em sp, não sei se ele restaura este tipo de equipamento, deixei uma Olympus OM-1 lá e posso verificar com ele quando for retirar minha câmera e caso vc tiver interesse passo telefone do mesmo e vc conversa com ele.
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2009, 15:19:15
Olá Ferrari! O problema seria enviar a câmera para SP... Mas se vc puder perguntar se ele restaura ou conheça alguém aqui no Rio que restaure, ficaria grata!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2009, 16:25:37
Tenta na Fotek Asahi.
2508-5988
Pc Tiradentes, 10 Sl 701
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2009, 16:44:43
Liguei pra lá, mas eles falaram que não fazem reparo...


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2009, 17:58:40
Olá Ferrari! O problema seria enviar a câmera para SP... Mas se vc puder perguntar se ele restaura ou conheça alguém aqui no Rio que restaure, ficaria grata!
No Rio sinceramente não conheço, só aqui em Sp, posso verificar com ele, eu sei que ele é um excelente técnico um professor de uma faculdade que indicou para uma colega minha e ela indicou para mim e desde então só levo equipamentos lá, pois têm muito picareta neste ramo, bem vou ver e em caso positivo te mando o tel da oficina dele, blz. :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2009, 19:33:38
No Rio sinceramente não conheço, só aqui em Sp, posso verificar com ele, eu sei que ele é um excelente técnico um professor de uma faculdade que indicou para uma colega minha e ela indicou para mim e desde então só levo equipamentos lá, pois têm muito picareta neste ramo, bem vou ver e em caso positivo te mando o tel da oficina dele, blz. :ok:
Ok então! Fico no aguardo! =)


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2009, 21:46:52
Olá Ferrari! O problema seria enviar a câmera para SP...

Não entendi. Por quê PROBLEMA? É só embalar muito bem, protegendo com cuidado onde for preciso e colocar no Sedex. Tem até seguro se você quiser! E o preço nem é tão caro assim.

Uma coisa importante. Como está o fole da câmera? Tá macio, sem nenhum furo? O dessa câmera, se eu não estiver enganado, tem dois foles: um interno, outro externo (pelo menos do da C330 é assim). Se tiver de mandar refazer o fole, aí sim, a coisa pode se complicar porque esse serviço precisa de mãos habilidosas e de gente que saiba o que está fazendo.
-22.352971,-48.775582


Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2009, 10:38:41

Uma coisa importante. Como está o fole da câmera? Tá macio, sem nenhum furo? O dessa câmera, se eu não estiver enganado, tem dois foles: um interno, outro externo (pelo menos do da C330 é assim).

Desculpe a ignorância, mas como eu vejo isso?
P.s.: estou começando a aprender agora sobre fotografia...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2009, 17:38:31
Ignorância coisa nenhuma. Estamos todos sempre aprendendo.

Fole é aquela sanfona entre a lente e o corpo da máquina.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2009, 17:44:02
Ah! Às vezes, olhando somente por fora a gente acha que está tudo em ordem, que não existe nenhum furo no fole (na sanfona). Mas pode ser que tenha micro furos que passam batidos.

Abra a tampa traseira na máquina, como se fosse colocar filme nela, e olhe por dentro com a sanfona perto de uma lâmpada. Se vc conseguir enxergar algum pontinho de luz desse jeito, então, aquele é um micro furo. Se estiver tudo escuro, daí tá tudo certo, nenhum problema de vazamento de luz para dentro da câmera.

Você sabe, né, luz que entra na máquina é só aquela que será registrada no filme no momento que vc bate a foto. Fora isso, qualquer luz a mais que entrar alí vai atrapalhar, isso se não velar o filme dependendo da quantidade de luz.
-22.352971,-48.775582


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:41:44
Não entendi. Por quê PROBLEMA? É só embalar muito bem, protegendo com cuidado onde for preciso e colocar no Sedex. Tem até seguro se você quiser! E o preço nem é tão caro assim.

Uma coisa importante. Como está o fole da câmera? Tá macio, sem nenhum furo? O dessa câmera, se eu não estiver enganado, tem dois foles: um interno, outro externo (pelo menos do da C330 é assim). Se tiver de mandar refazer o fole, aí sim, a coisa pode se complicar porque esse serviço precisa de mãos habilidosas e de gente que saiba o que está fazendo.
Olha Nasta acho que se embalar bem com plástico bolha não têm problema, porém preciso verificar com o técnico se ele conserta este tipo de equipamento, não quero ligar lá agora pois já liguei semana passada e daí fica parecendo que estou acelerando o trabalho e isso não é bom, eu não gosto quando ficam acelerando o meu trabalho na gráfica pois qualidade não combina com pressa...então vou esperar ficar pronta e daí vejo para vc, acho que próxima semana provavelmente, pois como ia ter de desmontar e montar a lente da câmera ele disse que ia deixar um tempo descansando para não adquirir estática e na hora de montar atrair pequenos fragmentos para o centro da lente, mais ou menos isso, então paciência é fundamental neste termo... :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:28:57
Eu olhei o fole da câmera e está ok! O problema é que a lente e o visor estão meio sujos (muita poeira). E tb não sei se teria que fazer algum reparo interno...
E Ferrari, td bem, n precisa ter pressa! =)
Fui num curso de fotografia que tem aqui no Rio (Ateliê da Imagem) e eles me indicaram um senhor que faz manutenção das cameras analógicas deles. Vou levar a máquina lá para ele verificar o que precisaria ser feito.
Valeu mesmo pela ajuda de vcs! E by the way, tô adorando o fórum... Dá pra aprender mta coisa por aqui!
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 13:30:31 por Nasta »


Nasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
    • Twitter
Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:31:39
P.s.: já q estou por aqui, aproveito para perguntar... Vcs sabem se ainda vende filme para esse tipo de camera?


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2009, 21:42:01
P.s.: já q estou por aqui, aproveito para perguntar... Vcs sabem se ainda vende filme para esse tipo de camera?
Ok bela, boa sorte, com indicação é sempre mais confiável, acredito que sim, deve ter algum tópico especifico neste assunto...Vi algumas pessoas comentando aqui que compram filmes pelo e-bay, dei uma olhada e o preço é bom... :ok:
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0