Autor Tópico: Câmera para Viagem  (Lida 2190 vezes)

Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Online: 05 de Outubro de 2005, 22:23:21
Prezados,

Primeiramente, sei que desse tipico de tópico vcs devem estar de saco cheio de ver, mas se alguém puder dar uma mão, seria ótimo.

Estive acompanhando o fórum a algum tempo e escolhendo uma câmera para comprar. Estava decidido em comprar uma Rebel XT (sim, eu li TODOS os tópicos-fight :boxing: da Canon 3?0D vs Nikon D?0).
A ideia era comprar um dSLR para me dedicar a aprender mais sobre fotografia.

Só que agora apareceu a oportunidade de mais no inicio do ano viajar ao estilo "mochila nas costas" por alguns países aqui da nossa américa do sul.

Pensei então em comprar uma lente  Canon "versátil" para utilizar em viagem, para não precisar ficar trocando lentes seguido. Olhando apenas pelo range, pensei logo na 28-135. Porém quando vi o tamanho da criança... É impossível viajar com ela...

Bom, então estou disposto a, por hora, comprar uma prossumer mesmo, para simplificar a vida durante a viagem.

Alguém tem alguma sugestão de uma prossumer interessante?
A ideia é fotos tanto de paisagens quanto retratos.
Estive olhando a Olympus C8080 e a Nikon Coolpix 8800...
Comecei a dar uma olhada na FZ30 tb...

Obrigado previamente a quem estiver disposto a ajudar, opinar ou meramente palpitar ;)
« Última modificação: 07 de Outubro de 2005, 08:11:50 por Dullius »
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2005, 08:45:19
Olá!
Tudo jóia?
Bem, no caso, qual seria o objetivo da viagem?
O objetivo é o registro ou seu divertimento?
Pois se for o registro, vc está no caminho... uma câmera um pouco maior e mais robusta seria a solução... mas se vc for a passeio, creio que o ideal seria um compacta ou uma "compacta ultra zoom", nada mais do que isto.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2005, 09:42:38
Dullius

Oportunidades assim são legais e normalmente se tem muita opção fotográfica em viagens.

Porém levar máquinas mais pesadas e grandes pode ser um problema, inclusive de segurança, pois toda hora você terá que estar atento à sua máquina para ver se não tem ninguém de "olho", ainda mais na américa latina, onde temos muitos países pobres e objetos assim atraem bastante atenção.

Fiz uma viagem ao méxico em 2003 e na época tinha um P92 da Sony, que me serviu muuuiittooo bem, fiz umas 800 fotos ( lá tinha internet e computador para descarregar os cartões em qualquer esquina) e eu fiquei muito satisfeito com o resultado. Além do que ela é muito guerreira e aguenta tudo(! ou quase)

Outra dica. Verifica que tamanho de foto você quer imprimir na volta, pois  eu fiz as fotos em 3 megapixels e para fotos 13x18 (imprimi assim) ficaram muito boas, além de economizar espaço em cartão ( leve o máximo de megas possível, pois tu nunca sabe quando vai poder descarregar) que são caros e depois da viagem normalmente você acaba não mais utilizando tanta memória.

No mais, acho que falei demais.....


Boa viagem


 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2005, 09:46:58
Olá Dullius,

eu tenho uma Konica Minolta A200 e posso falar que estou bem satisfeito. É uma prossumer relativamente compacta, zoom e foco no anel, rápida, bom range (28-200mm), enfim atende muito bem as minhas necessidades.

Se vc pretende tirar fotos de paisagens, vai precisar de wide e 28mm já ajuda bastante.

Dê uma olhada nesse tópico que a galera está discutindo sobre essa câmera: Konica Minolta A200

Vale lembrar que a Konica nao tem garantina no Brasil, realmente uma pena :(

A Olympus C8080 se destaca pela qualidade de imagem, diria a melhor sem ser DSLR. Porém tem um range menor e nao tem estabilizador de imagens, recursos que a A200 tem.

Abraco!
Deutschland

Flickr


Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2005, 10:24:23
Citar
O objetivo é o registro ou seu divertimento?
Neocosmo, digamos que minhas habilidades fotográficas atuais não possibilitariam uma viagem "oficialmente" a registro :)
Vai ser para divertimento, mas tenho a terrível mania de engenheiro de sempre querer o melhor que a tecnologia (e a grana disponível) possibilitam, então por isso que tinha pensando em um prossumer... :)
Vou por na lista de máquinas a serem olhadas as compactas ultra-zoom, acho que dá pra trocar algumas features por portabilidade...
Alguém teria uma sugestão em específico?


Citar
Outra dica. Verifica que tamanho de foto você quer imprimir na volta, pois eu fiz as fotos em 3 megapixels e para fotos 13x18 (imprimi assim) ficaram muito boas, além de economizar espaço em cartão ( leve o máximo de megas possível, pois tu nunca sabe quando vai poder descarregar) que são caros e depois da viagem normalmente você acaba não mais utilizando tanta memória.
Realmente, um bom ponto para ser levado em conta é levar somente os MegaPixels necessários para ter certeza de que se vai conseguir registrar a viagem inteira...


Citar
eu tenho uma Konica Minolta A200 e posso falar que estou bem satisfeito.
Uhm, tinha esquecido de por essa na minha lista, vou dar uma olhada nela.
 
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2005, 10:34:42
Eu recomendaria a S5100. Você compra uma semi-nova barato, ela usa 4 pilhas comuns ( excelente porque vc nunca sabe quando terá uma tomada para recarregar as baterias ), faz fotos de boa qualidade, zoom de 10x, é leve e compacta, além de ter encaixe para filtro ( principal é o polarizador !! ), fotografar em RAW e possibilidade de "bater o branco" e controles manuais ou totalmente automáticos. Ah, outra coisa importante: o shutter lag dela é quase nulo. Vc clica e na hora já bateu e apareceu no visor. Ela só não é extremamente compacta, mas seu tamanho é reduzido se comparado as prossumers.
Abraços
 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2005, 21:02:23
Resolvido:
Panasonic FZ5

Sds,
Dullius
« Última modificação: 07 de Outubro de 2005, 08:11:28 por Dullius »
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2005, 12:42:17
Ja comprou?

A FZ5 nao fotografa em RAW, uma pena..


Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2005, 13:10:48
Citar
Ja comprou?

A FZ5 nao fotografa em RAW, uma pena..
Ainda não, esperando mais uns dias para pagar menos IOF duma grana aplicada :)
Estou ciente de que não fotografa RAW.
Mas como quero uma câmera para viagem, achei a FZ5 a melhor relação CUSTO x BENEFÍCIO x TAMANHO.
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2005, 13:42:28
Para o fim que vc propõe, acho que foi uma boa escolha !

Quando voltar posta as fotos, hein ? rs

Abraços !

Ps: o único porém tbm acho a falta do RAW. Mas vale lembrar que Raw é um devorador de memória...rs
« Última modificação: 07 de Outubro de 2005, 13:43:15 por Guto Marcondes »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2005, 16:04:26
também acho que vc fez uma boa escolha.

A FZ5 se complementa em vários quesitos... Ainda mais se for uma viagem de levar pouca coisa... Uma Rebel com uma lente 28-135IS ia te dar um trabalho pra carregar.... :)

Quando voltar compartilha conosco as fotos!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!