Autor Tópico: Fuji F10 ainda é uma boa?  (Lida 1377 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 09 de Setembro de 2009, 03:11:36
Pessoal, vi uma F10 (aquela que deu origem às compactas Fuji com Super CCD, sensor 1/1.7 e ISO 800 usável) por R$279,00. Vale a pena?

Eu sei que ela não tem controles manuais, mas os samples do DPReview ainda me impressionam. Alguém sabe se existe algum firmware hack como os das Canon AXXX?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2009, 00:41:49
Por este preço eu acho compraria  :ok:

O que pesa é só o fato de não ter controles manuais... :\


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2009, 01:13:50
Pois é... acabei comprando, Pedro. De fato, os controles manuais fazem falta. Parece uma câmera feita às pressas para apresentar o modelo inovador capaz de gerar fotos aceitáveis em iso 800 e até em iso 1600, se você não se importar com a redução agressiva de ruído.

Como vantagens, ela tem um corpo todo em metal, bateria extremamente durável e as altas sensibilidades.

Quanto aos contras, ela carece de controles manuais (é muito difícil, usando os modos de cena, fazer ela usar uma abertura diferente de f/2.8; em uma câmera com um sensor relativamente grande, profundidade de campo é um problema em alguns casos). Exceto em raros casos, dá para dizer que ela "crava" f/2.8 em todas as situações, variando apenas a velocidade. Em muitas situações de alto contraste, o excesso de aberração cromática poderia ser evitado com o uso de diafragmas mais fechados. De manual, tem apenas a seleção da sensibilidade.

No final, a câmera vale pelo ótimo hardware e pelo preço, mas o software deixa a desejar.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2009, 23:32:48
A falta de controles manuais é uma característica desse tipo de câmera, que tem uma fatia de fiéis consumidores garantido no mercado...


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2009, 18:36:53
Não discordo de ti, fcsergio, mas não havia restrições de hardware que impedissem uma F10 de ter modo RAW e controle manual dos parâmetros de exposição. Talvez não houvesse tempo hábil para projetarem um sistema de menus mais completo, talvez a restrição fosse em função de não aproximar a F10 dos modelos mais avançados (hipótese mais provável).

É uma câmera excelente, mas com um software pobre. Muitas fotos poderiam ter uma nitidez bem melhor fechando um ou dois pontos no diafragma. A aberração cromática seria consideravelmente menor. O ruído em ISO1600 poderia até ser aceitável em algumas situações, mas o noise reduction agressivo inviabiliza explorar mais os recursos do ISO1600. É uma câmera que tranquilamente pode ser usada em ISO200 sempre e o ISO400 é totalmente utilizável. Porém, o tratamento agressivo a partir do ISO800 traz limitações que o hardware em si não possui.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2009, 20:37:35
Francisco;
Câmeras limitadas às vezes dão brincadeiras interessantes, pois nos obrigam a adaptações.
A nitidez máxima nas compactas está entre f/2.8 e f/4, em f/4 para as com sensor de 1/1,6"