Autor Tópico: Nova Leica X1  (Lida 13715 vezes)

leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:59:48
Não precisa ficar batendo nessa tecla toda hora, APS é a convenção usada para se referir ao tamanho da maioria dos sensores em torno desse tamanho, seja ele com crop de 1.5x, 1.6x ou 1.7x. Só usaram o nome porque o tamanho é próximo ao APS de filme.

Convenção não é precisão, e já temos problemas suficientes com falta de precisão.  Admiro quem sempre sabe se referir às coisas pelos nomes mais precisos, como matrizes de sensores DX ou FX ou coisas assim, mas não tenho memória para cada um, portanto uso ‘pseudo–’ (ou ‘quase–’) APS‐C.

Teu próprio argumento mostra o problema desses nomes genéricos e imprecisos: qual o divisor de ângulo de visão para APS‐C digital?  Não tem um, porque não existe um verdadeiro APS‐C digital, pelo menos, não que eu saiba.  Varia de 1,7× a 1,3×, inclusive dentro da mesma marca.

Outro problema: há quem escute APS‐C digital e pense que é o dobro do Quatro Terços, o que não seria verdade nem do verdadeiro APS‐C, muito menos dos outros formatos digitais, fora 24×36mm e médios e grandes formatos.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:47:02
APS-C é usado para designar os crops de 1.7x até 1.5x, o crop de 1.3x é denominado APS-H.

Não vejo problema nenhum em chama-los informalmente de "APS" -- se precisar de uma informação mais precisa é só informar as dimensões do sensor em milímetros. É a mesma coisa do "Full Frame": qualquer câmera é tecnicamente "quadro inteiro", mas quando se fala Full Frame todo mundo sabe que se trata de um sensor do mesmo tamanho do filme 135.

Uma lente feita para o sistema APS-C serve perfeitamente para todos os tamanhos de APS-C, tanto o sistema de filme como aquele que você chama de "pseudo-APS". Não sei porque criar um nome diferente se assim está servindo perfeitamente bem.

E a questão de acharem que o sensor APS-C tem o dobro das dimensões do 4/3 não é um problema de nomenclatura, é um problema de má informação.


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2009, 21:33:44
APS-C é usado para designar os crops de 1.7x até 1.5x, o crop de 1.3x é denominado APS-H.

Mais uma confusão, APS‐H não é diferente do C só no tamanho, mas também no formato 16:9.


Citar
se precisar de uma informação mais precisa é só informar as dimensões do sensor em milímetros.

Décimos de milímetros.


Citar
É a mesma coisa do "Full Frame": qualquer câmera é tecnicamente "quadro inteiro", mas quando se fala Full Frame todo mundo sabe que se trata de um sensor do mesmo tamanho do filme 135.

Ótimo exemplo de outra confusão: com filme 135 usavam‐se vários quadros, inclusive o 24×36, enquanto APS‐C designava um e somente um quadro.


Citar
Uma lente feita para o sistema APS-C serve perfeitamente para todos os tamanhos de APS-C, tanto o sistema de filme como aquele que você chama de "pseudo-APS".

Mais um exemplo de desinformação: há somente um tamanho de APS‐C, que nunca foi implementado digitalmente.  E não existe um sistema APS‐C, mas um sistema APS com três quadros diferentes, o C, o H e o P — enquanto cada fabricante tem seu pseudo–APS‐C, compartilhado com no máximo um outro fabricante, portanto as lentes não servem uma na outra.  Finalmente, lentes feitas para pseudo–APS‐C não necessariamente cobririam o círculo de imagem APS‐C, além de que as poucas reflex APS duvido tivessem baionetas compatíveis com os sistemas digitais atuais.


Citar
E a questão de acharem que o sensor APS-C tem o dobro das dimensões do 4/3 não é um problema de nomenclatura, é um problema de má informação.

Nomenclatura ajuda má informação, vide muitas das discussões em que já me envolvi aqui e das quais desisti de esclarecer devido a tantos mal‐entendidos.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2009, 11:03:15
Bucephalus eu não vejo problema algum de se chamr formalmente de APS, porque não é informal, a designação é FORMAL.

Leandro só par constar (caso não saiba) variáveis do tipo NOMINAL não possuem precisão (se você faz pesquisa e le literalmente, meu deus, não queria estar na sua pele em uma banca), são variáveis com características dependentes da hermenêutica, ou seja, de como se interpreta o que é escrito. A língua falada, tanto formal como informal, não tem definições claras, até a linguagem matemática está em contante transformação e é a linguagem mais precisa e clara que existe. Se você entrar em um dicionário e procurar sentido para as palavras, encontrará bem mais do que 1 sentido para a grande maioria delas. A forma com a qual se coloca estas palavras é que dá sentido a elas. Por isso um elemento básico da hemenêutica é que qualquer palavra deve ser interpretada dentro do contexto no qual foi inserida, pois uma palavra só assume sentido quando dentro deste contexto.
Desta forma falar de APS discutindo uma câmera digital já exclui automáticamente o formato 25.1 × 16.7 mm, assim como falar de Full frame no digital já exclui a percepção que se tinha desta terminologia no meio dos filmes, principalmente o médio formato. Quando se fala em APS-C em digital se associa o termo (mesmo formalmente, porque ele é utilizado em comunicações formais), principalmente ao crop de 1.5x e ao de 1.6x. Ou seja, para qualquer um que tenha o mínimo de noção hermenêutica (traduzindo, saiba interpretar textos) a pergunta aqui seria apenas se o crop é de 1.5X ou de 1.6X e não uma discussão sobre um uso da terminologia que não só não cabe no contexto, como está sendo aplicado de forma completamente errada sob a perspectiva da teoria linguística (ao passo que assume uma terminologia como única e literal).

Isso também vale para o APS-H nele o H vem de alta definição. Novamente voltamos a uma questão hermenêutica, no tempo dos filmes o sistema de fotografia avançada de alta definição era comercializado em um formato, hoje é comercializado em outro. Hoje só faz sentido falar em APS-H no crop de 1.3x em 3:2, porque é onde o termo é usado. Esta sua discussão só tem algum valor em termos históricos, mas sentido hermenêutico, ou para discutir a correção do uso da palavra, não tem sentido algum. A língua é viva, cria-se distorções e modificam-se sentidos o tempo todo e as palavras não assumem precisão, elas ganham novos sentidos constantemente. Pensar isso é desconhecer completamente até mesmo a história das palavras e principalmente a questão interpretativa associada à própria vida da língua.
Precisamos de tempos em tempos relembrar a história (fazemos isso constantemente ao buscar a origem das palavras), mas em língua não se faz do passado a verdade, muito pelo contrário, uma terminologia só tem sentido no presente e no sentido geral assumido no presente e nada além disso. Então quando se fala em APS-H, hoje só faz sentido o crop de 1.3X, porque é um termo que não é usado para designar outro formato a muito tempo e a maioria não o reconhece mais desta forma (na verdade a maioria sequer associa mais o termo APS-H aos 30.2 × 16.7 mm). Esta discussão, então, só teria tido valor a uns 10 anos atrás, antes que a propagação ocorrece, porque hoje o novo sentido já está estabelecido e ele é geral, ou seja, hoje, em termos interpretativos, se você estiver no contexto digital é incorreto usar o termo pensando exatamente no formato que você pensou. Portanto hoje, quando se trata do contexto digital, o correto é atribuir o termo APS-C aos formatos 1.7x, 1.5x e 1.6x em 3:2, principalmente os últimos. ;)
Para os mais antigos esta transformação da língua parece um grande desafio, mas para o bom comunicador acompanhar esta transformação é fundamental.
Tem a obra de um grande filósofo alemão, "sobre verdade e mentira" do Nietzsche", que trata bem desta questão da transformação das palavras e de como elas se estabelecem como verdades em seu tempo. Nesta perspectiva uma palavra só assume o sentido dentro do seu contexto, não só o contexto escrito, mas histórico e cultural. Assim, adotar um termo com o sentido em desuso não estimula os sentidos da forma que deveria. Portanto esta perspectiva é ainda mais radical, porque sob ela adotar o termo APS hoje só faz sentido lingüistico no sentido que o Bucephalus falou. O sentido que você apresentou teria que ser muito bem contextualizado hoje, exatamente para não gerar equívocos. Isso se deve ao fato de as próprias palavras só terem um determinado sentido como verdade em seu tempo, pois estas verdades são subjetividades momentâneas, que assumem sentido psicológico devido a nossa formação e como comunicadores devemos buscar utilizar o sentido que atinja nosso receptor (princípio básico da boa comunicação, usar canal e meio adequado) diretamente, ou seja, temos que buscar a maioria e não uma pessoa perdida, que ainda se utiliza de sentidos ultrapassados para suas terminologias.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 11:15:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2009, 11:38:05
Rsrsrs vamos falar da câmera???


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2009, 11:44:24
Rsrsrs vamos falar da câmera???

Boa, e ¡ainda bem que consegues rir!
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:16:32
Boa, e ¡ainda bem que consegues rir!
Leandro você como o provocador do desvio da discussão não deveria ser quem coloca tal tipo de coisa, muito pelo contrário.
Já que não quer discutir os termos usados, deveria então se dedicar a fazer provocações construtivas e de qualidade no que tange a própria discussão da câmera, pois uma vez que você leva a discussão para os termos utilizados deve estar não só pronto para discuir, como preparado para tal.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 12:20:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:46:41
Simplificando:

APS Formato de filme com aproximadamente metade da área do 35mm e formato 3:2 (não exatamente metade da área)

APS-C formato de sensores com crop 1,5 até 1,7 (sigma)

APS-H sensores com crop de 1,3.

4:3 formato com essa proporção e crop 2. Porque os sensores das compactas têm a mesma proporção e não são chamados de 4:3

Isso é o que significam essas expressões no uso corrente.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:12:24
Por ai mesmo Ivan, só o APS que é usado com freqüência como sinônimo de APS-C, como uma simplificação. :)
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 13:14:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:23:58
Agora vão chover câmeras compactas com APS-C. Abriaram a porteira.

Esta Leica é linda, mas é luxo mais que útil. As demais vão chegar a 400 dólares em dois anos, no máximo, e vão aceitar qualquer lente.

É sempre assim com tecnologia, o que era diferencial ontém passa a ser rotina hoje. Sempre que alguém romper o paradigma os outros acabam seguindo, os preços caem e todo mundo ganha. :)
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 13:24:14 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:30:33
É sempre assim com tecnologia, o que era diferencial ontém passa a ser rotina hoje. Sempre que alguém romper o paradigma os outros acabam seguindo, os preços caem e todo mundo ganha. :)

Agora, Leo, né falta de modéstia não, mas há um porrilhão de anos venho dizendo que este é o VERDADEIRO formato da arquitetura digital. Já gastei milhares de caracteres neste fórum mesmo dizendo isso.

Chegamos ao ponto normal. Anormal são as reflex digitais serem tidas como câmeras preferenciais (exceto, é claro, para alguns usos).

Esse tipo de mercado não se desenvolveu simplesmente porque era necessário antes acostumar o consumidor com a idéia de uma natureza distinta da fotografia digital. O cara que veio do filme queria uma SLR.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:31:38
Por ai mesmo Ivan, só o APS que é usado com freqüência como sinônimo de APS-C, como uma simplificação. :)

Exato. Eu geralmente falo APS-C, mas entendo perfeitamente quando alguém chama de APS, só não incluo nisso o 4:3 porque já é outra filosofia.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:37:14
Aliás, vou fazer outro prognóstico...

O fabricante que lançar um APS-H com preço próximo do APS-C vai comer uma parte enorme do mercado desse e do mercado agora florescente das FF. Porque, na minha opinião, o APS-H reune o melhor dos dois mundos. Recupera parte da linguagem do FF, permite sensores com mais resolução que os APS-C e minora o problema de vinheta nos cantos.

Minha opinião é que a resolução útil do APS-C está entre 15 e 18mpx. Mais para 15 que para 18. A do FF irá de 24 a 36mpx. No caso das APS-H, uma resolução entre 18 e 25mpx seria uma excelente oferta.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:42:28
Ivan eu também sempre achei que o caminho seria no sentido do APS, tanto nas lentes fixas como nas intercambiáveis. No começo havia um problema bem sério de custos para a produção de sensores, mas hoje todo mundo faz sensores grandes com custos pequenos.
Na verdade eu até me enganei a algum tempo, porque imaginei que quando a Sony lançou a R1 todo mundo seguiria o conceito o que levaria às compactas de sensor grande, mas parece que não foi bem por ai. Foi necessária uma ruptura vinda de outro sentido para isso.
A difereça principal entre nossas percepções é que você sempre acreditou no poder do EVF como substituto das SLR, eu já não acredito muito rs. Eu acho que para uso de dia a dia as SLR vinham sendo usadas por falta de opção e que nestas categorias o EVF faz muito sentido, assim como LCD. Mas para uso profissional acho que as SLR são o caminho, ainda mais agora que estão conseguindo trabalhar junto o poder do view ótico SLR e o poder do LCD. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:48:13
Aliás, vou fazer outro prognóstico...

O fabricante que lançar um APS-H com preço próximo do APS-C vai comer uma parte enorme do mercado desse e do mercado agora florescente das FF. Porque, na minha opinião, o APS-H reune o melhor dos dois mundos. Recupera parte da linguagem do FF, permite sensores com mais resolução que os APS-C e minora o problema de vinheta nos cantos.

Minha opinião é que a resolução útil do APS-C está entre 15 e 18mpx. Mais para 15 que para 18. A do FF irá de 24 a 36mpx. No caso das APS-H, uma resolução entre 18 e 25mpx seria uma excelente oferta.

Eu já acho que o fabricante que aproveitar a vantagem do APS para produzir lentes claras vai ter mais sucesso neste sentido. Acredito que aqueles fabricantes que lançarem lentes APS f/2.0 e f/1.8 mais em conta que lentes f/2.8 para 135 conseguirão também recuperar parte da linguagem (porque a abertura recupera a DOF) e ao mesmo tempo vai dar opções incríveis em termos de compensar a luz da cena. Eu, perticularmente, acho que os fabricantes ainda aproveitam muito mal as vantagens do APS. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.