Autor Tópico: Nova Leica M9  (Lida 18549 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 09 de Setembro de 2009, 12:40:03
A Leica anunciou hoje sua nova rangefinder, a Leica M9 a um preço sugerido de US$ 6995,00. Esta câmera é uma evolução do mount M, equipada com um sensor Kodak de 18MP e formato 135. O sensor mantém a tradição da Kodak de não incorporar filtros anti-alias neste formato e também trás algumas melhorias nas microlentes em relação aos antigos sensores feitos pela marca. Segundo o anúncio oficial de lançamento, a M9 é a menor câmera Full Frame do mercado, mantendo-se assim a tradição da marca de associar qualidade a tamanhos compactos.



Citar
Sensor: CCD KODAK 18MP 36x24mm (135)
Mount: Leica M
Processadores: 2.
Estabilização: Não
AF: Não
Sensibilidade: ISO 160-2500, pode ser expandido até ISO 80
Velocidade do obturador: 32 a 1/4000 seg.
Sincronismo:  1/180 seg.
Viewfinder: Rangefinder de -0.5dpt, com magnificação de 0.68x para todas as lentes, Frame line de 1.0 m, Linhas de marcação para lentes 35 & 135 mm, 28 & 90 mm, 50 & 75 mm com seleção automática ou manual de lentes e correção automática de parallax.
Live view: Não.
LCD: 2,5" com 230.000 pontos.
Fotografia contínua: 2fps.
Modo Vídeo: Não
Armazenamento: sD e sDHC
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 12:41:01 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:28:36
A unica coisa que não gostei foi o valor!!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:30:50
Pra quem pode se dar ao luxo, e presa pela experiência de fotografar, tá aí a câmera.

Samples: http://www.dpreview.com/gallery/leicam9_preview/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:35:44
Eu particularmente gosto muito da Leica, mas o preço realmente não dá. Ela não oferece tanto a mais pelo que custa.
Agora achei que os sensores Kodak continua muito sofríveis heim? A imagem em ISO 1600 do link abaixo, por exemplo, é bem sofrível para uma 135 heim? A Canon 7D que é APS está conseguindo até mais que isso em ISO 1600.
http://a.img-dpreview.com/gallery/leicam9_preview/originals/l1070439_aw.jpg
« Última modificação: 09 de Setembro de 2009, 13:41:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:44:20
Eu particularmente gosto muito da Leica, mas o preço realmente não dá. Ela não oferece tanto a mais pelo que custa.
Pois é, acho que a Leica não é uma câmera racional. Ela está mais para os fotógrafos passionais, que gostam da mêcanica refinada, controles tradicionais e enquadramento e focagem através do sistema de rangefinder.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:51:03
Pois é, acho que a Leica não é uma câmera racional. Ela está mais para os fotógrafos passionais, que gostam da mêcanica refinada, controles tradicionais e enquadramento e focagem através do sistema de rangefinder.

Sim, totalmente focada em nicho. Só fico triste porque eu gostaria de ter um sistema mais parecido com o Sony ou o Nikon, mas que fosse equipado com lentes Leica, porque se tem uma coisa que a Leica faz muito bem são as lentes. rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2009, 23:54:47
Eu particularmente gosto muito da Leica, mas o preço realmente não dá. Ela não oferece tanto a mais pelo que custa.
Agora achei que os sensores Kodak continua muito sofríveis heim? A imagem em ISO 1600 do link abaixo, por exemplo, é bem sofrível para uma 135 heim? A Canon 7D que é APS está conseguindo até mais que isso em ISO 1600.
http://a.img-dpreview.com/gallery/leicam9_preview/originals/l1070439_aw.jpg

Nossa, não só a 7D mas como quase todas as APS que estão no mercado. Até o 4/3 está se saindo melhor rs


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2009, 00:12:20


Essa sim, é bonita pra caramba. Tenho muita vontade de ter uma leica M3 analógica. Mas 7 mil dólares nessa digital... :doh:
 
7 mil dólares na mão daria para eu comprar uma FF com duas ou três lentes de ponta. Ou então, compraria uma EP-1 com todos os acessórios e algumas boas lentes manuais de segunda mão Olympus e Leica. Também compraria minha M3 analógica e iria viajar com o resto da grana fotografando feliz da vida.  :)
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 00:13:50 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2009, 00:16:18
O principal recurso dela, que é o que realmente importa é aquela bolinha vermelha onde está escrito Leica.  >:D

Mas que é bonita, isso é.

[ ]s

Formel


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2009, 09:24:17
A Leica M9 realmente é compacta. Com um sensor full frame ela consegue ter um tamanho muito próximo à EP1.

http://www.h2hreviews.com/article/H2H-First-Look-digital-camera-Review-Leica-M9-vs-Leica-M8-2-vs-Olympus-E-P1/Design-Layout.html

Também tem uns testes de imagem nessa matéria.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2009, 12:22:51
Bom, já existe um motivo pra não desprezar completamente essa câmera em relação às FF concorrentes: nitidez muito superior às outras.

Leica M9 x Nikon D3X x Sony A900 x Canon 1Ds MKIII
http://www.lenstip.com/1757-news-Leica_M9_and_its_full_frame_competitors_-_RAW_comparison.html

E o ISO alto é completamente usável, parece ser só um pouco pior que a A900.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:04:52
Bom, já existe um motivo pra não desprezar completamente essa câmera em relação às FF concorrentes: nitidez muito superior às outras.

Leica M9 x Nikon D3X x Sony A900 x Canon 1Ds MKIII
http://www.lenstip.com/1757-news-Leica_M9_and_its_full_frame_competitors_-_RAW_comparison.html

E o ISO alto é completamente usável, parece ser só um pouco pior que a A900.

Eu li em algum lugar, acho q no Dpreview mesmo q eles tiraram um filtro, com isso ajudaria bastante a nitidez. Eh isso mesmo?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:10:58
Uhm, não estou sabendo de nada. Acho que o sensor não tem filtro AA, mas a M8 também não tinha. Não ter filtro AA ajuda muito na nitidez.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:14:07
Leandro assim como na 14n ele não tem o filtro low-pass. Na verdade isso trás como vantagem uma aparente sensação de nitidez, porque não há difusão sobre mais pixels. Porém possui um efeito colateral grave. Moiré, que precisa ser corrigido com software e causa sérias degenerações de texturas.
Bucephalus eu achei esta câmera bem longe da A900, a A900 possui um desempenho superior e resolução 25% maior. O ISO 1600 dela está bem similar ao da nova Canon 7D, o que é uma consideração importante no sentido que a Canon 7D é APS. :/ Eu particularmente esperava que a Kodak, depois de tantos anos, conseguisse fazer um sensor mais competitivo, mas este sensor está pior do que o da Samsung, que entrou no mercado a pouco tempo. Veja só os desvios que ocorrem na tonalidade quando o ISO aumenta, com a valorização do azul. Este sensor parece ter os mesmos problemas que havia no sensor da 14N. Não é de de admirar que tenham ficado limitados a ISO baixo. Eu queria acesso às imagens em alta para poder redimencionar todas para o mesmo tamanho.

Tem outra coisa que tem que ser levada em consideração ai. LENTES. No caso em questão as duas melhores lentes em f/8.0 deste pacote usado no teste são as da Nikon e a Leica. A Sony e a Canon usadas tÊm seu melhor desempenho em f/5.6, sendo que em f/8.0 já apresentam difração, o que é bastante significativo em uma avaliação de câmeras de alta resolução. ;)
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 14:21:25 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:44:09
(...)Tem outra coisa que tem que ser levada em consideração ai. LENTES.
Quando bati o olho no teste pensei a mesma coisa. Logo, para efeito de resultados, temos que considerar o conjunto (câmera+lente). Os resultados em si não provam que a câmera da Leica é a melhor. Provam que o conjunto entregou imagens com melhor definição quando comparados aos outros conjuntos avaliados e isso não é característica somente do sensor FF da M9. O fator LENTE LEICA aí tem peso e conta muito.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 14:49:05 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!