Eu sei que o foco não está o melhor que poderia estar, mas acho que não está alterado o suficiente para torná-la uma péssima foto (é nisso que insisto desde o início).
Nem todo mundo sabe ou concorda que a nitidez de uma foto não é o fator mais importante para avaliá-la.
Afinal, nem todos possuem cameras e lentes capazes de oferecer nitidez extrema e isso não é um fator limitante (apenas se for para uso profissional talvez).
A excessiva preocupação com nitidez e outros pequenos detalhes é mais comum em fotógrafos amadores e de menor experiência, que tornam isso mais importante que o próprio impacto ou mensagem que a foto traduz.
Se fossemos analisar friamente fotos de grandes nomes da fotografia, muitas estão fora de foco, granuladas,etc, e são considerados "gênios".
Onde está a coerência disso tudo, obviamente guardadas as devidas proporções.
Até alguns anos atrás, pagávamos caro para ter fotos PB com granulação alta em filmes com alto ISO para dar um "efeito" na foto, contudo, hoje se granular um pouquinho, a foto, o fotôgrafo e a câmera não prestam.
Aquela foto da gartota no elevador que foi tão conhecida e premiada, eu acho feia, tá cheia de grão e meio sem foco e nem por isso deixou de fazer sucesso.
Da mesma forma, talvez porque os mais novos não tiveram experiência nem oportunidade suficiente com uso de filme PB de verdade (sem Photoshop), tendem a achar tudo lindo em PB. O PB
tornou-se "cult" para os mais novos, simplesmente por ser de estilo retro, etc.
Muitas dessas pessoas, com menos experiência ainda, julgam nossas fotos baseados apenas naquilo que elas consideram ser o correto e pronto, muitas vezes sem ter o conhecimento teórico necessário para fazer uma crítica e justificar o porquê de suas notas. Deixam de analisar a mensagem e o contexto para analisar o foco, o grão, etc.
Apenas como referência, vou citar uma referências sobre o assunto em pauta, que cita exatamente o que acabei de escrever:
http://www.kenrockwell.com/tech/lens-sharpness.htmDe resto, foi apenas um desabafo e poderíamos abrir um tópico só sobre isso.
Um abraço.
Sérgio.
"Why Some People Worry About Sharpness
News and media has always played on people's fears to get more readers and viewers. When I was a budding photographer and tried to sell car crash photos to the local paper, the first thing they asked me was if anyone died. If not, they didn't care. As we say in TV news, "if it bleeds, it leads."
Some men (never women) worry themselves silly about lens sharpness. When I started serious photography in the 1970s, I was warned that there is a segment of the hobby where all people do is take pictures of brick walls and newspaper classifieds, but never make any photos of anything worthwhile.
The people who worry the most are those with the least experience. Don't let this happen to you.
Check each piece of new gear as it arrives, but then get out and shoot.
And Again, Who Cares?
All this has been presuming you want a sharp photo. Being sharp has little to do with being a good photo, unless you're doing forensic work. Many great photos use deliberate unsharpness to express their points, and if you look at sales and auction prices of photos as art you'll see that the fuzzier ones sell for much more.
Sharp photos are boring. Photos that are sharp all over are usually amateur attempts, which glaringly show too much detail for many unrelated, confusing and distracting elements. A good photo has impact and a punch line. The fewer things a photo tries to say, the more powerfully it says them. Things need to stand out. Having everything sharp edge-to-edge rarely makes for a strong photo.
Have a look at PDN's May 2008 Photo Annual, where there are at least 400 hand-picked examples of the best professional photography from every category from advertising to journalism to sports to stock. Look in the corners, and every single shot has fuzzy corners, or more likely, deliberately darkened, white or otherwise detail-free corners.
You don't put details in your corners. It distracts the viewer and weakens your image.
Some people think I'm a decent photographer. Do you know what limits the sharpness of most of my photos, even those made with crappy equipment? It's the same things I mention elsewhere: imperfect focus, limited depth-of-field, and subject and camera motion.
Sharpness. Just get over it !!