Enquete

Qual sua avaliação para a foto?

Excelente
0 (0%)
Boa
8 (30.8%)
Razoável
13 (50%)
Ruim
4 (15.4%)
Péssima
1 (3.8%)

Votos Totais: 25

enquete encerrada: 16 de Setembro de 2009, 15:17:43

Autor Tópico: Retrato de Criança  (Lida 4045 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2009, 12:30:20
fcsergio,

Acho que os moderadores vão detonar essse post, mas...

A questão da falta de foco ou de uma leve tremida existe de fato nessa foto.

Tomei a liberdade de dar um sharpness no photoshop, para você ver que faz uma diferença, e não estou com a foto original. Não dá para trabalhar direito.



Em relação ao que você disse dos "péssimos" que levou...concordo...Dá uma olhada nesse tópico que eu abri.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35353.0

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2009, 16:26:27
Eu sei que o foco não está o melhor que poderia estar, mas acho que não está alterado o suficiente para torná-la uma péssima foto (é nisso que insisto desde o início).
Nem todo mundo sabe ou concorda que a nitidez de  uma foto não é o fator mais importante para avaliá-la.
Afinal, nem todos possuem cameras e lentes capazes de oferecer nitidez extrema e isso não é um fator limitante (apenas se for para uso profissional talvez).
A excessiva preocupação com nitidez e outros pequenos detalhes é mais comum em fotógrafos amadores e de menor experiência, que tornam isso mais importante que o próprio impacto ou mensagem que a foto traduz.
Se fossemos analisar friamente fotos de grandes nomes da fotografia, muitas estão fora de foco, granuladas,etc, e são considerados "gênios".
Onde está a coerência disso tudo, obviamente guardadas as devidas proporções.
Até alguns anos atrás, pagávamos caro para ter fotos PB com granulação alta em filmes com alto ISO para dar um "efeito" na foto, contudo, hoje se granular um pouquinho, a foto, o fotôgrafo e a câmera não prestam.
Aquela foto da gartota no elevador que foi tão conhecida e premiada, eu acho feia, tá cheia de grão e meio sem foco e nem por isso deixou de fazer sucesso.
Da mesma forma, talvez porque os mais novos não tiveram experiência nem oportunidade suficiente com uso de filme PB de verdade (sem Photoshop), tendem a achar tudo lindo em PB. O PB tornou-se "cult" para os mais novos, simplesmente por ser de estilo retro, etc.
Muitas dessas pessoas, com menos experiência ainda, julgam nossas fotos baseados apenas naquilo que elas consideram ser o correto e pronto, muitas vezes sem ter o conhecimento teórico necessário para fazer uma crítica e justificar o porquê de suas notas. Deixam de analisar a mensagem e o contexto para analisar o foco, o grão, etc.

Apenas como referência, vou citar uma referências sobre o assunto em pauta, que cita exatamente o que acabei de escrever:
http://www.kenrockwell.com/tech/lens-sharpness.htm

De resto, foi apenas um desabafo e poderíamos abrir um tópico só sobre isso.
Um abraço.

Sérgio.

"Why Some People Worry About Sharpness

News and media has always played on people's fears to get more readers and viewers. When I was a budding photographer and tried to sell car crash photos to the local paper, the first thing they asked me was if anyone died. If not, they didn't care. As we say in TV news, "if it bleeds, it leads."

Some men (never women) worry themselves silly about lens sharpness. When I started serious photography in the 1970s, I was warned that there is a segment of the hobby where all people do is take pictures of brick walls and newspaper classifieds, but never make any photos of anything worthwhile.

The people who worry the most are those with the least experience. Don't let this happen to you.
Check each piece of new gear as it arrives, but then get out and shoot.

And Again, Who Cares?    

All this has been presuming you want a sharp photo. Being sharp has little to do with being a good photo, unless you're doing forensic work. Many great photos use deliberate unsharpness to express their points, and if you look at sales and auction prices of photos as art you'll see that the fuzzier ones sell for much more.

Sharp photos are boring. Photos that are sharp all over are usually amateur attempts, which glaringly show too much detail for many unrelated, confusing and distracting elements. A good photo has impact and a punch line. The fewer things a photo tries to say, the more powerfully it says them. Things need to stand out. Having everything sharp edge-to-edge rarely makes for a strong photo.

Have a look at PDN's May 2008 Photo Annual, where there are at least 400 hand-picked examples of the best professional photography from every category from advertising to journalism to sports to stock. Look in the corners, and every single shot has fuzzy corners, or more likely, deliberately darkened, white or otherwise detail-free corners.

You don't put details in your corners. It distracts the viewer and weakens your image.

Some people think I'm a decent photographer. Do you know what limits the sharpness of most of my photos, even those made with crappy equipment? It's the same things I mention elsewhere: imperfect focus, limited depth-of-field, and subject and camera motion.

Sharpness. Just get over it !!

 
« Última modificação: 18 de Setembro de 2009, 16:27:20 por fcsergio »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:43:07
CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados.
   CP2.2.1. O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 08:34:29 por Fernanda Maia »


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:48:24
Dondon,

Como eu disse, esse tratamento não ficou dos melhores, pois eu não tinha a foto original, então fiz só para ilustrar como poderia ficar. A textura da pele foi porque eu usei o noiseware também. Na foto original, trabalhando com calma dá para fazer bem melhor, melhorando a textura da pele, etc. Não tive pretensão de nada.

Também não vi nenhuma deficiência grave na foto, tanto que votei boa e teria votado excelente se estivesse mais nítida. Para o meu gosto pessoal.

Abraços,
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 14:52:24 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:51:54
CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados.
   CP2.2.1. O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 08:34:42 por Fernanda Maia »


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2009, 14:55:04
Verdade, te muito a ver com gosto...

A moderação vai detonar esse posts, :assobi: O pior é que achei a discussão super válida e só nos acrescenta como fotógrafos amadores, mas...

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:05:36
Domdom,

Vendo o exif:

Camera Make: FUJIFILM
Camera Model: FinePix S9100
Image Date: 2008:04:13 15:58:06
Flash Used: No
Focal Length: 32.7mm (35mm equivalent: 1005mm)
CCD Width: 1.17mm
Exposure Time: 0.0063 s (1/160)
Aperture: f/4.0
ISO equiv: 200
Exposure Bias: -0.67
White Balance: Auto
Metering Mode: Spot
Exposure: program (Auto)

Acho que tem cara de foto de Fuji S9000. (eu também tenho uma). Se vc fotografou em RAW, dá para tentar conseguir uma conversão melhor.

Acho que o legal dessa foto sem dúvida é a expressão bonita do rosto dela, vc pegou um momento bacana, com uma luz bonita.

Como já disseram aqui, um os olhos bem focados deixariam a foto melhor, além de um ângulo um pouco mais baixo.

Não sei se ficaria interessante, pq. se trata de foto de criança, mas talvez uma conversão para PB desse um tchan a foto.

abraços!

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


vmarques

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:51:19
Adorei a composição da foto...

Como sou muito novo nesse mundo da fotografia, mais atuante como amador apaixonado, posso estar errado, mas penso que...

Uma foto, deve ser fiel em representar o sentimento que o "assunto" (no caso a menininha) repassava ao fotógrafo e a quem mais estivesse olhando no momento.. E essa expressão de "felicidade ingênua" em sua face e olhos, foram fielmente repassados a fotografia, pelo menos foi isso que senti quando a vi.

Os demais elementos de uma fotografia como: contraste, foco, nitidez e etc, só tendem a acrescentar.
Apesar da Nitidez (que em momento algum achei preocupante), trata-se, a meu ver, de uma excelente foto que deixaria apaixonados a mãe e o pai dessa garotinha linda. A roupa "vívida" ajuda nessa expressão de vida que só uma criança consegue repassar.

Grande abraço
« Última modificação: 20 de Setembro de 2009, 23:52:48 por vmarques »
Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2009, 10:40:44
Adorei a composição da foto...

Como sou muito novo nesse mundo da fotografia, mais atuante como amador apaixonado, posso estar errado, mas penso que...

Uma foto, deve ser fiel em representar o sentimento que o "assunto" (no caso a menininha) repassava ao fotógrafo e a quem mais estivesse olhando no momento.. E essa expressão de "felicidade ingênua" em sua face e olhos, foram fielmente repassados a fotografia, pelo menos foi isso que senti quando a vi.

Os demais elementos de uma fotografia como: contraste, foco, nitidez e etc, só tendem a acrescentar.
Apesar da Nitidez (que em momento algum achei preocupante), trata-se, a meu ver, de uma excelente foto que deixaria apaixonados a mãe e o pai dessa garotinha linda. A roupa "vívida" ajuda nessa expressão de vida que só uma criança consegue repassar.

Grande abraço


Resumiu bem o meu pensamento, heheheheh.... :D


Lepine0

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2009, 15:47:37
Olá a todos! Sou novo no fórum e faço aqui minha primeira participação! Eu gostei do retrato, criançás em geral são ótimos modelos, são sempre espontâneos e naturais! A menina é muito bonita e tem um sorriso muito natural e gostoso! A luz está boa e o único ponto que notei seria um pouco mais de nitidez, o que como já foi dito anteriormente ficaria facilmente em segundo plano ou até esquecido se a imagem fosse transformada em PB, nesse caso se parte da imagem ou até toda ela estiver um pouco fora de foco um com pouca nitidez perde  parte da importancia, em PB uma cena meio blur pode ser muito bem vinda até propositalmente!