Autor Tópico: Revelar/imprimir e...  (Lida 1875 vezes)

Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Online: 06 de Outubro de 2005, 10:41:56
Bem, estive pensando ultimamente sobre o fato de fotografarmos e usarmos somente as imagens pra web ou deixá-las guardadas no computador.

Eu, particularmente, nao me lembro a ultima vez que levei fotos [mesmo em digital] em um cd pra "imprimir", deve fazer uns dois anos... imaginem revelar um filme.

Antigamente quando agente chegava de viagens a maior expectativa era levar os filmes pra revelar, eu ficava pentelhando meus pais para levarem logo, receber os resultados, folhear foto por foto, apreciar foto por foto e guardar os negativos para uma futura ampliação, ou caso as fotos fossem danificadas..

Hoje em dia um pouco dessa magia se foi, ao meu ver. A maioria das pessoas se limita a deixar suas imagens no computador, perdem com a primeira formatação do micro. Não me lembro de um dia ter rasgado uma fotografia impressa.. mas parece que apertar o "delete" esta bem mais fácil. Pode ser pela facilidade de voltar, fazer um click e estar com a foto pronta no computador em segundos..

Ja estou começando a guardar meus arquivos em RAW em CD's, mas mesmo assim continua aquele medo de esses cd's vagabundos darem algum problema e eu perder todos os arquivos.
Tenho a impressão de que na época do negativo era tudo mais seguro...

Pensando nisso, me deu vontade de "imprimir" algumas fotografias que tenho aqui, fazer umas ampliações.. mas, e agora?

Aonde guardar? Como guardar? Nos álbuns de plástico que dão pra agente de graça quando revelamos alguma foto?

Aqui em casa tem milhaares de fotografias antigas nesses álbuns.. todas ja grudadas no plástico, algumas deterioradas já.. outras bem manchadas...

E então, o que fazer?


Roberto Almeida


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2005, 10:50:28
Olá !
Bom, você levantou um ponto interessante da foto digital. O fascínio que ela excerce quando o marketing diz que "agora você não gasta para tirar fotos" é grande, e os milhares de clicks se acumulam. Só que as visualizações também diminuem. Afinal, quem terá paciência de ver as 863 fotos que você fez naquela balada ? Todos esperam ver algumas fotos, mas ficar plantado na frente do micro, vendo zilhões de fotos, muitas parecidas, é um saco. Pelo menos para mim. O que faço então ? Bom, no momento estou sem digital, depois de 2 anos só com elas. Mas SEMPRE que tive digital, meu procedimento era o mesmo do que com película. Ao chegar ( de uma viagem, festa, etc... ) sentava no micro, selecionava as melhores fotos ( proporcional ao que tiraria se fosse filme ), gravava no CF e levava para o lab. As fotos impressas colocava no álbum porcaria deles mesmo. Só quando achava a ocasião muito especial gastava mais uns R$ 25 em um álbum bom. E o medo de perder os arquivos ? Sou totalmente neurótico com isso, portanto, tenho um procedimento: As fotos no meu micro são salvas por pastas, subpastas e aí vai. Cada pasta principal tem até 4 Gb, para poder caber num DVD-R. Dentro coloco as subpastas por data e assunto. Gravo em dois DVD´s diferentes cada pasta, além de deixar SEMPRE uma cópia no micro. Tem que ser muito azarado para perder o micro e os dois DVD´s.  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:57:31
Eu deixo as fotos em um HD separado do que o sistema operacional está, então se a caxinha bixar ou se um virus maligno baixar, eu reinstalo o sistema e ta tudo certo.

Além disso, eu gravo minhas fotos em um CD e em um DVD. O CD é pra passar pra meus primos e amigos verem (e depois devolverem) e o DVD primeiramente deve ser de alta qualidade, de uma marca que eu confie, depois eu compro uma caixa bem resistente e gravo lá as fotos bem organizadamente. Esse DVD fica junto com os albuns de fotografia da minha família na estante da sala (bem fechadinho e protegido), os CDs ficam em um porta CD comum.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2005, 15:12:46
Também faco backups em dvds, acredito ser a melhor forma.

Só temos que tomar cuidado com os picaretas que vendem lixos na promo/standcenter. Tenho alguns CD´s que comprei lá, sabia que eram falsos por causa do preco (mas mesmo assim comprei  :wallbash: ) que depois de uns 4 anos simplesmente comecaram a descascar....resultado: perdi algumas boas fotos   :boos2:
Acho bom gastar um pouco a mais e comprar coisa boa (Kalunga por ex.), porém com seguranca.

Agora estou namorando um HD externo para deixar fotos, vídeos e mp3. Também serve como um bom backup.
Deutschland

Flickr


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2005, 15:18:35
Citar
...simplesmente comecaram a descascar


CD e DVD meus nunca tive problema, mas vários jogos de Playstation da "Capitão Gancho Games" deram este problema e foram pro lixo....   :blue:  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2005, 16:17:46
Recomendo a marca HP para compra de DVD-R. Ja usei mídias dessa marca em situações extremas (sob água ou dentro do porta-luvas do carro fechado sob o sol do meio-dia fora da caixa) e mesmo assim não apresentaram problemas.

A questão o HD é simples, o HD é o meio mais seguro pois é dezenas de vezes mais resistente e centenas de vezes menos sucetíveis a falhas de gravação e corrompimento de arquivo. (Só demanda de um local sem grande variação de temperatura e com baixa umidade).


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:25:52
Só uma ressalva, estou falando de guardar fotos reveladas..  


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2005, 18:29:12
Ok Roberto, o tópico deu uma desvirtuada...

Em relacao a fotos impressas, acho que nao tem muito o que fazer nao...

Opcoes:

1. Álbuns plásticos (aqueles dados por quem revela, ou similar)
2. Álbuns que vc cola a foto com fita adesiva dos dois lados e entre as páginas ainda tem uma folha lisa
3. Deixar as fotos juntas, sem nada entre elas (deve deteriorar mais rápido as fotos)
4. Ábuns com uma folha plástica que fica em contato com a foto. O pior, realmente detonam as fotos.

E o básico seria nao expor a umidade nem ao sol forte, tipo aquela gaveta que fica perto da janela :)

Agora tem o seguinte, o papel fotográfico vai se deteriorar mesmo. Por isso é bom ter o backup (digital) de todas as fotos. Quando vc precisar daqui a 10 anos, é só imprimir de novo.
Deutschland

Flickr


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2005, 11:16:34
Não costumo imprimir fotos, e ultimamente não tenho usado filme.

Meu pai ainda revela fotos, usa uns albuns muito bons com um tipo de plastico bem mais diro que o que os laboratórios dão, esse plastico não gruda na foto e esses albuns todos tem uma capa reforçada (não chega a ser capa dura). Não lembro a marca, mas posso dar uma olhada assim que chegar em casa.

Até mais