A verdade sobre a ´serie s5xxx da Fuji é que a boa mesma (considerando época e conjunto) era a s5000, que foi malíssimamente entendida pelo mercado e mal aceita. A s5200 de sensor comum não era tão boa, com seu sensor comum e ISO-base menor, a s5600 novamente com SCCD decepcionou porque a imagem não era suficientemente nítida. Pode ser devido à lente, pode ser que a Fuji tenha ficado tão preocupada com o ruído, que era o ponto de crítica da s5000, que tenha lavado demasiadamente a imagem.
Considero a s5000 uma câmera cult, muito mais que sua irmã mais velha s7000 (embora essa seja melhor, é claro). A s5000 é cult exatamente devido à sua proposta única, o SCCD, o ISO base 200 que permitia velocidades maiores, a lente longa para a época e à sua excelente pegada em uma câmera leve e pequena.
Tenho aqui comigo imagens da s5000 que ampliadas em 20X30 ninguém diria que sairam de um CCD de apenas 3,3mpx físicos. Não apenas pela definição, mas pelas cores, contraste, etc. Infelizmente a Fuji abandonou a filosofia de projeto da s5000 porque criou-se no mercado uma relação de amor e ódio à câmera, e as posteriores foram "domadas", perdendo com isso as características que incomodavam o grande público, mas perdendo também as características interessantes.
Deve ser notado que depois a Fuji lançou com base no SCCD de 6mpx que equipava a s7000 duas cãmeras que fizeram muito sucesso: a F10 e a s6000/6500. Ela disse que era outro CCD, mas duvido muito, exceto por aspectos marginais. A diferença dessas câmeras para a s7000, cujo CCD era da mesma geração que o da s5000 era terem ISO100 como ISO base, mas todos diziam que elas facilmente estouravam as altas luzes (contrariamente à s5000 e a s7000 que tinham alta recuperação em RAW). Juntando o tico e o teco, expor para ISO 100 é a mesma coisa que expor para ISO 200 um ponto sobrexposto. Isso tornava a imagem muito limpa, e eu fazia isso tanto na s5000 quanto na s7000. Ou seja, a Fuji incorporou o headroom que havia na s7000 como faixa de altas luzes da s6000, obtendo uma imagem que o público reconhecia como menos ruidosa.
Foto feita com a s5000 em 2004. Quem diria tratar-se de uma foto de compacta? Nada na textura da foto denuncia isso.
Infelizmente o mercado quer BigMac, e as fábricas são obrigadas a cessar a fabricação dos produtos que não são BigMac. Muitas câmeras interessantíssimas deixaram de ser fabricadas por isso. Não apenas da Fuji.
O mercado não gosta de cãmeras nas quais o usuário se vê diretamente envolvido com as questõs da captura digital. Ele gosta de "prato feito".